Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Escolas : Oububro Rosa : Vamos participar ? Recursos

 

 

pink-october1.jpg

 

 

Dia 30 de Outubro em Portugal é Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama. Em Portugal são detectados anualmente cerca de 5 000 novos casos de cancro da mama e 1 500 mulheres morrem vítimas desta doença.

 

Apesar da gravidade dos números, a taxa de mortalidade tem vindo a diminuir ao longo dos anos o que nos enche de alegria.

 

Há no entanto um outro dia dedicado a esta terrível doença. Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, 4 de Fevereiro.

 

O objectivo do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro é desmistificar algumas das ideias pré-concebidas sobre o cancro, informar sobre factores reais da doença e apoiar todos os que estão sofrendo de uma doença que, felizmente, tem feito muitos progressos na cura.

 

 

outubro-rosa2015-ingl.jpeg

 

 

Saber +

 

A celebração do Dia Mundial baseia-se na Carta de Paris, aprovada em 4 de fevereiro de 2000, na Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio.

 

A Carta apela à aliança entre investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indústria no âmbito da prevenção e tratamento do cancro

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 40% de todos os cancros podem ser prevenidos e outros podem ser detectados numa fase precoce do seu desenvolvimento, tratados e curados.

 

 

pink-october.jpg

 

 

Este post é a nossa homenagem aos queridos alunos que perderam o combate, mas não deixaram de lutar. Um toque especial deixaram en nossas vidas. Na minha, em especial.

 

É também para os alunos que possam ter sofrido uma perda na família e com quem nos cruzamos no dia-a-dia na escola, nas nossas aulas.

 

 

outubro-rosa2015-flores1.jpg

 

 

* Assunto delicado, mas que deve ser introduzido nas áreas curriculares, de modo a ajudar todos os jovens que enfrentam a doença pessoalmente ou na pessoa de um familar, pai ou mãe ou até em alguns casos irmãos.

 

Objectivo:

 

Desmitificar o preconceito, desfazer medos, apoiar todos os que sofrem em si ou com familiares.

 

 

 

 

A Culpa é das Estrelas

The Fault In Our Starts

Josh Boone 2014

https://www.imdb.com/

 

Proposta pedagógica:

 

A Culpa é das Estrelas - filme, livro - a explorar em sala de aula. Diferentes áreas curriculares.

 

A Culpa é das Estrelas, tradução de The Fault in Our Stars, foi realizado por Josh Boone  estreou em Portugal em Junho de 2014.

 

Nivel etário: + 12 anos.

 

 

culpa-das-estrelas3.jpg

 

 

 A Culpa é das Estrelas

John Green

Edições ASA

https://www.fnac.pt/

 

Baseado no livro A Culpa é das Estrelas de John Green, o filme conta a história de dois adolescentes - Augustus e Hazel - que frequentam a mesma escola e um dia chocam um com o outro nos corredores.

 

Em Janeiro 2013, esta novela de Green The Fault in Our Stars foi aclamado pela crítica da especialidade e chegou a ser um best-seller da lista de vendas do jornal The New York Times

 

Não é um livro alegre, embora tenha passagens divertidas e cheias de ternura. Mas é um livro de história de vidas que vai encantar e comover.

 

Talvez muitos tenham visto a sua adaptação ao cinema. Passou nas salas durante os meses de verão de 2014. Eu fui vê-lo. E adorei. Na sala, muitos adolescentes acompanhados pelos pais. O que é bom!

 

Todos saimos muito comovidos, embora tenhamos rido e chorado ao longo do filme. É uma lição de vida que fala de dois adolescentes que viveram intensamente os últimos meses das suas vidas.

 

 

 

 

 

 

Sinopse:


Apesar do milagre da medicina que fez diminuir o tumor que a atacara há alguns anos, Hazel nunca tinha conhecido outra situação que não a de doente terminal, sendo o capítulo final da sua vida parte integrante do seu diagnóstico. Mas com a chegada repentina ao Grupo de Apoio dos Jovens com Cancro de uma atraente reviravolta de seu nome Augustus Waters, a história de Hazel vê-se agora prestes a ser completamente rescrita...

 

Perspicaz, arrojado, irreverente, mas real. A Culpa é das Estrelas é a obra mais ambiciosa e comovente que o premiado autor John Green nos apresentou até hoje, explorando de maneira brilhante a aventura divertida, empolgante e trágica que é estar-se vivo e apaixonado na adolescência.

 

 

 

 

A Culpa é das Estrelas

The Fault In Our Starts

Josh Boone, 2014

https://www.imdb.com/

 

Será, neste mês de Outubro dedicado à prevenção do cancro em Portugal, uma bela e sensível homenagem a todos os jovens e crianças que são atingidos pela doença, mas que vivem com alegria e esperança até ao último instante.

 

É o caso de Augustus, e foi o caso da Princesa Nónó que nos encantou durante a sua curta vida, com os seus sorrisos que enchem as nossas almas.

 

 

outubro-rosa2015-filme.png

 

 

 

A Culpa é das Estrelas

The Fault In Our Starts

Josh Boone, 2014

https://www.imdb.com/

 

Actividades:

 

  • Informar-se na bibliteca da escola se o livro em vários exemplares faz parte dos livros adquiridos, para distribuir pelos alunos da turma. Se não houver, o que duvido, dado que foi um livro, a partir do filme que chamou a atenção de pedagogos e adolescentes.

 

  • Mas se for o caso, a professora poderá apresentar uma Ficha formativa de leitura orientada com excertos do livro de John Green.

 

  • Se a mediateca da escola não tiver adquirido The Fault In Our Starts (video), poderão dirigir-se previamente a clube de video e depois projectar na sala de aula, não sem antes fazer uma preparação do grupo/turma.
  • “O verdadeiro amor nasce em tempos difíceis.” (Pág. 31) : deixar os alunos expressar-se sobre esta frase do livro.
  • Dar a palavra aos alunos : há alunos que já leram o foram ver o filme com os pais que gostarão de expor as suas opiniões sobre as duas personagens adolescentes, seus comportamentos diversos face à mesma doença. Haverá alunos que poderão conectar esta história com suas vivências pessoais.
  • Propor a criação de letra para uma canção de esperança que poderá ser posteriormente musicada com o apoio dos curriculos de Música.
  • Também em transdiscplinaridade, propor aos professores de Educação Física a organização de uma Corrida Rosa (alunos, professores, pais, auxiliares de educação).

 

 A razão deste meu post ? Apoiar os alunos a  lidar com os mais variados lados da vida. A mensagem é forte, real, mas muito terna. E pode ser tranmitida com verdade e doçura.

 

Sei que apesar de tudo. vão gostar. E se viram o filme, vão gostar de ler ou reler o livro. Encantador, humano, tremendo, comovente. Uma lição de vida.

 

Professores podem convidar os alunos a visitar sobre o mesmo tema, o BlogSkidz (FrançaisLE) Octobre Rose : On participe au collège et lycée ?  Livres & film ! que apresenta uma outra leitura que poderá incentivar os alunos  a apresentar um livro ou filme sobre o tema, e que tivessem gostado.

 

A Professora GSouto

 

30.10.2015

actualizado 23.10.2021

 

 Licença Creative Commons