Charlie e a Fábrica do Chocolate : livro & filme ! Não alterem os livros originais ! Atenção aos direitos de autor !
Charlie and the Chocolate factory
Willy Wonka e a Fábrica do Chocolate
Tim Burton, 2005
E porque esta época festiva é muito convidativa a comer chocolates, e todo o tipo de doçarias e guloseimas, aqui vai uma sugestão 'saudável', para ler primeiro e depois ver em DVD!
Charlie e a Fábrica do Chocolata
Roald Dahl
Livro:
Sinopse:
O que Charlie mais adora no mundo é chocolate.
O cheiro e o sabor fazem as suas maravilhas, mas são também a sua tortura.
A fábrica do senhor Wonka, o melhor e mais prestigiado inventor de chocolate do planeta, encontra-se fechada há muitos anos, mas vai permitir a visita a cinco sortudos. Quem encontrar os cinco Bilhetes Dourados, emitidos e escondidos nos diversos chocolates, irá visitá-la e receberá todos os tipos de doces Wonka, para o resto da vida.
Para um amante de chocolate como Charlie, este é o melhor prémio do mundo!
Charlie and The Chocolate Factory
Roald Dahl
Autor : Roald Dahl
Roald Dahl nasceu no País de Gales em 1916, filho de pais noruegueses. Durante a II Guerra Mundial foi piloto da RAF (Royal Air Force).
Foi casado duas vezes e teve 5 filhos.
Começou a escrever em 1942. O seu primeiro livro para crianças foi "Gremlins" mas as suas obras para crianças mais famosas são Charlie e a Fábrica de Chocolate, Matilda, e James e o Pêssego Gigante. Morreu em 1990.
Roald Dahl escreveu Charlie and the Chocolate Factory em 1964. O livro é conhecido pela sua linguagem fácil e espontânea, bem como descrições detalhadas e personagens bizarras. Há quem o identifique como um livro de ficção científica para crianças.
A primeira adaptação ao cinema é de 1971 e e foi realizado por Mel Stuart, adaptação feita pelo próprio escritor Roald Dahl.
Filme:
Mas a versão mais conhecida é a do célebre realizador Tim Burton, sendo este filme a segunda adaptação ao cinema do livro infanto-juvenil Charlie e a Fábrica de Chocolate de Roald Dahl.
Johnny Depp / Willy Wonka
Charlie and the Chocolate Factory
Tim Burton, 2005
Sinopse:
Willy Wonka (Johnny Depp) é o homem reservado e imaginativo por trás da fábrica de doces mais célebre do mundo e muito famosa por estar fechada a visitantes. Mas, tudo vai mudar! Uma surpresa está a ser prepararda...
Saber +
Mas o senhor Wonka, o fabricante dos doces decide dar a cinco crianças a oportunidade de ver o interior da fábrica, colocando "bilhetes dourados" em cinco chocolates escolhidos aleatoriamente. Quem serão os sortudos?
Charlie and the Chocolate Factory
Tim Burton, 2005
O jovem Charlie Bucket, cuja família pobre vive literalmente na sombra da fábrica Wonka, tem a sorte de obter um desses bilhetes. Assim, Charlie, acompanhado pelo avô Joe, vai viver a maior aventura de sua vida.
(texto com supressões)
Roald Dahl e algumas das personagens mais célebres dos seus livros
créditos: Autor não identificado
Google Images
Nota: Em pleno séc. XXI discute-se a alteração do texto original de livros de Roald Dahl, tais como Charlie e a Fábrica de Chocolate e Matilda numa espécie de nova censura, desta vez, a "censura' social". Discordo!!! Claramente!!
O objetivo da editora de Roald Dahl era "editar, cortar, alterar e acrescentar" de acordo com as "sensibilidades contemporâneas", adaptando a linguagem em temas como o peso, a saúde mental, a violência, o género e a raça.
Matilda
Roald Dahl
Oficina do Livro
Será que anda tudo doido?! Há que preservar o original dos livros de qualquer autor ! Certo?! Onde estão salvaguardados os direitos de autor que tanto prezamos e celebramos anualmente no Dia do Livro, a 23 Abril?
Felizmente vários editores de vários países não aderiram a semelhante desrepeito! Portugal, Espanha e França, estão entre os países cujos editores se recusaram a tocar nos originais.
Bravo!
Links úteis:
Roald Dahl
Tim Burton
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tim_Burton
Charlie and the Chocolate Factory (filme)
https://en.wikipedia.org/wiki/Charlie_and_the_Chocolate_Factory_(film)
Charlie and the Chocolate factory
Willy Wonka e a Fábrica do Chocolate
Tim Burton, 2005
Opinião: valores
Uma parábola em que valores, muitas vezes esquecidos, nos são apresentados em ritmo de fantasia contagiante, tais como:
- Família
- Tradições.
Aconselhável a toda a família!
Boa leitura Bom filme... com ou sem pipocas
A Professora GSouto
8.04.2006