Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Tailândia : Resgate grupo de jovens e tutor, presos numa gruta, sobrevivem graças à meditação. Morte de um jovem 17 anos em 2023

 

tailandia-jovens3.jpg

 

 

créditos: BBC news

https://www.bbc.com/news/

 

Seguimos com emoção as notícias de 12 jovens e o seu treinador de futebol, dados como desaparecidos há uma semana, foram  encontrados por equipa de dois mergulhadores profissinais, no passado dia 2 Julho, presos numa gruta na Tailândia, devido às cheias provocadas pela época das monções. Foi com imensa alegria que vimos as primeiras imagens.

 

Já foram posteriormente assistidos e alimentados por uma equipa que ali chegou acompanhada de serviços médicos.

 

A pista que levou as autoridades e ténicos nacionais e internacionais foo o facto de ser terem encontrado as biclicletas do grupo à entrada de acesso à gruta.

 

 

tailandia-jovens7.JPG

 

 

créditos: Thai News Pix / AP

http://www.startribune.com/

 

Os rapazes, de 11 a 16 anos, e o seu tutor entraram na caverna Tham Luang Nang Non, depois de uma partida de futebol, dia 23 de Junho, mas chuvas quase constantes desde então têm impedido as operações de resgate.

 

A evacuação, por isso, não poderá ser realizada de imediato. As equipas de socorro continuam dentro da gruta com os jovens e o tutor até que tenham condições de percorrer os quase quatro quilómteros que os separam da saída, parcialmente inundados.

 

 

tailandia-jovens5.jpg

 

 

créditos: Royal Thai Navy/AFP

https://www.rappler.com/world/regions/

 

As autoridades já tinham expressado, durante as operações de resgate, as suas esperanças de que o grupo tivesse encontrado um local seco dentro da caverna e que continuassem vivos.

 

Várias centenas de socorristas, diz-se perto de mil, incluindo soldados norte-americanos e mergulhadores britânicos, participaram nas operações de busca eagora de resgate dos jovens de uma das maiores grutas da Tailândia, na província de Chiang Rai.

 

 

 

 

 

 

Novas imagens divulgadas pela Royal Thai Navy mostram equipes de resgate apoiando os 12 jovenss e seu treinador de futebol que continuam presos na caverna Tham Luang Nang Non desde 23 de Junho.

 

No vídeo, os garotos, numa saudação holística, apresentam-se um a um, acrescentando que estão bem de saúde - “estou saudável” - e um deles agradece a todos os que aguardam o resgate do grupo.

 

 

tailandia-jovens9.jpg

 

 

créditos: AFP

https://www.thenational.ae/world/asia/

 

Os familiares, pais e demais famílias sentem-se felizes e agradecidos ao tutor que tem zelado por eles, mantendo-os calmos através da meditação. E mostram-se confiantes, juntando as suas preces, para que o regaste dos seus filhos e tutor possa ser feito com segurança e no mais breve espaço de tempo possível, visto que as condições climatéricas e espaciais estão a dificultar

 

Foram divulgados outros vídeos onde se pode ver um médico a tratar de arranhões que apresentavam algumas das crianças - um médico e um enfermeiro passaram a noite de terça-feira com o grupo - e ainda o nome da equipa de futebol e da unidade da marinha que os está a tentar resgatar.

 

 

tailandia-jovens6.png

 

 

créditos: Geo Informatic and Space Technology Development Agency

Thailand/ via BBC

https://www.bbc.com/news/

 

Como podemos ver não será fácil tal tarefa, chegar ao local onde as crianças se encontram também não é fácil, mesmo para os mergulhadores que todos os dias percorrem o trajecto repleto de água. De ressalvar, contudo, a partir deste momento dois mergulhadores passam a ficar em permanência com os jovens.

 

tailandia-jovens1.jpg

 

créditos: Krit Promsakla Na Sakolnakorn/ AP

http://www.startribune.com/

 

As autoridades tentam montar linhas telefónicas dentro da gruta, de modo a permitir que as crianças falem com as respectivas famílias. Uma tarefa complicada, segundo a CNN. Um dos cabos ficou danificado quando os mergulhadores o tentavam transportar pelo trajecto sinuoso até à gruta e estão a tentar substitui-lo.

 

 

 

créditos: CNN

https://edition.cnn.com/2018/

 

Estão a ser consideradas várias hipóteses para o resgate do grupo. Ensiná-los a mergulhar é uma das hipóteses que está em cima da mesa. Já ontem, quarta-feira, foram distribuídas máscaras de mergulho aos jovens que terão de usar para atravessar o trajecto até à superfície, para irem praticarem. Recorde-se que algumas das crianças nem sequer sabem nadar. Tudo isto pode ser uma corrida contra o tempo, tendo em conta estar prevista uma tempestade para amanhã, sexta-feira refere o The Guardian.

 

A ideia não é retirá-los todos de uma vez, mas aos poucos. “Aqueles que estão prontos saem primeiro. Estamos a ensaiar a situação numa base diária. Temos de ver que eles estão preparados. Assim, se houver algum risco, não levamos a cabo o plano”, declarou o governador de Chiang Rai.

 

tailandia-jovens10.jpg

 

créditos: CNN

https://edition.cnn.com/2018/

 

Os familiares estão confiantes e agradecidos por tudo o que mais de mil pessoas de diferentes países vindos como voluntários, estão a tentar fazer, de modo a retirar os jovens e o seu tutor o mais rapidamente possível, antes das monções inundaram a cave, mas só com toda a segurança.

 

Também aguardamos ansiosamente que tudo se passe da melhor maneira. E que estes jovens e o seu tutor que os tem protegido ao longo de duas semanas, apoiando o sem bem estar 'possível' na prática da meditação.

 

tailandia-jovens11.jpg

 

 

Jovens estudantes tailandeses numa vigília de apoio

créditos: SkyNews

https://news.sky.com/story/

 

E como estes estudantes de uma escola tailandesa que fizeram uma vigília para apoiar os seus colegas e tutor, também nós estamos atentos e apoiados numa esperança imensa que tudo se vai passar muito bem. E todos voltarão sãos e salvos para junto de seus pais e familiares.

 

Para o professor-treinador da equipa de futebol destes doze jovens, a nossa grande admiração pela seu apoio incondicional ao manter os seus alunos em segurança e tranquilidade, evitando o pânico e o descontrôlo numa faixa etária sempre difícil. Só o espírito zen e a prática de mindfulness pode levar a bom porto este passaeio, que de repente, se tornou tão arricado e poderia ter sido fatal para todos.

 

Thai-cave-cartoon2.jpg

 

via Twitter

 

Finalmente! Hoje, dia 10 Julho, a "missão impossível" foi dada como terminada. Todos os jovens e treinador foram resgatados com êxito por uma equipa de mergulhadores de élite, todos voluntários. Foi salva a equipa de futebol mais inspiradora e corajosa do mundo.

 

 

Ao fim de duas semanas, os esforços para encontrar e resgatar Ekkapol Chanthawong e as doze crianças tiveram um final feliz: oito dias depois de a equipa ter sido encontrada com vida e a meditar no interior da caverna, todos os rapazes e o treinador foram retirados da gruta com vida. 

 

 

 

 

créditos: Lauren DeCicca/Getty Images

https://www.cbc.ca/news/world/

 

Ekkapol era o mais fraco de todos: comeu muito menos do que os outros rapazes porque lhes dava grande parte dos alimentos que chegaram até eles pela equipa de resgate.

 

Cá fora, os pais agradecem-lhe: “Tenho a certeza que eles só sobreviveram porque o Aek estava com eles. Vamos ter de lhe aconchegar o coração. Ele não tem culpa de nada”, disse a mãe de um dos rapazes.

 

Bem-haja!

 

Duangpetch Promthep, faleceu aos 17 anos, no Reino Unido

créditos; Getty Images

 

Nota: Duangpetch Promthep, um dos 12 elementos de uma equipa de futebol da Tailândia que ficou presa numa gruta em 2018, foi encontrado sem vida no seu quarto, no Reino Unido.

 

O jovem de 17 anos era o capitão dos Wild Boars-nome da equipa tailandesa que representava em 2018 e foi um dos principais rostos do resgate que centrou as atenções do mundo há cinco anos.

 

Nãp se sabem as causas da morte, para já. Duagpetch Promthep, conhecido como Dom entre os amigos e familiares, vivia no Reino Unido desde Agosto 2022, altura em que lhe foi atribuída uma 'bolsa escolar' que lhe permitiu ingressar na Academia de Futebol do Colégio de Broke House, na cidade de Leicestershire.

 

Um sonho que não chegou a ser vivido em pleno

 

RIP Duagpetch Promthep,

 

A Professora GSouto

 

05.07.2018

 

Actualizado 16.02.2023

 

Licença Creative Commons