Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Oh ! Outono chegou ! Ciência & Actividades !

 

outono2019-naturz.jpg

 

Outono

créditos: Autor não identificado 

via Google Imagens

 

(..)

E eu olho o céu deserto, e vejo o oceano triste,
E contemplo o lugar por onde te sumiste,
Banhado no clarão nascente do arrebol...

Olavo Bilac, Em Uma Tarde de Outono,

in "Poesias"

 

Às 8h50 desta segunda-feira, dia 23 de Setembro, entrou oficialmente o Outono no Hemisfério Norte.

 

Este é o dia do Equinócio do Outono, a data em que, segundo a sabedoria popular, o dia e a noite têm a mesma duração. O Equinócio de Outono corresponde ao dia que tem tantas horas de luz solar como de noite.

 

A palavra de origem latina aequinoctium agrega o nominativo aequus (igual) com o substantivo noctium, genitivo plural de nox (noite).

 

doodle-outono2019.png

Google Doodle Outono 2019/ Hemisfério Norte

https://www.google.com/doodles/

 

Esta estação outonal prolonga-se por 89,812 dias até ao próximo Solstício de Inverno que ocorre no dia 22 de Dezembro às 04:19 horas. 

 

Saber +

 

Culturas como a Maia, entendiam o Equinócio de Outono como o dia em que as maiores divindades desciam à Terra, sendo a mais proeminente dessas Kukulcan, a serpente emplumada, deus da água e do vento.

 

outono-maia-Kukulkan.jpg

 

Kukulcan, versão arte

https://smite.fandom.com/wiki/Kukulkan

 

Era considerada uma entidade criadora, tendo esta civilização erguido muitos templos em sua homenagem, destacando-se no caso Chichén Itzá, uma das principais pirâmides Maias, e que ainda na actualidade atrai imensos visitantes aquando do fenómeno anual do Equinócio do Outono.

 

A data que assinala o início do Outono, traz a alteração da natureza. Esta despe-se, as folhas das árvores espalham-se aos quatro ventos, os tons alteram-se e os pássaros recolhem-se ou procuram paragens mais quentes, já que a Primavera entra no Hemisfério Sul.

 

doodle-primavera2019set.png

Google Doodle Primavera 2019/ Hemisfério Sul

https://www.google.com/doodles/

 

Outono é sinal de que é preciso tirar os casacos dos armários e ir buscar os guarda-chuvas. Noites e manhãs muito frescas. 

 

Actividades:

 

outono2019-serralves.jpg

 

Festa de Outono

Parque Serralves

https://www.serralves.pt/

 

  • Festa de Outono:

 

A Festa de Outono regressa a Serralves no fim-de-semana de 28-29 Setembro, com entrada gratuita para todos.
 
 
Com a entrada do Outono, a Festa do Outono celebra e evoca antigos saberes e fazeres, tradições de cariz rural, biodiversidade e natureza, as relações entre o conhecimento ancestral e o contemporâneo, o convívio ao ar livre, proporcionanso o contacto com um ambiente de sensibilização para práticas e modos de estar mais sustentáveis, à luz das preocupações actuais.
 
 
Na Quinta de Serralves e, durante um fim-de-semana, a diversificada programação, representada por diferentes expressões artísticas e tendências ambientais, envolve famílias e público em geral, num entusiasmo saudável e divertido.
 
 

 

 

 

  • Passadiço Treetop Walk:

 

Há também o 'Passadiço ao nível da Copa das Árvores', o Treetop Walk no Parque da Fundação. Um percurso criado num nível elevado face ao solo, junto à copa das árvores, que permite uma experiência impactante de observação e estudo da Biodiversidade do Parque de Serralves.

 

Serralves, que em 2019 celebra os seus 30 de existência, reforça assim a sua missão de promoção e valorização do património natural e cultural, inovando na dinamização de ações de sensibilização Ambiental e fomento da Ciência e na sua relação com diferentes tipos de públicos:

 

  • público em geral,
  • comunidade educativa
  • comunidade científica.

 

Novos e diferentes formatos de fruição permitirão uma abordagem diferente à relação com a Natureza. Disso são já exemplo os tree walks, existentes em alguns dos mais relevantes parques e jardins do mundo.

 

Actividades educativas a não desperdiçar por parte das escolas em visitas de estudo. E nos fins-de-semana, em família.

 

A Professora GSouto

 

23-09.2019

 

Licença Creative Commons