Pausa Férias : Saga Homem-Aranha a caminho do fim ? Afinal, não !
Homem-Aranha, Longe de Casa
Jon Watts, 2019
Tempo de férias? E aí temos mais um filme da série Homem-Aranha, mais conhecido por Spider-man! De novo com o jovem actor, Tom Holland. Está nas salas de cinema, há algumas semanas.
Amazing Spider-Man
volume 1
O Homem Aranha, banda desenhada da Marvel apareceu pela primeira vez no dia 10 de Agosto 1962.
Têm sido muitas as adaptações ao cinema. A partir de1962, o primeiro da saga com o actor Tom Maguire. Realizado em 2002 por Sam Rami que concretizou uma adaptação coerente do universo do Homem-Aranha.
Tobey Maguire
créditos: Albert L. Ortega/WireImage
Tobey Maguire
credits: Marvel
Protagonizado por Tobey Maguire e tendo Willem Dafoe como o antagonista Duende Verde, o primeiro "Homem-Aranha", de 2002 percorria os lugares-comuns do subgénero dos super-heróis.
Tom Maguire mante-ve ao longo de alguns outros filmes, até à chegada de um novo actor, Andrew Garfield.
No entanto, até agora, Tom Maguire está considerado como melhor intérprete do famoso herói da Marvel.
Homem Aranha/ Spider-Man
Sam Raimi, 2002
E chegou o 'reboot', passados cinco anos, com Andrew Garfield, em Fantástico Homem-Aranha (2012). Dez anos depois da saga com Tobey Maguire Mais criativo e espectacular do que nunca, com fantásticos efeitos especiais, uma nova aventura 3D, realizada por Mark Webber. Houve um segundo capítulo que não correu tão bem como se esperava.
O Fantástico Homem-Aranha
Mark Webber, 2012
Até que surge em 2017, Homem-Aranha Regresso a Casa terceira série da saga. Desta vez com o joven Tom Holland.
Pelo meio surgiu Homem-Aranha: No Universo Aranha (2018), um filme de animação em que pela primeira vez, o Homem-Aranha é negro. Realizado por Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman.
Os planos para um filme de animação do Homem-Aranha, desenvolvidos por Lord e Christopher Miller, foram inicialmente revelados em 2014, e oficialmente anunciados em Abril de 2015.
Homem-Aranha: No Universo Aranha (animação)
Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman, 2018
Lord e Miller queriam que o filme tivesse um estilo único, combinando a animação computadorizada interna da Sony Pictures Imageworks com as técnicas tradicionais de desenho à mão inspiradas no trabalho da co-criadora de Miles Morales, Sara Pichelli.
Sinopse
Miles Morales é um jovem negro de Brooklyn que se tornou o Homem-Aranha inspirado no legado de Peter Parker, já falecido. Entretanto, ao visitar o túmulo de seu ídolo em noite de chuva, é surpreendido com a presença do próprio Peter, vestindo o traje do herói aracnídeo por baixo de um sobretudo. A surpresa fica ainda maior quando Miles descobre que ele veio de uma dimensão paralela, assim como outras versões do Homem-Aranha
Sara Pichelli, co-criadora de Miles Morales
via Reporter Nuovo
Para completar a animação para o filme, foram necessários 140 animadores, sendo esta a maior equipe já usada em um filme da Sony Pictures
O filme foi premiado como Melhor Animação na 91ª Cerimónia dos Oscars, no 40ºs Annie Awards e no 76º Globos de Ouro.
Homem-Aranha: Regresso a Gasa
Jon Watts, 2017
E eis que de novo voltou em 2017, Homem-Aranha: o Regresso a Casa, já com Tom Holland. E outros excelentes actores como Robert Downey Jr, o célebre Homem de Ferro que morre no último Avengers, Vingadores: Endgame, para grande desgosto de todos nós.
Actualmente em exibição Homem-Aranha: Longe de Casa. O Homem-Aranha não era mais o epicentro da intriga, mas sim o “rapaz” por detrás da sua máscara, Peter Parker.
Sinopse: Está em uma viagem de duas semanas pela Europa, ao lado de seus amigos de colégio, quando é surpreendido pela visita de Nick Fury (Samuel L. Jackson). Precisando de ajuda para enfrentar monstros nomeados como Elementais, Fury convoca-o para lutar ao lado de Mysterio (Jake Gyllenhaal), um novo herói que afirma ter vindo de uma Terra paralela. Além da nova ameaça, Peter precisa lidar com a lacuna deixada por Tony Stark, que deixou para si seus óculos pessoais, com acesso a um sistema de inteligência artificial associado à Stark Industries.
Homem-Aranha: Longe de Casa
Jon Watts, 2019
O segundo filme com Tom Holland apresenta a versão do herói mais distante do clássico dos quadrinhos, mas salva-se com aquela que talvez seja a melhor e mais empolgante demonstração dos poderes do cabeça de teia nos cinemas.
Após os eventos de Vingadores: Endgame (2019), o Homem-Aranha tem que se impor para enfrentar novas ameaças num mundo que mudou para sempre.
Homem-Aranha, Longe de Casa
Jon Watts, 2019
Bom, uma saga que pode estar a chegar ao fim? A Disney teria pedido para dividir o financiamento dos próximos filmes Homem-Aranha e de spinoffs de personagens como Morbius e Venom, mas a Sony aparentemente recusou a oferta e negou-se a negociar um novo valor.
Com isso, não se sabe o que vai acontecer com os outros filmes de Homem- Aranha que estavam em desenvolvimento pela Marvel Studios já que os direitos do personagem voltariam a ser totalmente da Sony.
Se és fã, podes juntar-te ao grupo de jovens que lançaram a hashtag #SaveSpiderMan!
Nota: Pois é! Disney-Marvel e Sony juntaram-se de novo! Hoje, surgiu um comunicado conjunto a confirmar um terceiro filme da Sony com Tom Holland a 16 de julho de 2021. Será produzido com a Marvel e a influência criativa do seu presidente, Kevin Feige.
Não são conhecidos os detalhes, mas no âmbito do acordo, o Homem-Aranha também continuará a fazer parte do Universo Cinematográfico Marvel.
Será que os fãs que lançaram a hashtag #SaveSpiderMan venceram? Acho que sim!
Boas férias! Em Setembro, voltamos.
A Professora GSouto
21.08.2019
actualizado 27.09.2019