Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Tintin faz 80 anos ! Recursos : albums & filme ! Célebre gravura Lótus Azul !

 

 

 

 

Tintim 80 anos

https://www.tintin.com/fr/essentials

 

Tintin, o repórter aventureiro criado por Hergé (pseudónimo de Georges Remi), celebra 80 anos a 10 de Janeiro de 2009.

 

 

 

 

Tintin au Pays des Soviets

Hergé

https://www.tintin.com/fr/albums/

 

Foi no suplemento juvenil Le Petit Vingtième que Tintin surgiu pela primeira vez. No ano seguinte (1930), foi publicado o primeiro album - Tintin no País dos Sovietes. Seguiram-se mais 23, incluindo os célebres O Lótus Azul, O Segredo do Licorne e Tintin no Tibete (de 1960, o favorito do autor). 

 

 

tintin-lotus.jpg

 

 

As Aventuras de Tintin

O Lótus Azul

Hergé

https://www.fnac.pt/

 

 Personagens:

 

É a partir de O Lótus Azul que surge de forma recorrente toda a família de personagens que acompanham as aventuras de Tintin:

 

 

  • O capitão Haddock, com os seus insultos criativos (os especialistas contam mais de duas centenas de insultos e exclamações diferentes, incluindo "com mil milhões de macacos", "súcia de tolos", "ciclocitrão" e "cordeirinho mascavado")

 

  • As figuras quase, quase idênticas de Dupont e Dupond, entre vários outros.

 

 

tintin-lotusazul-leilao-GettyImages-jan2009.jpg

 

Hergé/ Album Lótus Azul | gravura original leiloada

créditos: Getty Images

 

Nota:

 

O desenho do artista belga Hergé, autor de Tintin, do Álbum Lótus Azul foi leiloado e vendido em 14 Janeiro 2021, em Paris. A obra foi adquirida por 2,6 milhões de euros, o que significa que foi a venda mais cara na história da banda desenhada.

 

Trata-se do desenho de 1936, em tinta da China, guache e aquarela, que se destinava a ser a capa do livro O Lótus Azul, volume das aventuras de Tintin. Nele, lemos o destemido repórter na sua viagem até à China.

 

 

tintin- lotusazul-venda-jan2009.jpg

 

Hergé/ Album Lótus Azul

créditos:  LP/Philippe Lavieille

via Le Parisien

 

A obra apresenta um dragão vermelho em um fundo preto ao lado do rosto de Tintin, com ar assustado. O motivo de não ter sido escolhida como capa deveu-se ao elevados custos de reprodução em grande escala.

 

Bravo 

 

 

 

Hergé

créditos: Tintin

https://www.tintin.com/fr/

 

Com mais de 200 milhões de álbuns vendidos, a actualidade de Tintin a nível editorial , dado que o último álbum original é de 1976 e que Hergé morreu em 1983 - vem das sucessivas reedições em novas línguas e dialectos - já somam mais de 60 - e de fomatos, como o recente Tout Tintin, que compila as 24 histórias num único tomo de 1694 páginas.

 

 

 

Tout Tintin

Hergé

Casterman

 

Hergé, o seu criador, deixou publicados 24 aventuras que atravessam o século XX e conquistaram já as novas gerações do novo século. 

 

 

 

 

Lótus Azul

 Hergé

https://www.tintin.com/fr/albums/

 

Em 1999, os leitores do jornal francês "Le Monde" incluíram O Lótus Azul na 18ª posição entre os 100 livros que marcaram o século.

 

Tintin foi adaptado ao cinema várias vezes, e prevê-se para 2011 a estreia de uma nova adaptação com realização de Steven Spielberg.

 

 

tintin-filme.jpg

 

 

As Aventuras de Tintim

O segredo do licorne 3D

Steven Spielberg

https://www.imdb.com/

 

A vontade de Steven Spielberg adaptar Tintin levou-o a conversar com Hergé sobre o assunto, tendo adquirido os direitos cinematográficos em 1983. Em 2007, após acordo com os herdeiros de Hergé, Spielberg anunciou uma trilogia com actores reais, em que o primeiro filme, dirigido por si e baseado no díptico O segredo da Licorne"/"O Tesouro de Rackham, o terrível, estrearia em 2008.

 

O segundo filme, dirigido por Jackson, seria baseado em "As Sete bolas de Cristal"/"O Templo do Sol", juntando-se os dois para realizar a última película, sobre "Rumo à Lua"/ "Explorando a Lua".

 

 

 

 

 

Em Janeiro, no dia 10, o planeta celebrou os 80 anos de Tintin. O aniversário foi celebrado com pompa e circunstância. A personagem de Hergé uniu gerações que foram passando o testemunho dos testemunhos do intrépido repórter com Milu e Dupont & Dupond e os raios e coriscos do capitão Haddock e da vasta galeria de excêntricos e vilões que povoaram as obras e as tiras que foram revista dos 7 aos 77 anos.

 

João Paiva Boléo representará os '"tintinófilos" portugueses numa edição da estação televisiva, hoje, dia 10, às 19 horas segundo o blog O Tintinófilo.

 

 

 

Musée Hergé

https://www.museeherge.com/fr

 

Actividades:

 

  • Ver o programa no dia 10 Janeiro para recolher informações.
  • Pequisar no site oficial Tintin (linguas francesa/ inglesa serão as mais acessíveis, dado que estão incluidas nos curriculos escolares). Aí encontrarão videos, jogos, concursos, e outras surpresas.
  • Fazer uma visita virtual ao Museu Hergé que se situa na Bélgica. Hergé era belga como sabem.
  • Ah! Também podem pertencer ao "Clube Tintin"! É só escrever o vosso email e criar uma palavra passe. 

 

 A Professora GSouto

 

10.01.2009

 

Actualização : Novembro 2011 ; Fevereiro 2021

 

Licença Creative Commons

 

50 comentários

Comentar post

Pág. 1/3