O Rapaz do Pijama às Riscas : livro & filme
O Rapaz do Pijama às Riscas
John Boyne, 2008
"As barreiras podem dividir-nos... mas a esperança vai unir-nos."
O Rapaz do Pijama às Riscas
Mark Herman, 2008
Baseado no livro de John Boyne, estreou esta semana o filme baseado no livro e com o mesmo título: O Rapaz do Pijama às Riscas.
O Rapaz do Pijama às Riscas
Mark Herman, 2008
Saber +
Há quem tenha considerado o livro de Boyne de má qualidade literária. Não vou contestar. Mas foi best-seller do jornal New York Times.
Não podemos esquecer que é um livro de literatura juvenil, e os critérios literários podem ser diferentes, defendendo eu que a qualidade literária deve ser tão exigente como qualquer outro género de literatura.
Mas o livro teve muito sucesso. E os alunos apaixonaram-se pela sua leitura. Em todo o mundo.
O Rapaz do Pijama às Riscas
John Boyne, 2008
edições ASA
Ir + longe:
Publicado no Reino Unido em 2006, simultâneamente em edições para jovens e para adultos, O Rapaz do Pijama às Riscas encontra-se actualmente traduzido em 32 línguas e tem suscitado o interesse da crítica e dos leitores um pouco por todo o mundo.
A prová-lo está a sua adaptação ao cinema, num filme dirigido por Mark Herman, conceituado realizador inglês.
O Rapaz do Pijama às Riscas
John Boyne, 2008
edições ASA
Vencedor de dois prémios literários na Irlanda “Children’s Book of the Year” e o “Listener’s Choice Book of the Year”, bem como do “Bisto Children’s Book Award”.
Foi nomeado para mais de 15 prémios literários internacionais, entre os quais o “British Book Award” no Reino Unido, o “Premio Paolo Ungary” em Itália, o “Prix Farmiente” na Bélgica, e o “Borders Original Voices Award” nos Estados Unidos. Foi ainda nomeado para a “Carnegie Medal” de 2007.
Na contracapa pode ler-se:
"Esta é uma história especial e muito difícil de descrever. Embora fosse normal incluir aqui algumas pistas sobre o conteúdo, entendemos que neste caso isso iria prejudicar a experiência da leitura.
Pensamos, de facto, que é importante começar a ler esta obra sem saber do que ela trata e, para os mais curiosos, avançamos apenas isto: quem ler este livro vai embarcar numa viagem com um rapaz de nove anos chamado Bruno; e, mais cedo ou mais tarde, vai chegar com o Bruno a uma vedação...
Vedação como essa, existem um pouco por todo o mundo. Oxalá o leitor nunca encontre nenhuma igual."
Edições Asa
Também eu! Espero sinceramente que nunca nas vossas vidas encontrem vedações destas! Em parte alguma do mundo.
Deixo o vídeo do filme para que possam começar a saborear a próxima ida ao cinema. Mas... continuamos a ler o livro.
Os alunos que viram o filme com os pais ou amigos ficaram muito impressionados e pediram para ler o livro nas aulas de Língua Portuguesa.
O debate e todas as actvidades inerentes, desde a investigação, ao termo de comparação com o livro já lido, O Diário de Anne Frank bem como as propostas de escrita criativa tornaram o tema muito envolvente, visto por adolescentes que desconhecem o que pode ser uma infância ou juventude atravessada pela guerra.
Nota:
Mais tarde, O Rapaz do Pijama às Riscas foi incluido no programa Ler + do Plano Nacional de Leitura, livro recomendado, 3º Ciclo, Leitura autónoma.
A nossa leitura fo feita nos currículos de Língua Portuguesa, 2º ciclco, 6º ano. Os alunos fizeram a leitura autónima, acompanhada de fichas pedagógicas e debate nas aulas curriculares.
A Professora GSouto
02.02.2009