Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Parabéns Sophia de Mello Breyner ! Homenagem Google Doodle em dia de aniversário

 

 

Google Doodle 103º Aniversário de Dophia de Mello Breyner

https://www.google.com/doodles/

 

“When I die I will return to seek

The moments I did not live by the sea.”

 

Poem by Sophia de Mello Breyner which inspired the Doodle artwork

 

Google celebra hoje, dia 6 Novembro 2022, o 103º amiversário de Sophia de Mello Breyner com um Doodle inspirado na poesia de Sophia cuja temática é o mar. Segue-se uma curta mas cuidada biografia.

 

 

 

O Universo Infantil de Sophia de Mello Breyner Andresen

exposição Centenário

via C.M. de Sesimbra

 

Google Doodle:

 

"Today's Doodle celebrates the 103rd birthday of Sophia de Mello Breyner Andresen, an acclaimed Portuguese poet. She was the first woman to earn the Camões Prize, the highest Portuguese honor for poetry. Throughout her career, she published 14 acclaimed volumes of poetry and several short stories, children’s books and essays. "

doodler : Matthew Cruickshank

 

 

 

créditos: Fernando Lemos, 1949-52

via Fundação Calouste Gulbenkian

 

Dados biografia via Doodle :

 

Sophia nasceu dia 6 de Novembro 1919, no Porto onde passou a sua infância. Foi criada por pais abastados e uma ama que, a pedido de Sophia, costumava ler poesia e ficção em voz alta. Muito antes de saber ler, Sophia encantava sua família recitando as obras de poetas do século XVI. Aos 12 anos, ela estava lendo avidamente Homero.

 

 

Poesia
Sophia de Mello Breyner Andresen

 

Sophia publicou seu primeiro livro, Poesia (Poesia) em 1944. A sua poesia toca temas como Existencialismo e Individualismo. Depois de se casar e constituir família, Sophia começou a concentrar-se em questões sociais que afectariam seus filhos. Seus segundo e terceiro volumes de trabalho, particularmente poemas como "Livro Sexto", destacaram a corrupção e a injustiça.

 

Livro Sexto

Sophia Mello Breyner

 

Na década de 50, Sophia começou a escrever literatura infanto-juvenil. São bem nossos conhecidos os contos infantis e juvenis. Publicou O Rapaz de Bronze entre outros Escreveu mais nove livros, enquanto continuava com os contos.

 

Mais tarde na carreira, publicou sa ua poesia mais aclamada, Dual e O Nome das Coisas. Foi galardoada com o Prémio Max Jacob de Poesia e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana.

 

Hoje, os amantes da poesia podem encontrar seu trabalho em livrarias de todo o mundo. E também online.

 

 

 

Centenario Sophia Mello Breyner 2019

https://www.rtp.pt/

 

Ir + longe:

 

Em 2019 celebrou-se o Centenário Sophia. A 6 de Novembro 2109 cumpriram-se 100 anos do nascimento de Sophia, uma das mais importantes poetas portuguesas do século XX, e a primeira mulher a receber o Prémio Camões 1999, o mais relevante galardão literário da língua portuguesa. Decorreram um pouco por todo o país as celebrações incentivando à leitura da sua poesia e prosa.

 

 

 

 "Espaço entre a Palavra e a Cor"

Memorial Evocativo do Centenário de Sophia Mello Breyner

https://www.cnc.pt/

 

Localizado próximo da Estação Fluvial de Belém e do Terreiro das Missas, o Memorial junta uma selecção feita por Maria Andresen Sousa Tavares (filha da poeta), de poemas de Sophia transcritos em azulejo e dois trabalhos de grande dimensão do artista Menez.

 

 

 

Homenagem a Sophia Mello Breyner

Feira do Livro do Porto 2017

créditos: João Manuel Ribeiro/Global Imagens

via DN

 

Já em 2017, a Feira do Livro do Porto homenageara Sophia com as activiidades direccionadas para a obra da autore, bem como a plantação da tília Sophia na Avenida das Tílias, no Palácio de Cristal, na presença de Miguel Sousa Tavares (fillho).

 

Actividades:

 

  • Solicitar aos alunos que busquem no arquivo Doodles de Google, o doodle de homenagem a Sophia. Incentivar a descobrir a relação do Doodle com temática O Mar na poesia da autora.

 

  • Solicitar a tradução de Inglês para Português dos versos que deram o mote ao Doodle e, em trabalho de grupo, levar os alunos a pesquisar sobre o poema dp excerto transcrito.

 

  • Revisão Texto Poético: principais características.

 

  • Seleccionar poemas de Sophia: cada grupo poderá escolher um poema de Sophia e fazer leitura em voz alta na aula.

 

Parabéns Sophia !

 

A Professora GSouto

 

06.10.2022

 

Licença Creative Commons