Sabe quem é Sir John Cornforth ? Prémio Nobel da Química 1975
Sir John Cornforth
créditos: United Press
Sir John Cornforth faria neste dia 7 Setembro, 100 anos. Sir John Cornforth, o cientista australiano perdeu a audição aos vinte anos, mas manteve-se activo até aos 90 anos.
John Warcup Cornforth, apesar de perder completamente a audição muito jovem, conseguiu fazer uma carreira científica brilhante no campo da Química com muitas descobertas e publicacções científicas reconhecidas a nivel mundial.
Google Doodle:
Google Doodle 100º Aniversário de Sir John Cornforth
https://www.google.com/doodles/
Google homenageia hoje, dia 7 Setembro, com um Doodle alusivo ao trabalho de pesquisa de Sir John Cornforth (1917-2013). Cornforth foi laureado com Prémio Nobel da Qumica em 1975.
Sir John Cornforth recebe o Prémio Nobel da Química
© AP
Saber +
Sir John Cornforth, nasceu em Sydney, Austrália, em 1917. Aos vinte anos ficou surdo devido a uma otosclerose. Frequentou a escola Sydney Boys. Aí se destacou academicamente, nas disciplinas de inglês, matemática, ciência, francês, grego e latim.
John Cornforth
via @LauraOutterside
Mas foi seu professor de Química, Leonard "Len" Basser, que o inspirou a seguir a carreira da Química. Cornforth formou-se como dux da classe de 1933 no Sydney Boys High School. Tinha 16 anos de idade.
Entrou no campo da química orgânica na Universidade de Sydney, e impossibillitado pela sua surdez, de ouvir as palestras dos seus professores nas aulas na Universidade de Sydney, lia todos os manuais de Química.
Sir John Cornforth e Rita Harradence na Universidade de Sydney
créditos: Wikimedia Commons
Aí conheceu a farmacêutica Rita Harradence. Ela quebrara um balão no laboratório e pediu a Cornforth - um soprador de vidro consumado - para repará-lo.
Assim, começou uma longa parceria profissional e romântica. Em 1939, Cornforth e Harradence ganharam bolsas de estudo para estudar em Oxford. Casaram dois anos mais tarde.
Em Oxford, influenciaram profundamente o estudo da penicilina durante a II Guerra Mundial. Juntos, escreveram mais de 40 artigos científicos.
Sir John Cornforth
créditos: Getty Images
https://www.gettyimages.co.uk/
Nobel da Química:
Sir John Cornforth recebeu o Nobel da Química de 1975, juntamente com Vladimir Prelog, pelo seu trabalho na estereoquímica das reacções de catálise das enzimas. Suas conclusões abriram a porta para muitas descobertas, incluindo o desenvolvimento de medicamentos que reduzem o colesterol.
Quando o Prémio Nobel foi anunciado, no comunicado oficial distribuido à imprensa admitiu que "este assunto é difícil de explicar aos leigos".
Sir John Cornforth
https://www.sciencereviews2000.co.uk/
Mas o seu trabalho, investigando as enzimas que causam mudanças nos compostos orgânicos, ajudou-o a descrever a biossíntese do colesterol, pelo qual recebeu o Prémio Nobel.
Cornforth recebeu város prémios. Foi membro da Royal Society e seguiu activamente a pesquisa no campo da Quimica na Universidade de Sussex. Em 1975 foi condecorado também com o Prémio Australiano do Ano. Em 1976, foi nomeado cavaleiro.
Sir John Cornforth influenciou significativamente a compreensão da penicilina, incluindo como purificá-la e concentrá-la. Continuou sua pesquisa na Universidade de Sussex até sua morte. Morreu em 2013. Tinha 96 anos.
Sir John Cornforth
Actividades:
O ano lectivo está praticamente a começar. Um excelente assunto a debater na área curricular de Química.
A Professora GSouto
09.09.2017