Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Top 2020 : os posts mais lidos semestre #2

 

 

agnes-illustrations-pluie-ennui.jpg

 

créditos : Agnes Illustrations

https://www.facebook.com/agnesdruesneillustratrice

 

Não, não esqueci o Top dos posts mais lidos semestre #2. Depois do Top 2020 dos posts mais lidos semestre #1, os sucessivos reconfinamentos, semanas ininterruptas de  chuva, retiram o entusiasmo a qualquer um.

 

 

pandemia-estudantes-ens-remoto-publico.jpg

 

Geração P

créditos: Alina Kvaratskhelia/ Getty Images

via Público/ Educação

 

Alunos sem poder ir à escola, saturados do ensino@distância, enfiados em casa, sem conviver com amigos, ou colegas. E familiares.

 

A "Geração Z"- colada às redes sociais - denomina-se agora "Geração P" de pandemia, - aulas via Zoom, redes sociais com ensino remoto, pais em teletrabalho, professores rigorosos que souberam organizar-se e adaptar-se a esta nova realidade, houve alguns que tiveram mais dificuldade.

 

"Não estava à espera que chegasse a um número tão elevado de casos e que tivéssemos de ficar fechados em casa, de novo. Fiquei com saudades dos meus colegas, professores e das aulas presenciais. Às vezes senti-me um bocado sozinho."

 

Miguel, estudante Secundário

 

 

 

Geração P 

créditos: Autor não identificado

via Google Images

 

As redes sociais continuan a ser os canais de comunicação e interacção entre os jovens, mas eles sentem falta das relações físicas.

 

As escolas encerraram em 22 Janeiro 2021 e não têm ainda data para reabrir. embora se saiba já que regresso à escola vai ser faseado. Universidades também continuam com ensino@distância. Preparam-se exames online (?).

 

Continuando a retrospectiva do ano 2020 ! Tal como fiz em anos anteriores: 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019, partilho então o Top 2020 : posts mais lidos semestre #2 de BlogdosCaloiros.

 

Um ano menos activo, é evidente, devido aos confinamentos constantes, em que as escolas estiveram e continuam encerradas.

 

 

 

 

BlogdosCaloiros, com propostas de actividades de enriquecimento curricular mais informal que passa pela inclusão das IT e recursos digitais/ virtuais nos currículos escolares, tendo sido um dos primeiros blogs educativos em Portugal.

 

Os conteúdos contemplam vários temas: literatura, ciência, língua portuguesa, livros, filmes, cultura, cidadania, e recursos educativos digitais na sua maiora para apoio do ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa.

 

Top dos posts do 2º semestre 2020:

 

Novo Ano Escolar : um ano bem diferente ! Estejam atentos às normas !

Eduardo Lourenço : Imprescindível, nos currículos académicos !

Mês das Bibliotecas Escolares : Descobrir caminhos para a saúde e bem-estar !

Mostra : Luisa Ducla Soares, com sonhos e livros se constrói a vida

Natal em família : Um natal um pouco diferente, este ano.

Pausa Férias : "Correr por um Sonho" : filme & livro baseado em factos reais !

J.K. Rowling :The Ickabog, novo livro infantil online : Concurso Ilustração aberto a leitores portugueses

Hora de Inverno : E lá vamos nós, de novo !

Dia Internacional da Música : Para celebrar !

Lembras ? O Ickabog, versão portuguesa já chegou ! Vencedores concurso de ilustração

Estudantes : Medi@ção : Concurso 2021 !

 

 

ano-escola2020-gel.jpg

 

créditos: Autor não identifico

via TVI24

 

Post relevante do semestre #2 ? Novo Ano Escolar : um ano bem diferente ! Estejam atentos às normas !

 

Por que razão? Não são necessárias explicações. Já foram abordadas na primeira parte deste post. 

 

O esforço, a sensibilidade e o humanismo de muitos professores que não desistiram dos alunos, que querem formar os mais novos e ver licenciados os mais velhos, com as bases certas para enfrentarem novos ciclos de estudos,  ou um mercado de trabalho que vai estar virado do avesso quando nele entrarem.

 

 

 

créditos: LUSA

 
 

Ano e meio profundamente marcante na vida académica, pessoal, e familiar da Geração P ! De relevar até que ponto não irá afectar toda esta geração, desde a maternal até à universidade. O medo de infectar avós, a perda eventual de um familiar, o afastamento dos amigos, o cansaço dos pais.

 

E acima de tudo, a perda de competências académicas e sociais que farão estragos na vida futura, na expressão dos afectos, o impacto que está a ter na saúde dos mais novos, principalmente do ponto de vista psicológico.

 

 

 

 

Geração P

créditos: Adobe stock

via Google Images

 

Apesar das condições desanimadoras, a Geração Z/ P está comprometida em tomar decisões pautadas em propósitos positivos.

 

Coragem! Esperança, Força anímica Tudo isto vai passar. Não com a rapidez que desejaríamos, este vírus veio para ficar, aprenderemos a viver com ele, após a vacinação dos mais velhos, os testes a todos vós, antes de voltar às escolas e universidades, a seu tempo, faseadamente: A ciência continua a evoluir.

 

 

 

 

Geração P

créditos: Autor não identificado

via Google Images

 

O civismo de todos nós, o cumprimento rigoroso das indicações da DGS e da OMD - usar máscara, manter o distanciamento físico, - sei quão difícil é para vós - e não descurar a higienização constante das mãos - , nos levarão a vencer esta dura batalha !

 

Se precisarem de desabafar, venham até aqui. Terão sempre uma professora atenta, deste  lado, para vos ouvir. aconselhar e dar coragem para avançar!

 

Abraço !

 

A Professora GSouto

 

27.02.2021

 

Licença Creative Commons

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.