Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

O Piloto e o Príncipezinho : livro ilustrado de Peter Sís

 

 

 

O Piloto e o Principezinho

Peter Sís

http://www.jacareca.pt/

 

O livro ilustrado O Piloto e o Principezinho, do autor checo Peter Sis, sobre o nosso autor bem conhecido Antoine de Saint-Exupéry, acaba de ser editado em Portugal pela Jacareca, uma nova chancela, de literatura para crianças, da editora independente Ítaca.

 

 

O Piloto e o Principezinho*

Peter Sís

 

Considerado pelo New York Times um dos melhores livros para crianças de 2014, O Piloto e o Principezinho - The Pilot and The Little Prince -  tem agora a edição em Português. Apresenta uma biografia do piloto francês e autor da obra O Principezinho.

 

 

st-exupery-peter-sis1.jpg

 

 

Peter Sís

via YouTube

http://www.petersis.com/about/

 

Saber +

 

Peter Sís, nascido em Brno, na antiga Checoslováquia, é autor e ilustrador de vários livros para crianças. Foram-lhe atribuídos diversos prémios ao longo da sua carreira, entre eles o Prémio Hans Christian Andersen para ilustração em 2012. Vive desde 1984 na área de Nova Iorque.

 

Mas Peter Sís é também autor de diversos livros ilustrados que ultrapassam o domínio da literatura infantil. Um pouco como Maurice Sendak.

 

 

st-exupery-peter-sis.jpg

 

 

Sarry Messenger/ Galileo Galilei

Peter Sís

http://www.petersis.com.vhost.zerolag.com/

 

As biografias são uma temática recorrente na obra de Sís. A paixão que dela emana  por alguns grande nomes da História, pela grandeza das suas vidas e pelo encanto das suas personalidades, pela herança que doaram à humanidade, é contagiante.

 

É assim em A Árvore da Vida, único livro do autor editado em português,Terramar, onde conta a fascinante vida de  Charles Darwin, e em Starry Messengerdedicado ao grande  Galileu Galilei.

 

 

 

O Piloto e o Principezinho*

Peter Sís

 

O Piloto e o Principezinho, agora traduzido em português. Trata-se de uma obra que explica sucintamente a vida de Antoine de Saint-Exupéry, bem como o seu percurso literário. O livro vai além da história da sua obra mais famosa, O Principezinho. Nela poderá ficar a conhecer a sua infância, as suas principais influências, bem como os elementos que o inspiraram a criar O Principezinho.

 

 

 

O Piloto e o Principezinho*

Peter Sís

 

Sinopse:

 

Saint-Exupéry  chegou ao mundo em 1900, altura em que a França via inventarem-se os primeiros aviões. O rapaz, que nasceu com cabelo cor de ouro e a quem a família chamava rei-sol, cresceu com a paixão  pelas asas.  Aos doze anos,  construía a sua primeira máquina voadora e ainda que as coisas não tenham corrido pelo melhor,  não se deixou desencorajar.

 

 

 

O Piloto e o Principezinho*

Peter Sís

 

Mais tarde, viria a tornar-se um piloto exímio, cabendo-lhe papel de relevo como um dos pioneiros do correio aéreo. As rotas que percorria, os obstáculos que venceu, os acidentes sofridos, os amigos que teve, os sonhos realizados, são minuciosa e magicamente contados por Sís. 

 

Ir + longe:

 

Considerado pelo New York Times um dos melhores livros para crianças de 2014, O Piloto e o Principezinho chega agora às livrarias portuguesas.

 

Peter Sis é autor de diversos livros ilustrados que não são apenas de literatura infantil. É o caso de A Árvore da Vida, que retrata a vida de Charles Darwin.

 

 

 

 

A Árvore da Vida

Peter Sís

https://www.bertrand.pt/

 

Num registo semelhante ao que já tinha feito sobre a vida e obra de Charles Darwin, em A Árvore da Vida, Peter Sís conta a história de "um grande aventureiro", que nasceu em 1900, numa "época fervilhante de grandes descobertas em todo o mundo".

 

 

 

 

O Piloto e o Principezinho*

Peter Sís

 

O texto é remetido para a parte inferior de cada página, ficando o restante espaço ocupado pela ilustração, muito exuberante, conjungando desenho e pequenos apontamentos enciclopédicos sobre Saint-Exupéry.

 

Círculos, rectângulos, estrelas, mapas, árvores genealógicas em forma de mandalas, diários, notas... pequenas histórias dentro da história. 

 

As ilustrações de Peter Sís são cheias de pormenores importantes. Bem concebidas, traduzem-se numa beleza singular, apropriada para todos os leitores, independemente da idade que apreciam o trabalho do autor. É uma forma de biografia ilustrada que agradará sobretudo a todos os níveis etários.

 

 

 

 

O Piloto e o Principezinho*

Peter Sís

 

É o que acontece no seu último livro The Pilot and the Little Prince, The Life of Antoine de Saint-Exupéry. A história do autor de Principezinho é-nos contada com uma sábia mestria e resulta num livro belo e extraordinário!

 

Este livro de Peter Sís, Prémio Hans Christian Andersen 2012, inaugurou a Jacareca.

 

O Piloto e o Principezinho, é um livro "que suscita ao maravilhamento", como descreveu Isabel Castro Silva, responsável da nova editora.

 

Uma extraordinária e inesquecível  viagem pelo tempo e pelo espaço. Acompanhamos Saint-Exupéry nas suas arrojadas viagens,  conhecemos-lhe as rotas, descobrimos-lhe a sensibilidade de sonhador.  Já antes, na sua infância, nos tínhamos levantado de madrugada para lhe fazer a vontade e ouvir os seus poemas.
 
 
As obras de Sís não se lêem apressadamente. Fazem-nos ler devagar, compreender cada detalhe fabuloso.
 
 
Esperamos que, tal como Saint-Exupéry, possamos ver mais livros de Peter Sís em Portugal.
 
 
 
 

 

 
 
Actividades:
 
 
  • Começar por  ouvir a conversa de Peter Sís a propósito do livro O Piloto e o Príncipezinho (em inglês). Debater com alunos as ideias expostas no vídeo;

 

  • Comparar as diferentes versões de O Principezinho já lidas, e estudadas;
  • Recolher elementos de biografias de Saint-Exupéry com esta biografia criada por Peter Sís;
  • Solicitar aos alunos que se manifestem, em relação ao real e ao imaginário;
  • Convidar os alunos a informarem-se sobre Peter Sís e sua obra, já traduzida em português, mas tabém livros escritos em inglês. Para isso, o site do autor fornece muita informação. Deverá ser assim indicado pela professora.
  • Para os professores, existem também documentos de apoio para exploração pedagógica.
 
 
A Professora GSouto
 
24 Janeiro 2016
 
 
Licença Creative Commons
 
 
Referências : Ilustrações do livro O Piloto e o Principezinho em Hipopótamos na Lua