Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Sandford Fleming : inventor dos fusos horários : recursos

 

sandford-fleming6.jpg

 

 

Sir Sandford Fleming

A Pioneer of Imperial Federation in Canada 

by Sir Frederick Young, London, 1902

https://kids.britannica.com/students/

 

Sir Sandford Fleming KCMG foi um engenheiro e inventor escocês que se tornou cidadão canadiano depois de emigrar para o Canadá (ainda Colónia), aos 18 anos de idade.

 

O nome não te diz muito? Talvez não saibas que é a Sandford Fleming que se deve o sistema ds fusos horários adaptado mundialmente.

 

Google Doodle:

 

 

 

Google Doodle 190º aniversário de Sandford Fleming 

https://www.google.com/doodles/

 

No passado dia 7 Janeiro 2017, Google homenageou com um Doodle Sir Sandford Fleming, engenheiro civil e inventor, no 190º aniversário do seu nascimento

.

Foi a Irlanda em 1876, quando um erro impresso num horário, fez com que Sandford Fleming perdesse o combóio,  e se alterasse o tempo como hoje o conhecemos.

 

Historicamente, as regiões usavam o tempo solar para definir seus próprios relógios. Funcionou bem até surgirem os combóios e seus horários. Surgiu então a necessidade de um tempo padronizado, o que nos leva de a Fleming.

 

 

sandford-fleming7.jpg

 

 

Sandford Fleming

Retrato feito por d in a portrait by John Wycliffe Lowes Forster

https://en.wikipedia.org/

 

Saber +

 

Sandford Fleming (1827-1915) foi um engenheiro civil e cientista. Nasceu em 1827, em Kirkcaldy, Fife, (Escócia). Mas em 1845,  tinha 18 anos, emigrou com seu irmão mais velho, David para a então colónia do Canadá.

 

Em 1857, Fleming foi nomeado o principal engenheiro das ferroviárias Ontario, Simcoe e Huron. Em 1871, tornou-se coordenador-chefe de Canadian Pacific Railway. Reformou-se em 1880.

 

 

 

 

Royal Observatory Greenwich

http://www.thegreenwichphantom.co.uk/

 

Depois de perder um comboio em 1876, na Irlanda, devido ao facto de os horários estarem impressos em p.m. em lugar de a.m., Fleming propôs um único relógio de 24 horas para o mundo inteiro, localizado no centro da Terra, não ligado a qualquer meridiano da superfície.

 

 

Denomina-se meridianos de Greenwich porque atravessa o Observatório Real de Londres no distrito de Greenwich, situado na região sudeste da capital britânica. O observatório é a maior atracção do local. 

 

 

sandford-fleming5.jpg

 

 

Sandford Fleming

Conferência Meridian Internacional em 1884

https://www.cbc.ca/

 

Numa reunião do Royal Canadian Institute, em 8 de Fevereiro de 1879, Fleming ligou-o ao meridiano de Greenwich.

 

Fleming sugeriu que os fusos horários padrão poderiam ser usados localmente, mas estariam subordinados à sua única hora mundial, que chamou de 'Tempo Cósmico'.

 

À meia-noite de 18 de novembro de 1883, a idéia do tempo padrão mundial começou na província de Nova Escócia e na costa leste dos EUA. Isso ficou conhecido como o fuso horário do Atlântico.

 

Fleming continuou depois a promover o seu sistema em conferências internacionais, incluindo a Conferência Meridian Internacional em 1884. Na conferência foi aceite uma versão diferente do Tempo Universal, mas recusou aceitar as suas zonas, afirmando que elas eram uma questão local fora do seu alcance.

 

 

fuso_horario_mundial1.gif

 

Fusos horários 

http://atlasescolarmundi.blogspot.pt/

 

Em 1 de Janeiro 1885, a proposta de Sandford Fleming para os fusos horários ' Time & time zones' foi adoptada por 25 países em todo o mundo.

 

Em 1929, todos os principais países do mundo acabaram por  uniformizar o tempo universal com a introdução dos fusos horários.

 

O local em Toronto onde Fleming propôs pela primeira vez o tempo standard está asinalado com esta placa.

 

 

 

 

Placa comemorativa em Toronto

https://en.wikipedia.org/

 

Placa comemorativa no local em Toronto onde Fleming propôs, pela primeira vez o tempo standardizado.

 

De 1880 a 1915, serviu como chanceler da Universidade da rainha em Kingston, Ontário. Ao longo desses anos, Fleming dedicou-se à escrita e pesquisa científica, com contribuições para o estabelecimento do fuso horário padrão e da comunicação telegráfica.

 

Em 1851, ele desenhou o primeiro selo postal do Canadá. Além de seu trabalho científico, Fleming era também um excelente artista . Foi nomeado para desenhar o primeiro selo postal de Canadá. Ficou conhecido como o "three-penny beaver". O castor era a imagem central do selo.

 

Foi nomeado Chevalier em 1897 pela rainha Victoria de Inglaterra.

 

 

fuso_horario_mundial4.jpg

 

 

Selo comemorativo de Sir Standford Fleming

CTT Canadá

https://www.canadianpostagestamps.ca/

 

Fleming morreu em Julho de 1915 com 88 anos. A ele se deve pois, entre outros feitos, a invenção do tempo padrão.

 

Antes de sua inovação, as regiões dependiam do tempo solar para ajudá-los a ajustar seus relógios.

 

 

 

 

Actividades:

 

Currículos de Geografia: Sandford Fleming e a sua invenção de fusos horários, um assunto interessante a incluir e debater nas aulas curriculares.

 

A Professora GSouto

 

09.01.2017

 

Licença Creative Commons