Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Pausa Páscoa : Férias com livros & actividades !

 

pascoa3.jpg

 

 

Chegou o tempo de pausa. Férias da Páscoa. Alunos, crianças e adolescentes andam já a usufruir deste tempo de liberdade, para saída com os amigos e passeios com a família. o tempo não está aajudar muito. Mas, mesmo assim, é bom estar livre de obrigações e horários apertados.

 

Já vi muitos por aí, em busca de entretenimento, ou saboreando algumas tradicionais doçarias da época: ovos de chocolate, amêndoas, pão-de-ló, e para os familiares mais tradicinais, o folar de Páscoa.

 

Para os mais novinhos, é mais complicado. Os pais tentam arranjar actividades, como a leitura ou então actividades lúdico-pedagógicas.

 

Livros:

 

 

 

O Coelhinho Branco
António Torrado
https://www.fnac.pt/
 
 
As histórias da Colecção Ver e Ler são importantes auxiliares de uma aprendizagem da leitura, em que a criança descobrirá por si uma nova aptidão como se o livro falasse só para ela. Ver e Ler como o Coelhinho Branco foi ajudado pela formiga.
 
 
Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.
 
 
 

 

Hora de Deitar, Baltasar !

texto e ilustração: Yasmen Ismail

http://www.booksmile.pt/livros/

 

Livros:

 

Ah, a hora de deitar. Ter de ir para a cama quando só apetece continuar a brincar, correr e saltar. Poças de lama? Calma, o protagonista deste livro não é uma criança - parecia, não parecia? - mas sim um cão chamado Baltasar, que foge do dono quando percebe que é hora de fechar os olhos. As parecenças com a rotina nocturna dos mais pequenos, mesmo em tempo de férias, são muitas.

 

Pois é! É claramente o objectivo da autora Yasmen com uma história feita à medida da hora de ir para a cama. Este livro o prémio Melhor Livro Ilustrado do New York Times.

 

Sinopsis:

 

São horas de ir para a cama, mas o Baltasar não se quer ir deitar. Sempre fugidio e brincalhão, ele esconde-se na copa das árvores, nas poças de lama e na pia da cozinha. O Baltasar até prefere tomar banho, só para não ter de ir dormir! Mas, com toda esta correria, não é que o Baltasar ficou com sono?

 

 

 

 

Colecção Tesouros da Literatura

vários autores

http://www.fabula.pt/

 

 

 

 

Colecção Tesouros da Literatura

vários autores

http://www.fabula.pt/

 

 

 

 

Colecção Tesouros da Literatura

vários autores

http://www.fabula.pt/catalogo/

 

Para os mais crescidos, uma chancela que tenta recuperar velhos livros. Velhos, isto é clássicos.

Uma colecção denominada Tesouros da Literatura. A colécção já tem nove volumes publicados, entre os quais A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Jules VerneOs Maias, de Eça de QueirósContos Maravilhosos, de Hans Christian Andersen, e As Aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi.

 

Todos traduzidos directamente dos originais (à excepção de Os Maias, bem entendido) e em edições de capa mole e acessíveis. Quem sabe um primeiro passo  para uma biblioteca ?

 

 

 Actividades:

 

 

 

Páscoa na Quinta

actividades

https://pumpkin.pt/eventos/

 

Na quinta Casa do Sete as crianças podem experimentar diferentes actividades que estão a decorrer desde 26 de Março e vão até 6 de Abril: ioga, jardinagem, leitura são só algumas das actividades previstas.

 

As oficinas têm lugar entre as 9h00 e as 17h00. Não gratuito.

 

 

 

A ciência não vai de férias... de páscoa

Exploratório Ciência Viva Coimbra

http://exploratorio.pt/

 

No Exploratório Ciência Viva de Coimbra os pequenos cientistas vestem a bata e vão até ao laboratório, isto porque há Biologia, Geologia, Astronomia, Botânica, Matemática e Química para aprender.

 

Para além disso, há ainda tempo dedicado à leitura com a celebração do Dia Internacional do Livro Infantil, no dia 2 de Abril. O programa conta com os horários das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Não gratuito.


Muitas outras haverá. O que é necessário é imaginação e muita criatividade para propor actividades que prendam a atenção dos jovens e os incentivem a querer sempre aprender.

 

Só lamento que, tantas vezes, os preços sejam tão elevados para a maioria das famílias. Sobretudo quando há mais do que uma criança.

 

Acima de tudo, divirtam-se. E nãi abusem nas doçarias...

 

A Professora GSouto

 

28.03.2018

 

Licença Creative Commons

 



A Professora GSouto


08.04.2017