Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dr Seuss : livro inédito em português 'Que Amigo Levo Comigo' & outros livros

 

1507-1.jpg

 

 

Que Amigo Levo Comigo?

Dr. Seuss

tradução: José Dias Pires

http://static.fnac-static.com/

 

"Queremos um amigo. Queremos um amigo. Que tipo de amigo Vou levar comigo? O cachorro? O gatinho? A gata? Ou o cão? Oh, pá! Isto não vai ser fácil, não."

 

É óbvio que já ouviste falar em Dr. Seuss... em inglês, certamente. Pois agora o livro juvenil Que amigo levo comigo?, do norte-americano Dr. Seuss, descoberto mais de vinte anos depois da morte do autor, foi editado em Dezembro 2015, em Portugal, pela Booksmile.

 

 

Theodor Seuss Geisel, cartoonista

http://myhero.com/

 

 

Saber +

 

Dr. Seuss é o nome pelo qual é conhecido o escritor, ilustrador e cartoonista norte-americano Theodor Seuss Geisel, que morreu em 1991, deixando mais de sessenta livros para crianças, quase todos de poesia. Com traduções em mais de trinta línguas.

 

 

doodle-dr-seuss.jpg

 

Google Doodle 105º Aniversário de Dr Seuss

https://www.google.com/doodles/

 

Google Doodle:

 

Google celebrou o 105º aniversário de Dr Seuss com um Doodle alusivo às suas personagens criadas para os livros infantis que escreveu, no dia 2 de Março de 2009.

 

 

dr-seuss-O-Gato-do-Chapeu1.jpg

 

O Gato do Chapéu

Dr Seuss

https://www.bertrand.pt/livro/

 

Em Portugal, a publicação da obra do autor é esporádica, tendo sido editado o livro O Gato do Chapéu, pela Gradiva. Hoje com várias edições de outras editoras.

 

 

O Gato do Chapéu

Dr. Seuss

http://catatu.catalivros.org/

 

Sinopsis:

 

Está um dia chuvoso, e a Sally e o seu irmão estão aborrecidos em casa. É então que aparece o Gato do Chapéu, um gato travesso capaz de inventar as piores traquinices para os entreter.


Mas a Mãe está quase a chegar e não vai gostar mesmo nada de ver tudo desarrumado. Os dois irmãos têm de convencer o Gato a limpar a bagunça e a ir-se embora... depressa!

 

 

O Gato do Chapéu

Dr. Seuss

http://recursos.wook.pt/

 

Um livro muito divertido que nos mostra que, mesmo em dias cinzentos, se podem viver grandes aventuras.

 

PNL: Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

 

 

dr-seuss-que-amigo-levo-comigo.jpg

 

Que amigo Levo Comigo?

Dr Seuss

https://www.bertrand.pt/livro/

 

Mas voltemos ao recente livro editado em Portugal, Que Amigo Levo Comigo?

 

Excerto:

 

Queremos um amigo.
Queremos um amigo.
Que tipo de amigo
Vou levar comigo?
O cachorro?
O gatinho?
A gata?
Ou o cão?
Oh, pá!
Isto não vai ser fácil, não (...)

 

Dr Seuss, Que Amigo Levo Comigo?

 

Que amigo levo comigo?, teve em Julho uma tiragem de um milhão de exemplares nos Estados Unidos. É o primeiro de uma série de obras do autor que a Boooksmile vai editar nos próximos meses.

 

 

 

Dr Theodor Seuss Geisel, médico e escritor

https://en.wikipedia.org/

 

Biografia:

 

Dr. Seuss nasceu dia 2 Março 1904. Éum dos mais queridos autores de literatura infantil de sempre. Foi traduzido para mais de 30 línguas e tem pubilcados mais de 60 títulos. Já vendeu mais de 650 milhões de obras em todo o mundo.


Entre muitos prémios que lhe foram atribuídos, destaca-se o Pulitzer. Muitas das suas histórias deram origem a filmes premiados: três Óscares, três Emmy e um prémio Peabody.

 

 

Dr Theodor Seuss Geisel

via YoTube

 

Dr. Seuss queria, com os livros infantis, não só colocar as crianças a ler, mas também fazê-las pensar e imaginar. Nunca tratá-las com condescendência, mas como iguais.


Poucos são os autores de literatura infantil que tiveram direito a uma estátua pública. Dr. Seuss teve essa honra, juntando-se a nomes como Hans Christian Andersen, Astrid Lindgren ou Mark Twain.

 

Da escultura fazem parte personagens que marcaram a sua carreira: Lorax, Grinch e o seu cão Max, Yertle the TurtleHorton the Elephant e Thidwick the Big-Hearted Moose.

 

 Que amigo levo comigo? terá sido escrito em rimas, e ilustrado por Dr. Seuss, entre os anos 50-6. Foi descoberto pela viúva e por uma assistente em 2013, entre papéis e desenhos dispersos, reunidos numa caixa.

 

 

Que Amigo Levo Comigo?

Dr. Seuss

http://static.fnac-static.com/

 

 

Ir mais longe:

 

O livro com tradução portuguesa de José Dias Pires, conta a história de dois irmãos que vão a uma loja escolher um animal de estimação para levar para casa.

 

 

 

Que Amigo Levo Comigo?

Dr. Seuss

https://reader.bertrand.pt/

 

As rimas sucedem-se consoante os dilemas de escolhas das crianças, entre um cão e um gato, um pássaro, peixes ou um coelho.

 

 

And to think that I saw it on Mulberry Street

Dr Seuss, 1937

https://www.amazon.com/

 

Theodor Seuss Geisel fez ilustração para publicidade. E também para revistas como a Life e a Vanity Fair, antes de publicar o primeiro livro para crianças, And to think that I saw it on Mulberry Street, em 1937.

 

Níveis de aprendizagem:

 

  • Ensino pré-primário;
  • Ensino Primário (4-6 anos)

 

 

 

Que Amigo Levo Comigo?

Dr. Seuss

http://static.fnac-static.com/

 

 

Actividades:

 

Ensino Pré-Pimário & Primário:

 

  • Ler livro em voz alta na sala de aula: Vamos contar uma história? A professora lê o livro em voz alta, os alunos apenas ouvem a história.
  • Depois, convidar os alunos a explorar o livro impresso, fazer e/ou ouvir as perguntas dos alunos, complementar qualquer ideia menos explícita.

 

Ensino Primário:

  • Introdução ao livro: Guiar os alunos para a leitura digital da apresentação do livro aqui
  • Convidar os alunos a ler o livro (impresso em papel)
  • Debater o papel dos animais de companhia em casa. Ascultar os alunos sobre as suas preferências de animal. 
  • Ficha de leitura: acompanhamento da leitura
  • Estudo da Rima: iniciar os alunos na elaboração de rimas.

 

Bom trabalho!

 

A Professora GSouto

 

09.01.2016

actualizado 02.03.2020

 

Licença Creative Commons