Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Escolas : O Príncipezinho, um filme animado nos currículos línguas !

 

 

principezinho1.jpg

 

O Principezinho, Marc Osborne, 2015

https://www.imdb.com/

 

Chegou no dia 3 Dezembro às salas de cinema portuguesas, o aguardado filme de animação O Principezinho, adaptação do livro de Antoine de Saint Exupéry que faz parte dos curriculos escolares de Lingua Portuguesa (6º ano) e Francês LE (3º ciclo). Foram muitos os alunos que o leram comigo.

 

 

 

 

The Little Prince, filme 2015

Marc Osborne

https://www.imdb.com/

 

É um dos livros mais lidos de todos os tempos. O Principezinho já foi traduzido em mais de 270 línguas e dialectos e vendeu mais de 145 milhões de exemplares em todo o mundo. É também o livro mais vendido de sempre pela editora francesa Gallimard.

 

O Principezinho estreou nas salas de cinema em França em 23 Julho 2015. Publicámos um post alusivo no nosso BlogSkidz, sobre esta estreia, e claro também sobre o livro em que se baseia, Le Petit Prince de Antoine de Saint-Exupéry

 

Saber + 

 

Osborne não segue a história original do livro. Numa adaptação pessoal, o realizador interliga duas histórias: a do Principezinho com a história de uma menina alegre e curiosa, mas que vive debaixo das ideias de uma mãe demasiado voltada para o futuro da filha como uma adulta de sucesso. Mas, eis que num encontro inesperado com seu vizinho, o aviador, se vai abrir para um mundo imaginário.

 

 

principezinho2.jpg

 

 

Le Petit Prince, filme animado

Marc Osborne,2015

https://www.imdb.com/

 

Sinopse filme:

 

No centro de toda a história está uma menina (Joana Ribeiro) que é quase 'massacrada' pela mãe (Rita Blanco) que a obriga a estudar e estudar para se tornar uma jovem adulta, capaz de se adaptar ao mundo competitivo em que vivemos.

 

Mas algo vai mudar, graças a um vizinho excêntrico e bondoso. O Aviador (Rui Mendes) que constantemente a distrai no bom sentido.

 

 

petit-prince-film2015.jpeg

 

Le Petit Prince, filme animação

Marc Osborne, 2015

https://www.imdb.com/

 

O Aviador oferece à sua nova amiguinha uma expereriência única - um mundo extraordinário onde tudo é possível. Um mundo que ele próprio vivenciou na sua adolescência pelas mãos de O Principezinho.

 

 

 

 

The Little Prince, filme animação

Marc Osborne, 2015

https://www.imdb.com/

 

Antes de ver o filme, é aconselhável que os alunos leiam o livro O Principezinho, livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.

 

Curiosidades:

 

Sabias que O Principezinho celebrou o seu 70º aniversário em 2013? Pois é! Publicado pela primeira vez a 6 de de Abril de 1943, o livro de Antoine Saint-Exupéry comemorou em 7 Abril 2013, 70 anos de existência.

 

 

 

 

Google doodle 110º aniversário Antoine de Saint Exupéry

https://www.google.com/doodles/

 

E lembras quando Google celebrou o 110º aniversário de Saint Exupéry? Foi em 29 Junho 2010. Mas voltemos então ao seu livro mais conhecido no mundo inteiro.

 

 

 

 

Edições especiais:

 

  • Para além das edições normais, que todos conhecemos, em 2009, a editora Presença lançou uma edição especial de O Principeznho em  Livro Pop-up.

 

 

 

 

O Principezinho, capa preta | Braille

http://www.presenca.pt/

 

 

Ir + longe:

 

E agora foi lançada uma nova edição de O Principezinho, a mais recente versão da obra que tem a particularidade de ter a capa preta.

 

“A história releva a importância das coisas simples da vida: O Principezinho só encontra desilusão nos outros asteróides e na Terra. E volta para o seu planeta, mais pequeno, mas onde se sentia feliz."

 

 

 

 

Filme animado:

 

O filme adapta a história de O Principezinho, tendo como protagonista uma menina e o seu vizinho Aviador, que lhe conta as histórias das suas viagens e de como conhece um dia O Principezinho.

 

Produzido pela Onyx Films, com argumento de Irena Brignull, o filme original é em francês. Na versão inglesa irão ouvir-se as vozes de estrelas como James Franco, Benicio del Toro, Rachel McAdams, Marion Cotillard, Jeff Bridges e Ricky Gervais, entre outros.

 

O principezinho, a rosa, a raposa surgem-nos mais vivos e reais, levando as crianças e por que não os adultos a manterem intacta a capacidade do maravilhamento perante a beleza da obra de Saint-Exupéry.

 

Actividades:

 

  • Reler uma das edições do livro O Principezinho, (versão normal, pop-up), ou se for o caso, uma das versões em mirandês ou em Braille.
  • Visitas de estudo: ir ao cinema como os alunos para dar a conhecer a nova versão.
  • Preparar actividades de apoio à leitura e à adaptação ao cinema.
  • Debater as diferenças entre o original e a adaptação livre de Marc Osborne.

 

 Bom trabalho!

 

A Professora GSouto

 

08.12.2015

 

Licença Creative Commons