Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Top 2021 : os posts mais lidos semestre #2

 

 

top-2021-sem2.annee2022-fb.jpg

 

créditos: Agnès illustrations

https://www.facebook.com/agnesdruesneillustratrice

 

Não, não esqueci o Top dos posts mais lidos semestre #2. Depois do Top 2021 dos posts mais lidos semestre #1, aqui volto. Os estudantes retomaram os seus estudos, em ensino presencial, uma semana, mais tarde, dia 10 Janeiro 2022 em lugar de dia 2 Janeiro, para evitar o aumento de casos Covid após férias de Natal.

 

Não quer dizer que não tenha havido casos de Covid em turmas, entre alunos e professores, mas as escolas, nem mesmo as turmas encerraram ou suspenderam. Apenas os alunos ou professores tiverem que ficar em isolamento durante 10 dias e depois de testes prévios, puderam voltar às escolas.

 

 

 

créditos: Autor nãop idenificado

via Google Images

 

Mas o Mundo mudou. E andamos todos desorientados e tristes com a invasão da Ucrânia e com todos os habitantes que abandonam apressadamente o seu país, deixando para trás, maridos, pais, filhos (maiores de 18 anos), irmãos, que ficaram para lutar contra a invasão. Não sabem se os voltarão a ver. Mas para eles a Pátria está em primeiro lugar.-

 

E atravessam fronteiras, em filas imensas, horas infindáveis de espera, com as crianças que vêm ao colo das mães ou pela mão, debaixo de temperaturas abaixo de zero, sem uma lágrima no rosto. Doloroso assistir em pleno século XXI, a Europa ficar em estado latente de conflito tão grave.

 

ukraine-for-peace1.jpg

 

Paz para a Ucrânia

créditos: Getty Images

via CNN

 

 

We help Ukraine

https://www.wehelpukraine.org/

 

Milhares de refugiados ucranianos, mulheres e crianças, que começam a espalhar-se pos vários países europeus.Portugal já recebeu ontem, dia 11 Março os primeiros de alguns millhares que o país pensa abrigar pelo tempo que entenderem.

 

Há já muitos jovens voluntários portugueses aqui, em nos vários países por onde os refugiados entram, a prestar apoio, a distribuir agasalhos, alimentação e medicação. E plataformas digitais, tais como We Help Ukraine.

 

 

 

Portugal for Ukraine

https://portugalforukraine.gov.pt/

 

Ou Portugal for Ukraine plataforma digital oficial criada pelo governo português, direccionada para os refugiados que agrega “todas as respostas e acções em curso tendo em vista o apoio a pessoas deslocadas da Ucrânia, dentro e fora de Portugal, nas dimensões de acção internacional, do envio de apoio humanitário e da integração e acolhimento em Portugal”, 

 

Se jovens estudantes quiseren particpar de algum modo, visitem as plataformas e outros locais 'credíveis' que fazem recolha de bens necessários, amplamente divulgados nas redes sociais.

 

top-2021-sem2-students.jpg

 

créditos. Autor não identificado

via Portugal News

 

Aguardando que  este drama humano termine o mais depressa possível, volto à continuação da retrospectiva do ano 2021 ! Tal como fiz em anos anteriores: 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, e 2021 partilho então o Top 2021 : posts mais lidos semestre #2 de BlogdosCaloiros.

 

Top dos posts do 2º semestre 2021:

 

Escolas : Centenário José Saramago : A Maior Flor do Mundo : recursos bilingues, livros & filmes

Dia Europeu das Línguas : 20 anos ? Vamos celebrar !

Dia dos Avós : Saudades dos avós em tempo de pandemia ?

Setembro 11, 2001-2021 : uma aula que não se esquecerá !

Escolas : Outubro Rosa nos currículos ! Recursos e Actividades !

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza : Agir juntos para não deixar ninguén para trás !

Banda desenhada : Astérix e o Grifo : Quanta aventura !!

Visitas em família : Jardim Botânico do Porto : Experiência Nocturna Imersiva !

Pausa Férias : O Senhor dos Anéis em streaming ? Wow ! Só em 2022 !

Enid Blyton ? Em banda desenhada ! Wow ! Tentador !

Halloween : Doçura ou Travessura & Pão por Deus : Vamos conhecer as tradições ?

Parabéns filme 'O Senhor dos Anéis' ! Celebração especial em estilo rap do 1º filme : 20 anos !

Dia Mundial do Emoji ! Emojis mais ultilizados pelos portugueses & novos emoji 2022

 

saramago-centenario.png

https://www.facebook.com/fjsaramago

 

Post preferido do semestre #2 ? Escolas : Centenário José Saramago : A Maior Flor do Mundo : recursos bilingues, livros & filmes. Não é necessário alargar-me nas minhas cogitações nem na razão da escolha. 

 

É óbvio que como professora de literatura e grande admiradora do nosso Prémio Nobel, José Saramago,  o seu Centenário é um dos eventos literário-culturais mais importantes a nível nacional e com repercussão internacional que também está a ter.

 

 

 

 

 

A Maior Flor do Mundo

José Saramago

edições Caminho

https://www.josesaramago.org/

 

 

O meu pensamento profundo vai para Amélie Battle Bastos, 16 anos.

 

Para os professores que se têm empenhado a apoiar os seus alunos, não só nas aprendizagens, mas também no apoio emocional  durante a pandemia ainda ultrapassada. E agora, em momento tão crucial que a Europa atravessa.

 

É preciso falar do assunto, se o solicitarem, e estou certa que sim. Fazem parte de uma geração empenhada nas causas sociais, no mundo que os rodeia.

 

Deixar os alunos exprimirem as suas dúvida e/ou angústias em momento tão incerto para a Europa e para o mundo. e emocionais. E apoiem-nos para as transformações que em tão pouco tempo, radicalmente, está a mudar a História.

 

 

créditos: Alto/ Frederico Cirou / Getty Images

https://www.gettyimages.pt/

 

Preparar os alunos para um futuro multidisciplinar e resiliente deve ser uma das funções-chave de todos os professores e das escolas, muito mais nestes tempos tão difíceis, para algus até dolorosos.

 

Coragem para todos! Tudo isto vai passar. Não com a rapidez que desejaríamos, mas a seu tempo, a ciência o civismo de todos nós, cumprindo rigoramente as indicações da DGS e da OMD - usar máscara, manter o distanciamento social e não descurar a higienização constante das mãos -   e a solidariedade para com o povo ucraniano, nos levarão a vencer estas duras batalhas contra algo que nunca imaginámos ter que enfrentar! 

 

A Professora GSouto

 

12.03.2022

 

Licença Creative Commons