Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Safer Internet Day : Vamos lá navegar melhor !

 

 

 

 

http://www.safernet.org.

 

No próximo dia 9 de Fevereiro celebra-se o Dia da Internet Mais 2016. Ao longo dos anos, o Dia da Internet Segura tornou-se um evento marcante no calendário da segurança na Internet, sendo hoje comemorado em mais de 100 países e em todos continentes, numa altura em que as tecnologias não são indiferente a ninguém. Um em cada três utilizadores da Internet são crianças.

 

 

Tema 2016 : "Faz a tua parte por uma Internet Segura".

 

 

safernet2016b.png

 

Dia Internet Segura

https://www.internetsegura.pt/

 

O Dia da Internet Mais Segura, celebrado no dia 9 Fevereiro vai pôr milhões de adolescentes, e educadores em todo o mundo a reflectir sobre como melhorar a segurança digital.

 

Para ver todos os países envolvidos, consultar mapa no site Safer Internet. 

 

E para tomar conhecimento de Actividades perto da vossa escola, visitem esta página. Pesquisem por país e cliquem na bandeira respectiva.

 

Em virtude do dia 9 Fevereiro coincidir com as férias lectivas de Carnaval, no nosso país, e claramente em vários países europeus, o projecto SeguraNet, convidou todas as Escolas a promoverem actividades no âmbito da segurança digital durante o mês de Fevereiro.

 

 

safernet_2016e.jpg

 

http://www.seguranet.pt/

 

Ir + longe:

 

"Vamos envolver a escola! Esta é a oportunidade perfeita para introduzir, ou reforçar, os temas da segurança digital entre alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e pais."

 

Para poder ser dada a merecida visibilidade às iniciativas próprias de cada escola/agrupamento, é solicitado que procedam ao respectivo registo na página de apoio Actividades das Escolas 

 

 

 

 

Saber +

 

The Web We Want – A Internet que Queremos é uma brochura educativa, destinada a jovens entre os 13 e os 16 anos, que apresenta um conjunto de ferramentas que educa os adolescentes a saberem proteger-se quando estão online.

 

Este recurso pedagógico necessário a professores, jovens e pais, foi criado com a participação activa de adolescentes de toda a Europa, aprovado pela Comissão Europeia e traduzido para português.

Este recurso encontra-se disponível para descarregar (pdf) online aqui

 

 

 

Brochure The Wen We Want

UE 

http://www.avatargeneration.com/

 

O mundo da Internet é um mundo fantástico! Podemos encontrar os nossos amigos, partilhar as nossas músicas e imagens favoritas e até mudar o mundo se, como a Malala e a Martha, tivermos boas ideias, soubermos expô-las por escrito e ter iniciativa (ver página 15).

 

Com a ajuda deste manual, os alunos poderão testar as suas competências, saber mais sobre os seus direitos no universo da Internet e criar dicas e ferramentas que poderão partilhar com os jovens de todo o mundo.

 

Descobrirão ainda o que os outros jovens da sua idade pensam acerca de determinadas actividades online e o que procuram na Internet. Por isso, se definiu este manual WWW - A Rede que queremos! 

 

in Prefácio The Web We Want

 

 

 

 

Actividades:

 

  • Tomar precauções quando navegam na Internet, para desfrutar com maior segurança das inúmeras vantagens que a Internet e as tecnologias lhes oferecem.
  • Para saber mais acerca dos riscos e das formas de se proteger, convidar os alunos a visitar as várias secções :

Exemplos: Jogos de vídeo, apps, Fóruns e redes sociais, salas de chat, cyberbullying, entre outras.

  • Elaborar cartazes, flyers, vídeos
  • Registar as Actividades desenvolvidas pelas turmas, mas sempre em nome da escola, embora identificando os alunos e turmas.
  • Atenção a selfies com alunos com -16 anos.

 

Recursos:

 

Recursos para educadores e alunos por nível de estudos: Jogos 1º e 2º ciclos; Jogos 3º ciclo; Jogos para pais/educadores.

 

 A Professora GSouto

 

08.02.2016

 

Licença Creative Commons

 

2 comentários

Comentar post