Parabéns José Xavier : Membro Honorário do BAS
José Xavier, cientista
créditos: José Xavier
http://cientistapolarjxavier.blogspot.pt/
Foi com muita alegria que lemos que o nosso amigo José Xavier, investigador da Universidade de Coimbra, foi nomeado membro honorário do centro British Antarctic Survey (BAS).
José Xavier, actualmente um dos cientistas nacionais com maior produção científica sobre as regiões polares, e que tão bem conhecemos da nossa participação no Ano Polar 2007-2008.
Saber +
Para o instituto sediado em Cambridge (Reino Unido), "é um grande prestígio pretender reconhecer e evidenciar a contribuição" de "um número restrito de indivíduos chave", como José Xavier, para "a ciência, operações e inovação científicas do BAS", estas foram as declarações do director de ciência da instituição, David Vaughan, citado numa nota hoje divulgada pela UC.
O BAS está "muito orgulhoso com a nomeação de José Xavier como membro honorário, em reconhecimento da nossa colaboração"
David Vaughan
José Xavier, de 40 anos de idade, coordenador de projectos científicos do BAS na Antárctida e na UC, considerou que "este reconhecimento internacional reflecte o resultado de muitos anos de trabalho" na instituição inglesa.
"Trabalhar num instituto que lidera a investigação polar a nível mundial é um orgulho e levar jovens investigadores portugueses regularmente a Cambridge, para trabalharem com alguns dos melhores cientistas, continuará a ser uma das minhas prioridades"
José Xavier
Albatroz, 2015
créditos: José Xavier
http://cientistapolarjxavier.blogspot.pt/
José Xavier colabora com mais de dez países e com publicações regulares de artigos em «jornais de ciência de referência», e trabalha com o BAS desde 1997, tendo feito aí e na Universidade de Cambridge os seus doutoramento e pós-doutoramento, refere a UC.
Investigador convidado do BAS, José Xavier é, com outros colegas britânicos, coordenador do CEPH-BAS, programa que avalia a ecologia alimentar de pinguins, focas, albatrozes e outros predadores da Antárctida.
Foi assim que o conhecemos quando gentilmente acedeu a vir ao Porto participar no projecto curricular Conversa com um Cientista para falar com os alunos que activamente participavam nas actividades do Ano Polar 2007-2008.
José Xavier na Antárctida, 2008
créditos: José Xavier
http://cientistapolarjxavier.blogspot.pt/
Depois, fomos seguindo José Xavier através do seu "diário polar", o blogue que na época se denominava Cientista Polar José Xavier e que continua a actualizar agora com o nome Ciência Polar
Os alunos estavam muitos atentos ao que este jovem cientista polar investigava nas expedições à Antárctida. Admirávamos o seu trabalho, publicávamos algumas das fotos de animais polares no BlogdosCaloiros, fotos que davam apoio às várias actividades, bem como ao Jornal de Parede que semanalmente era actualizado pelas equipas de alunos.
Uma Aventura no Alto-Mar
edições Caminho
Foi com base nas suas viagens e expedições à Antárctida que o livro Uma Aventura no Alto-Mar foi escrito, como a participação de José Xavier. Não esquecemos o exemplar autografado que nos deixou.
Lemos o livro em sala de aula, desenvolvemos actividades criativas com base nessa leitura relacionadas com o projecto Ano Polar 2007-2008.
Dois anos mais tarde, leguei o livro, em nome dos alunos que participaram nos projectos curriculares Ano Polar, à biblioteca da escola
José Xavier na Antárctida, 2008
créditos: José Xavier
http://cientistapolarjxavier.blogspot.pt/
É assim, com imensa alegria, repito, que divulgo esta excelente notícia da nomeação do amigo José Xavier, muito meritória, para membro honorário do BAS, pelo trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo dos anos.
O instituto, que desenvolve e coordena "investigação interdisciplinar de qualidade internacionalmente reconhecida nas regiões polares", faz parte da Natural Environment Research Council (NERC) e possui mais de 400 pessoas, trabalhando conjuntamente para produzir ciência nas regiões polares.
O BAS que opera em cinco estações científicas, dois navios e cinco aviões na Antárctida, "tenta responder a questões de importância global e regional" e a investigação que realiza envolve projectos científicos com mais de 120 colaborações nacionais e internacionais, incluindo Portugal.
Actividades:
- Se tem alunos interessados nesta área da ciência polar, convide-os a fazer uma pesquisa neste blogue sobre o Ano Polar 2007-2008 ou no blogue polar dos alunos sob o tema Ano Polar Internacional 2007-2008.
- Aqui encontrarão algumas das actividades desenvolvidas pelos alunos no projecto curricular desenvolvido na área disciplinar de Língua Portuguesa ao longo dos anos lectivos 2006-2007 e 2007-2008.
- Neste âmbito, os alunos criaram um blogue polar Geração Polar que continua activo e é actualizado, sempre que possível. O seu últmo post A COP21 : SOS Planeta
- Foram muitas as actividades desenvolvidas : blogue, jornais de parede, exposição na biblioteca da escola, textos criativos, slides, entre outras.
- Uma actividade muito acarinhada por todos os alunos, o concurso Escritor Polar. O nosso aluno Dinis Matos, 6ºC recebeu Menção Honrosa com o Rap Toda a gente que 'tá no Árctico põe a mão no ar!.
- Muitos alunos concorreram (individualmente ou em grupo) em diferentes géneros de escrita criativa: contos, poesias, fábulas, ensaios, textos dramáticos.
A Professora GSouto
01.12.2015
fonte : Lusa (nomeação José Xavier)