Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Tintin faz 80 anos ! Recursos : albums & filme ! Célebre gravura Lótus Azul !

 

 

 

 

Tintim 80 anos

https://www.tintin.com/fr/essentials

 

Tintin, o repórter aventureiro criado por Hergé (pseudónimo de Georges Remi), celebra 80 anos a 10 de Janeiro de 2009.

 

 

 

 

Tintin au Pays des Soviets

Hergé

https://www.tintin.com/fr/albums/

 

Foi no suplemento juvenil Le Petit Vingtième que Tintin surgiu pela primeira vez. No ano seguinte (1930), foi publicado o primeiro album - Tintin no País dos Sovietes. Seguiram-se mais 23, incluindo os célebres O Lótus Azul, O Segredo do Licorne e Tintin no Tibete (de 1960, o favorito do autor). 

 

 

tintin-lotus.jpg

 

 

As Aventuras de Tintin

O Lótus Azul

Hergé

https://www.fnac.pt/

 

 Personagens:

 

É a partir de O Lótus Azul que surge de forma recorrente toda a família de personagens que acompanham as aventuras de Tintin:

 

 

  • O capitão Haddock, com os seus insultos criativos (os especialistas contam mais de duas centenas de insultos e exclamações diferentes, incluindo "com mil milhões de macacos", "súcia de tolos", "ciclocitrão" e "cordeirinho mascavado")

 

  • As figuras quase, quase idênticas de Dupont e Dupond, entre vários outros.

 

 

tintin-lotusazul-leilao-GettyImages-jan2009.jpg

 

Hergé/ Album Lótus Azul | gravura original leiloada

créditos: Getty Images

 

Nota:

 

O desenho do artista belga Hergé, autor de Tintin, do Álbum Lótus Azul foi leiloado e vendido em 14 Janeiro 2021, em Paris. A obra foi adquirida por 2,6 milhões de euros, o que significa que foi a venda mais cara na história da banda desenhada.

 

Trata-se do desenho de 1936, em tinta da China, guache e aquarela, que se destinava a ser a capa do livro O Lótus Azul, volume das aventuras de Tintin. Nele, lemos o destemido repórter na sua viagem até à China.

 

 

tintin- lotusazul-venda-jan2009.jpg

 

Hergé/ Album Lótus Azul

créditos:  LP/Philippe Lavieille

via Le Parisien

 

A obra apresenta um dragão vermelho em um fundo preto ao lado do rosto de Tintin, com ar assustado. O motivo de não ter sido escolhida como capa deveu-se ao elevados custos de reprodução em grande escala.

 

Bravo 

 

 

 

Hergé

créditos: Tintin

https://www.tintin.com/fr/

 

Com mais de 200 milhões de álbuns vendidos, a actualidade de Tintin a nível editorial , dado que o último álbum original é de 1976 e que Hergé morreu em 1983 - vem das sucessivas reedições em novas línguas e dialectos - já somam mais de 60 - e de fomatos, como o recente Tout Tintin, que compila as 24 histórias num único tomo de 1694 páginas.

 

 

 

Tout Tintin

Hergé

Casterman

 

Hergé, o seu criador, deixou publicados 24 aventuras que atravessam o século XX e conquistaram já as novas gerações do novo século. 

 

 

 

 

Lótus Azul

 Hergé

https://www.tintin.com/fr/albums/

 

Em 1999, os leitores do jornal francês "Le Monde" incluíram O Lótus Azul na 18ª posição entre os 100 livros que marcaram o século.

 

Tintin foi adaptado ao cinema várias vezes, e prevê-se para 2011 a estreia de uma nova adaptação com realização de Steven Spielberg.

 

 

tintin-filme.jpg

 

 

As Aventuras de Tintim

O segredo do licorne 3D

Steven Spielberg

https://www.imdb.com/

 

A vontade de Steven Spielberg adaptar Tintin levou-o a conversar com Hergé sobre o assunto, tendo adquirido os direitos cinematográficos em 1983. Em 2007, após acordo com os herdeiros de Hergé, Spielberg anunciou uma trilogia com actores reais, em que o primeiro filme, dirigido por si e baseado no díptico O segredo da Licorne"/"O Tesouro de Rackham, o terrível, estrearia em 2008.

 

O segundo filme, dirigido por Jackson, seria baseado em "As Sete bolas de Cristal"/"O Templo do Sol", juntando-se os dois para realizar a última película, sobre "Rumo à Lua"/ "Explorando a Lua".

 

 

 

 

 

Em Janeiro, no dia 10, o planeta celebrou os 80 anos de Tintin. O aniversário foi celebrado com pompa e circunstância. A personagem de Hergé uniu gerações que foram passando o testemunho dos testemunhos do intrépido repórter com Milu e Dupont & Dupond e os raios e coriscos do capitão Haddock e da vasta galeria de excêntricos e vilões que povoaram as obras e as tiras que foram revista dos 7 aos 77 anos.

 

João Paiva Boléo representará os '"tintinófilos" portugueses numa edição da estação televisiva, hoje, dia 10, às 19 horas segundo o blog O Tintinófilo.

 

 

 

Musée Hergé

https://www.museeherge.com/fr

 

Actividades:

 

  • Ver o programa no dia 10 Janeiro para recolher informações.
  • Pequisar no site oficial Tintin (linguas francesa/ inglesa serão as mais acessíveis, dado que estão incluidas nos curriculos escolares). Aí encontrarão videos, jogos, concursos, e outras surpresas.
  • Fazer uma visita virtual ao Museu Hergé que se situa na Bélgica. Hergé era belga como sabem.
  • Ah! Também podem pertencer ao "Clube Tintin"! É só escrever o vosso email e criar uma palavra passe. 

 

 A Professora GSouto

 

10.01.2009

 

Actualização : Novembro 2011 ; Fevereiro 2021

 

Licença Creative Commons

 

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    G.S.

    16.01.09

    Olá Ana Sofia,

    Tudo bem, muito obrigada... desde esta manhã

    Pois é! Até para as personagens de B.D. os anos passam!!

    Realmente, 'Tintin' foi uma banda desenhada que sempre interessou mais rapazes. É normal

    Agradeço, mas não é preciso emprestares-me o filme. Se eu estivesse a dar aulas de Francês, seria útil... mas não é o caso

    Eu adoro dar aulas de Francês... até já tenho saudades, mas não me têm dado turmas de Francês Interesses...

    Até amanhã... ou melhor, até logo!

  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.