"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas"
Agustina Bessa-Luís |
BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity
"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas"
Agustina Bessa-Luís |
BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity
Quase uma década após Hunger Games, e depois de quatro filmes, o penúltimo dividido em duas partes, (daí terem sido quatro), baseados em três livros da Suzanne Collins. Interpretados e com muito êxito por Jennifer Lawrence, a saga regressa e recua no tempo, 64 anos antes, durante a décima edição dos jogos, acompanhando a juventude do futuro Presidente Snow, a personagem que era interpretada por Donald Sutherland.
Antes de se tornar o Presidente tirânico de Panem, Coriolanus Snow, de 18 anos, é a última esperança da sua linhagem enfraquecida, uma família outrora orgulhosa que caiu de graça num Capitólio do pós-guerra.
Com a 10.ª edição anual dos Jogos da Fome a aproximar-se rapidamente, o jovem Snow assusta-se quando é designado para mentor de Lucy Gray Baird, - não, desta vez não Jennifer Lawrence que interpreta, mas sim Rachel Zegler, - a menina tributo do empobrecido Distrito 12. Lucy chama toda a atenção de Panem ao cantar desafiadoramente durante a cerimónia de colheita e Snow pensa que poderá virar as probabilidades a seu favor.
Unindo os seus instinctos de comunicação e sabedoria política, a corrida de Snow e Lucy Gray contra o tempo acabará por revelar quem é o pássaro cantor e quem é a cobra.
Pois é ! Coriolanus (Tom Blyth) tem 18 anos e está prestes a tornar-se o presidente tirano de Panem. Ele é jovem, bonito e charmoso e, embora a família Snow tenha passado por momentos difíceis, ele vê uma oportunidade de mudar a sua sorte quando é escolhido para ser o mentor do Décimo Jogos da Fome e de Lucy Gray (Rachel Zegler), a rapariga tributo do arruinado Distrito 12", resumindo em poucas palavras.
Livros: Saga The Hunger Games & Balada dos Pásaros e das Serpentes
Lembram que eu já apresentara este novo livro da saga, lançado em 2020 no meu blog pessoal para professores e estudantes. A saga Os Jogos da Fome foi lançada em 2008. Em Portugal, o primeiro vol. em 2009. Conquistou de imediato um grupo de fãs devotos e entusiastas, que mais uma vez começou com a leitura dos livros, tal como foi com a saga Harry Potter. E assim, os livrosJogos da Fome (livro 1), Jogos da Fome Em Chamas (livro 2), e Jogos da fome A Revolta (livro 3) receberam rapidamente sinal verde para adaptações cinematográficas.
A ambição é o seu estímulo. A competição a sua força motriz. Mas o poder tem um preço.
É a manhã da ceifa, que dará início aos décimos Jogos da Fome. No Capitólio, Coriolanus Snow, então com dezoito anos de idade, está a preparar-se para o seu momento de glória como mentor nos Jogos. A outrora poderosa casa de Snow vive tempos difíceis e o seu futuro depende da possibilidade de Coriolanus usar o seu charme, inteligência e engenho para vencer os seus colegas na luta por um tributo vencedor.
As probabilidades estão contra ele, pois recebeu a humilhante tarefa de orientar a rapariga do Distrito 12, a tributo menos desejada. Os seus destinos encontram-se definitivamente interligados - cada decisão que Coriolanus tomar poderá levar ao sucesso ou insucesso, ao triunfo ou à ruína. Dentro da arena, a luta será até à morte. Fora da arena, Coriolanus começa a afeiçoar-se à sua 'tributo' condenada e tem de confrontar a necessidade de obedecer às regras com o seu desejo de sobreviver a todo o custo.
O livro foi editado em Portugal em 2020 pela editora de sempre.
Com direito ao regresso da voz de Donald Sutherland como Coriolanus Snow a recordar que "são aqueles que mais amamos que nos destroem", o trailer da adaptação ao cinema acima apresentado e algumas imagens dele extraidos, são as primeiras em quase dez anos da saga criada pelos livros de Suzanne Collins e popularizada pelos filmes com Jennifer Lawrence.
Continua com excelentes actores nesta nova adaptação. Vamos aguardar pelo dia 16 Novembro, data prevista para chegar às salas de cinema em Portugal.
Actividades:
A Narrativa (distópica?)
Apresentar o trailer aos alunos como motivação à leitura do livro Balada dos Pássaros e das Serpentes. Propor à biblioteca da escola, a aquisição de alguns volumes para ser feita a "leitura de pares"
Os alunos que quiserem e puderem comprar: contactr uma livraria para um desconto especial turma.
Em casa, os irmãos mais velhos, ou primos - "geração Hunger" - poderão já ter comprado os três primeiros livros.
Será aliciante propor um concurso de leitura para esses três primeiros livros que conduziram aos quatro primeiros filmes
Eventualmente a mediateca escolar poderá ter adquirido os filmes na época. Ou então algum.a aluno.a terá em casa.
Mas há as plataformas digitais Netflix, Prime ou Disney +! Uma delas deverá ter adquirido a saga cinematógráfica.
Por que não uma visita de estudo ida ao cinema com grupo/turma ?
As actividades deverão ser previamente programadas pelos.as proessores.as segundo o nível de ensino e nível etário.