Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Top 2021 : os posts mais lidos semestre #1

 

top2022-mathou-coeur-bleu.jpg

 

créditos: Mathou

https://www.facebook.com/Mathou.illustrations/

 

Antes de mais, um Bom Ano 2022! Há que haver esperança, cuidados acrescidos e coragem! Não podemos deixar-nos vencer pelos tempos difíceis provocados pela pandemia Covid-19  e agora a sua variante Omicron-

 

Depois do início ano escolar 2021-2022, um pouco mais normalizado, embora com regras sanitárias continuadas, uso de máscara, gel desinfectante.  o 1º período decorreu com aulas presenciais e reforço ensino à distância para alunos e/ou turmas em isolamento.

 

Natal um pouco diferente do que se esperava. mas mesmo assim passado em família em pequeno grupo.

 

 

top2022-semestre1-regresso-escola- publico.jpg

 

créditos. Daniel Rocha

via Público

 

Milhares de alunos voltaram à escola para inciar o 2º período, depois de uma semana de contenção. O regresso às aulas fez-se no dia 10 Janeiro, com algumas alterações nas regras Covid. Desde logo o fim do confinamento de turmas. Se houver um caso Covid numa turma, só o aluno infectado fica sujeito a isolamento. Mas as mudanças não ficam limitadas ao contexto escolar.

 

As escolas reabriram com novas regras, como já lemos mais acima. E nas semanas seguintes, todos os professores, auxiliares e assistentes operacionais têm feito testes.

 

Infelizmente, o que se tentou evitar, está a acontecer. Desde que as aulas recomeçaram em Portugal, a 10 de Janeiro, o número de casos de infecção pelo SARS-CoV-2 entre os mais novos tem vindo a aumentar. Nos últimos nove dias, entre 10 e 19 de Janeiro, as faixas etárias dos zero aos nove anos e dos dez aos 19 anos somaram um total de 88.633 casos — o que corresponde a cerca de 9.848 casos por dia entre as crianças e jovens.

 

top2022-semestre1-testes-profs-pess- publico.jpg

 

créditos: Adriano Miranda

via Púlbico

 

Quase dez mil casos por dia em crianças e jovens após reabertura das escolas. Impacto da Covid-19 já se sente nas turmas. 

 

“As crianças infectam-se entre elas na escola e depois trazem o vírus para casa”, explica o epidemiologista Manuel Carmo Gomes, acrescentando que a infecção pode depois passar “para os pais e eventualmente para os avós”.

 

Directores de escolas estão a agendar com as farmácias a testagem dos alunos, que deverá iniciar-se já a partir da próxima segunda-feira, dia 24 Janeiro.

 

Todos sabemos que , porque amedida do recomeço de aulas presenciais é fundamental para a saúde física, mental, social e psicológica das nossas crianças.

 

Vários países europeus tomaram esta decisão baseando-se nesta permissa. Os jovens precisam de conviver com seus amigos e colegas. E evoluir nas suas aprendizagens junto dos seus professores, tormando-se um ensino/ aprendizagem mais igualitário. 

 

 

 

créditos: designer não identificado

 

Fazendo a retrospectiva do ano 2020! Tal como o usual dos anos anteriores 2015201620172018 , 2019 e 2020 partilho então o Top dos Posts mais lidos de 2021, semestre #1 de BlogdosCaloiros.

 

Um ano mais ou menos activo devido a alguns confinamentos ou pausas intercalares, em que as escolas estiveram encerradas, mas por períodos curtos.

 

Embora com menos regularidade, continuei a propor alguns recursos educativos digitais que serviam de apoio a muitos jovens estudantes que permaneciam em isolamento, e a jovens professores, aos pais educadores que tentam apoiar o melhor possível os filhos. E também alguns recursos direccionados para alunos do ensino secundário.

 

BlogdosCaloiros que teve como objectivo, ao ser criado, introduzir as tecnologias nos currículos escolares de Língua Portuguesa, apoiando, como recurso educativo digital, as competências e aprendizagens de 2005 (ano em que foi criado) a 2009 (ano em que me retirei do ensino presencial).

 

top2022-sem1-class-attendance.jpg

 

créditos. Autor não identificado

 

Propostas de actividades de enriquecimento curricular mais informal que passou pela introdução das IT nos currículos escolares. Foi talvez o primeiro blog educativo em Portugal.

 

Os conteúdos contemplam vários temas: literatura, ciência, língua portuguesa, matemática, ambiente, livros, filmes, jogos, cultura, cidadania, e recursos educativos digitais na sua maiora para apoio do ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa.

 

Top dos posts du 1º semestre 2021:

 

Dia do Livro Português ! Leia !

Top 2020 : os posts mais lidos semestre #1

Escolas : filmes animação : Hayao Miyazaki : algumas animações a explorar nos currículos !

Livros : Prémio Nacional Ilustração 2020 e outros prémios !

Top 2020 : os posts mais lidos semestre #2

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor : Nunca sós com um livro

Noite dos Livros Harry Potter ! Não percas ! Tens 4 dias para participar !

Escolas : Game of Thrones : uma peça de teatro ?

Dia do Livro Infantil : A Música das Palavras, país convidado Estados Unidos

"A minha Pátria é a Língua Portuguesa"

Já chegou a Primavera ! Bem vinda ! Vamos ler ?

Dr Seuss : Inédito em português 'Que Amigo Levo Comigo' & outros livros ! 

Dia da Europa : #OFuturoEstáNasTuasMãos !

Ilustradora Catarina Sobral : livros infantis em diferentes línguas

Feira de Bologna 2021 : Exposição Virtual de Ilustradores : Ilustradores portugueses

 

 

 

Hayao Miyaaki no dia do 80º aniversário

créditos : Autor não identificado

via Sapo Mag

Post preferido do semestre #1 ? Escolas : filmes animação : Hayao Miyazaki : algumas animações a explorar nos currículos !

 

Por que razão? Insisto muito na leitura e apresento sempre uma grande variedade de livros. Mas os filmes de animação são excelentes recursos digitais, muitas veze esquecidos, e que encerram, com frequência, mensagens poéticas reais muito importantes, a passar aos alunos de uma forma apelativa,  baseadas numa lírica de imagens que enchem os olhos de miúdos e graúdos.

 

 

 

 

As Asas do Vento é uma das maravilhas de criatividade, sensibilidade, beleza e espectacularidade do cinema de animação de Miyazaki. Teve enorme reconhecimento mundial. Foi anunciado como a último poema de Miyazaki.

 

 

top2022-sem1-ano2022.gif


 

Que o ano 2022, seja vencido por todos nós na luta pela plenitude da vida.  Apesar dos receiros, das dificuldades de manter as aulas presenciais, que o vosso ano de estudos seja de sucesso para todos vós, estudantes!  Tenham coragem, resiliência, não sucumbam à depressão.

 

A propósito aqui fica o meu pensamento para Amélie Battle Bastos, 16 anos

 

top2022-sem1-amelie.jpg

 

Para Amélie

 

 

E para os professores que têm a paixão de ensinar e que vêem nos seus alunos, espíritos criativos, seja um ano de realizações profissionais, em momentos tão incerto, e emocionais. 

 

Apoiem emocinalmente os vossos alunos porque alguns andam perdidos, desorientados, num mundo que mudou radicalmente em tão pouco tempo.

 

Preparar os alunos para um futuro multidisciplinar e resiliente deve ser uma das funções-chave de todos os professores e das escolas, muito mais nestes tempos tão difíceis, para algus até dolorosos.

 

Bom Ano 2022! Coragem! Tudo isto vai passar. Não com a rapidez que desejaríamos, mas a seu tempo, a ciência e o civismo de todos nós, cumprindo rigoramente as indicações da DGS e da OMD - usar máscara, manter o distanciamento social e não descurar a higienização constante das mãos -  nos levarão a vencer esta dura batalha contra algo que nunca imaginámos ter que enfrentar! 

 

A Professora GSouto

 

21.01.2022

 

Licença Creative Commons