Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Top posts mais lidos 2018 : semestre #1

 

 

tintin-90b.jpg

 

 

Tintim faz 90 anos

https://tintinomania.com/

 

Wow! Nada melhor do que começar o Novo Ano com o 90º Aniversário de Tintim! Festejámos no BlogdoCaloiros, os 80 Anos de Tintim (2009, e no BlogSkidz o 87º Aniversário de Tintin (2016), lembram? 

 

Noventa anos depois da sua primeira aparição, leitores de todas as idades continuam a ler as aventuras de Tintim.

 

Neste dia, 10 Janeiro de 1929, Tintim entra num comboio com destino a Moscovo. Era a primeira aventura do agora mundialmente famoso repórter, publicada pela primeira vez no Le Petit Vingtième, suplemento semanal do jornal belga Le Vingtième Siècle.

 

 

 

 

E agora, voltemos à retrospectiva do ano 2018! Recursos educativos digitais que serviram de apoio a muitos jovens professores, a alunos ensino básico (6º ao 9º anos), bem como a alunos do ensino secundário.

 

Tal como já fiz em anos anteriores, 2015, 2016, e 2017, partilho então o Top dos posts mais lidos de 2018, #Semestre1 de BlogdosCaloiros.

 

O BlogdosCaloiros teve como objectivo, ao ser criado, introduzir as tecnologias nos currículos escolares de Língua Portuguesa e apoiar, como recurso educativo digital, as competências e aprendizagens de 2005 (ano em que foi criado) e 2009 (ano em que me retirei do ensino presencial). O BlogdosCaloiros (assim denominado porque a primeira geração de alunos que coeditou comigo, eram caloiros naquela escola). Contou depois com participação activa de muitos outros alunos ao longo dos anos.

 

 

blog1.jpg

 

 

imagem via Google 

Autor não identificado

 

Propostas de actividades de enriquecimento curricular mais informal que passou pela introdução das ICT nos currículos escolares, numa altura que nem se falava disso, nem computadores existian nas escolas. Foi um dos primeiros blogs educativos em Portugal.

 

A partir de 2010, tem continuado esse objectivo pedagógico, mas agora mais destinado a apoiar os leitores que pretendam alargar conhecimentos, jovens professores que buscam diferentes recursos para introduzir nas suas aulas, estudantes curiosos que gostam de aprender mais.

 

Os conteúdos contemplam vários temas: literatura, ciência, língua portuguesa, história, ambiente, livros, filmes, bullying, jogos, cultura, cidadania, desporto, saúde e bem estar, ciência, e recursos educativos digitais na sua maiora para apoio do ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa.

 

Top dos posts du 1º semestre 2018 :

 

Dia Intl Memória do Holocausto : Recursos : Diário Anne Frank, diferentes versões

Prof. Stephen Hawing : Olhando as estrelas !

Dia Mundial da Poesia & Equinócio da Primavera ? Celebremos !

Noite dos Livros Harry Potter : Monstros Fantásticos ! Recursos & actividades

Escolas : Dia Intl da Não Violência e da Paz nas Escolas : recursos 

Ilustradores Portugueses na Feira Bologna 2018 : Propostas de leitura !

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios : Ano Cultural Europeu 2018 

Jogos Olímpicos de Inverno Pyeongchang 2018 : Portugal está presente ! 

Dia Mundial do Cancro : Nós Podemos, Eu Posso !

Pausa Páscoa : Férias com livros & actividades !

Dia Internacional da Mulher... com histórias !

Chegou o Verão ! No Dia Intl do Yoga ! Livros

Dia Internacional da Dança : A celebrar nas escolas ! 

Escolas : Miúdos a Votos : Quais os livros mais fixes ? Os Vencedores ! 

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor : Ler é meu direito ! Sugestões

Pausas Estudo para Exames ? Jogo dos Gnomos !

Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz

Dia do Autor Português : Desdicionário de Língua Portuguesa ?

Dia Mundial da Asma : Vitinho está de volta & sugestões leitura 

Campeonato do Mundo de Futebol : Portugal

 

 

stephen-hawking6.jpg

 


Stephen Hawking

créditos: NASA/ Paul Alers

https://www.nasa.gov/

 

Post preferido do semestre #1 ? Prof. Stephen Hawing : Olhando as estrelas ! E por que razão ? Pela coragem com que enfrentou uma doença degenerativa que, de forma progressiva, lhe paralisou os músculos. Foi-lhe detectada aos 21 anos. Apesar disso, licenciou-se em  Física (1962, na University College, Oxford.

 

Doutorou-se em Cosmologia, foi professor lucasiano emérito na Universidade de Cambridge, um posto que foi ocupado por Isaac Newton, Paul Dirac e Charles Babbage.

 

 

stephen-hawking5.jpg

 

 

Stephen Hawking

créditos: David L. Ryan / The Boston Globe / Getty Images

https://www.newyorker.com/tech/

 

Prof. Stephen Hawking, físico britânico que revolucionou a forma como olhamos o Universo. Todos nós passamos a olhar o Universo como algo de maravilhoso e com tantos mistérios para descobrir na área da ciência.

 

 

stephen-hawking-livro1.jpg

 

 

Breve História do Tempo

Stephen Hawking

edições Gradiva

https://www.fnac.pt/

 

A Breve História do Tempo conduziu habilmente os não-cientistas de todo o mundo na busca contínua dos segredos escondidos no coração do tempo e do espaço. Esta edição mostra claramente o motivo pelo qual o eloquente clássico do professor Hawking transformou a nossa visão do universo. 

 

Breve Hsitória do Tempo de Stephen Hawking foi publicado em 1988. Tornou-se uma referência incontornável da divulgação científica, com mais de 9 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.

 

Nota: Livro recomendado pelo PNL para o Ensino Secundário.

 

Que o ano 2019 seja de muito sucesso para todos aqueles que têm a paixão de ensinar e que vêem nos seus alunos, espíritos criativos. Preparar os alunos para um futuro multidisciplinar deve ser uma das funções-chave de todos os professores e das escolas.

 

Para os estudantes que visitam BlogdosCaloiros, excelentes resultados académicos.

 

Bom Ano 2019!

 

"Este não seria um grande universo se não fosse a casa das pessoas que amamos"

 

Stephen Hawking

 

A Professora GSouto

 

10.01.2019

 

Licença Creative Commons