Pausa Férias : Dia dos Esquerdinos... ou Canhotos !
Pois é ! Hoje é o Dia Mundial dos Esquerdinos, vulgarmente ditos "canhotos" . Claro, o nossso dia .
O Dia Internacional dos Canhotos iniciou-se a 13 de Agosto de 1992 pelo clube britânico Left-Handers, como forma de protesto contra a discriminação que incidia sobre os esquerdinos.
Saber +
O clube britânico Left-Handers decidiu que deveria existir o Dia Internacional dos Canhotos, de forma a chamar a atenção , pois o mundo “estava pensado” apenas para os destros.
Escrever, cortar, mexer no rato do computador ou mesmo lavar os dentes são tudo actividades do nosso quotidiano que fazemos com a mão …. direita ou esquerda.
The Simpsons
Left Power
créditos: Matt Groening
Ser canhoto foi durante muito tempo um "defeito" porque escrever bem só se fazia com a mão direita. E quando vos contava que na escola, a professora me obrigava a escrever com a mão direita, prendendo a minha mão esquerda nas costas, levando reguadas sempre que tentava usar a mão esquerda, nem queriam acreditar. Pois é! Mas aconteceu.
Era mesmo assim. O que eu sofri e tantos outros alunos como comprova o testemunho de várias pessoas, hoje divulgado no Expresso, num artigo muito interessante intitulado Ou escreves com a mão bonita (que era a direita) ou levas com a régua.
Bartholomew JoJo “Bart” Simpson
The Simpsons
créditos: Matt Groening
"ou escreves com a direita ou levas com a régua". Era mesmo assim.
Sim, quando tentava escrever com a mão esquerda, com a qual tinha muita clara facilidade para desenhar as letras do alfabeto, lá vinha réguada e logo a seguir mão esquerda presa nas costas.
Dia dos esquerdinos/ canhotos
via Google Images
Actualmente esta imposição é considerada como antipedagógica. Só podia ! Maria Pascoal, psicoterapeuta, explica as "implicações de coagir um canhoto a escrever com a mão oposta. "Travar algo tão natural como escolher a mão dominante impede que o processo flua" e cria dificuldades na escrita. "Vai ser mais lenta e o grafismo também vai sofrer alterações".
Com 90% da população destra, não é de espantar que o mundo esteja preparado para funcionar 'às direitas', tornando as tarefas mais simples complexas para nós esquerdinos. Tarefas como usar uma tesoura, facas, abre-latas, tacos de golfe.
Escolas: cadeiras com apoios de escrita (destros)
Mas a lista de material a evitar não fica por aqui. Canetas de gel não são práticas para quem escreve de dentro para fora, porque "se corre o risco de borrar tudo"; os cadernos com argolas "dão dores nos pulsos pela pressão" e não conseguem escrever até ao fim da folha devido à posição da mão. Já para não falar de quando chegamos a um auditório (faculdade, conferências) e o apoio para escrever só está pensado para destros.
Podemos então falar de dor emocional ? Claro que sim, porque a motricidade de um esquerdino não é, de facto, igual à da maioria das pessoas.
Na actualidade, são vários os estudos que indicam que os 'canhotos' são mais imaginativos e com uma maior capacidade de resolver questões difíceis do dia-a-dia. No fundo, existe uma maior estimulação de ambos os hemisférios do cérebro humano face aos destros que apenas utilizam um hemisfério.
Leonardo da Vinci
via Biography
Esta pesquisa revela também que existe “uma maior tendência” para a formação de génios humanos: Leonardo da Vinci, Ghandi, Beethoven, Einstein... Barak Obama, apenas para enumerar alguns.
Dicionários:
Dicionário
via Google Imagens
Canhoto / Destro :
Até no dicionário de Língua Portuguesa consta que "canhoto" é aquele 'que executa com a mão esquerda aquilo que geralmente se executa com a direita' e, em sentido figurado, 'inábil, desajeitado, desastrado'.
Pelo contrário, um 'destro' é aquele que é 'hábil, ágil, desembaraçado'. Há também expressões populares que valorizam de forma diferente os dois hemisférios do corpo: diz-se que "o desafortunado acordou com o pé esquerdo" e, na passagem de ano, desejamos aos demais que "entrem com o pé direito".
Enfim, uma lista enorme de disparates. Mas eis algumas das coisas que dizem quando escreves com a mão esquerda:
Foi com o objectivo de chamar a atenção para este 'estigma', mas também para o desmistificar e celebrar a evolução, que se instituiu o Dia Internacional do Canhoto.
#Lefty
Com efeito, nas sociedades evoluídas "ser canhoto" já não é um defeito a ser contrariado por todos os meios. Um verdadeiro martírio para os esquerdinos durante tantos anos !
Já que de acordo com os estudos, os esquerdinos têm uma vantagem de pensamento, visto que usam os dois hemisférios do cérebro, e são regras geral, por isso mesmo, mais imaginativos.
Quantos alunos eu tive esquerdinos! Em cada turma, 20% a 30% eram esquerdinos. E a professora também ! Ficavam todos felizes! Apenas estranhavam que escrevesse com a mão direita. E lá tinha eu que explicar a 'triste história' de, na minha infância, ter tido professsoras que me martirizavam por causa de ser esquerdina. Já no desporto, na dança, nas lições de piano, ficava a ganhar.
Chiquinha: Ode do Canhoto
Actividades :
- Exercício vocabular : pesquisar em diferentes dicionários online de Língua Portuguesa, as várias definições dos vocábulos "canhoto" ; esquerdino ; destro.
- Cultura/ Ciências / Literatura / Cidadania : pesquisar esquerdinos músicos, cientistas, escritores, personalidades a nível mundial.
- Entretenimento : pesquisar nomes de actores, jogadores, e outros, esquerdinos.
wordle
via Google Imagens
Para todos, continuação de boas férias ! Para os esquerdinos, um dia bem 'cool' ! Em Setembro, estarei de volta, enquanto tiver o gosto de continuar este blogue iniciado em Setembro de 2005 para apoio e enriquecimento de actividades curriculares na área de Língua Portuguesa.
Muitas postagens têm trabalhos de alunos de 2005 a 2009, e colaboração de alguns dos mais dotados para as tecnologias.
Para os professores de Língua Portuguesa materna e Língua Portuguesa não materna ou estrangeira, muito obrigada pelo carinho em seguir-me. E bom descanso. O novo ano lectivo está perto. É preciso refazer energias. Ser professor é uma profissão linda, muito enriquecedora, os alunos são fantásticos quando sentem que professor está com eles por inteiro.
Aproveite para explorar alguns dos assuntos publicados no BlogdosCaloiros. O BlogdosCaloiros foi uma das primeiras experiências da utilização de blogues no ensino, a nível nacional e internacional. Fez com que eu apresentasse um artigo científico na Universidade do Porto, no Encontro Nacional e Galaico-Português de web blogs, em Outubro de 2006.
As tecnologias são uma excelente ferramenta no Ensino, não esqueçam. Hoje, fundamental !
Até Setembro !
A Professora GSouto
13.08.2014