Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

O Principezinho : Manuscrito em exposição no Musée Arts Décoratifs, em Paris !

 

 

 

Manuscrito Le Petit Prince

Antoine de Saint-Exupéry

1ª edição 1943 

créditos: Reynal & Hitchcock, New York (en français)

© Fondation JMP pour LPP

https://madparis.fr/A-la-rencontre-du-petit-prince

 

A França vai exibir, pela primeira vez, o manuscrito de O Principezinho, numa exposição dedicada ao seu criador, Antoine de Saint-Exupéry, a partir do dia 17 Fevereiro 2022 no Museu de Artes Decorativas, em Paris. A Exposição À la Rencontre du Petit Prince estará aberta até 26 de Junho 2022, e é constituida por diversos objectos do escritor e aviador.

 

Como sabemos, O conto Le Petit Prince foi escrito em 1942 nos Estados Unidos, em Nova Iorque e em Asharoken, uma cidade costeira de Long Island (nordeste). 

 

exp2022-petit-prince-musee-arts-decoratifs2-edtion

 

Manuscrito Le Petit Prince

Antoine de Saint-Exupéry

Édition du Petit Prince en amharique, 1974
Addis Abeba. Traduction : Habte Maryam Markos
© Fondation JMP pour LPP

https://madparis.fr/A-la-rencontre-du-petit-prince#&gid=1&pid=6

 

Quando, em Abril de 1943, Saint-Exupéry deixou os Estados Unidos, para participar para combater na África do Norte, entregou o manuscrito a uma amiga, a jornalista Sylvia Hamilton. Infelizmente Antoine de Sainr-Exupéry desapareceu em voo durante a guerra, talvez abatido pelas tropas nazis.

 

Vinte e cinco anos depois, a jornalista vendeu  o manuscrito à Morgan Library & Museum em Nova Iorque, em 1968.

 

 

 

Antoine de Saint-Exupéry, Le petit prince et le renard, eatudo para Le Petit Prince, 1942 ou 1943
Aguarela e tinta sobre papel. Stiftung für Kunst, Kultur und Geschichte, Winterthur
© Coll. Succession Saint Exupéry – d’Agay © Photo : SKKG 2021

https://madparis.fr/A-la-rencontre-du-petit-prince

 

O Museu americano cedeu para a exposição em Paris, algumas dos documentos mais importantes desse tesouro literário, incluindo as aguarelas originais, pintadas pelo próprio Saint-Exupéry, que representam o asteroide de O Principezinho - capa do livro - e outra na qual o Principezinho aparece com seu longo casaco vermelho.

 

 

 

Antoine de Saint-Exupéry chez Silvia Hamilton, 1942
© Coll. Succession Saint-Exupéry-d’Agay

 

A exposição A la rencontre du Petit Prince  comença com a apresentação da vida do autor. A vida de Antoine de Saint-Exupéry é-nos contada através dos seus escritos : cada história, cada desenho esconde um elemento da vida do escritor. 

 

A mostra capta toda a profundidade da inspiração que levou a esta obra-prima, desde a infância de Saint-Exupéry e uma carta escrita para aquela que mais tarde seria a sua esposa, Consuelo, em 1930, na qual ele menciona "um menino que descobriu um tesouro" e "tornou-se melancólico", até os esboços em que moldou o herói.

 

O aviador, desaparecido durante uma missão no mar Mediterrâneo em Julho de 1944, não viveu para ver o sucesso planetário da sua obra.

 


 

À la Rencontre du Petit Prince

Musée des Arts Décoratifs, Paris 

https://madparis.fr/A-la-rencontre-du-petit-prince

 

No entanto, no final da sua vida, o livro já havia sido editado apenas nos Estados Unidos, em inglês e francês, e "a personagem e o autor acabaram a confundir-se",

 

Anne Monier-Vanryb, curadora da exposição

 


 

 

À la Rencontre du Petit Prince

crédits: Mark Osborne

Musée des Arts Décoratifs, Paris 

 

 

Actividades:

 

  • Solicitar ao alunos que releiam a obra O Principezinho e que levantem algumas questões acerca da obra e do seu autor;

 

  • Rever ou passar em sala de aula o filme animação de Mark Osborne e incentivar os estudantes a explorar as diferenças entre o livro e o filme;

 

  • Informar os alunos que poderão visitar o site  da Exposição À la Rencontre du Petit Prince e explorar os documentos a que têm acesso na visita virtual. E são muitos!

Como os alunos estudam o Francês como língua estrangeira II, poderão com alguma facilidade tomar notas sobre o que vão lendo.

 

  • Os mais novos poderão ser convidados a desenhar várias ovelhinhas que serão expostas nas salas de aulas. Os mais velhos poderão extrair da obra várias mensagens pessoais que poderão ser elaboradas como curtos tweets e posteriormente ser publicados na contas Twitter da escola ou turmas.

 

  • Os felizardos que eventualmente visitem Paris com a família até 26 de Junho, não deixem de visitar a Exposição.

 

A Professora GSouto

 

16.02.2022

 

Licença Creative Commons