Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Novo Ano Escolar : um ano bem diferente ! Estejam atentos às normas !

 

ano-escola2020-peq.jpg

 

créditos: EPA/BBC

via BBC (língua portuguesa)

 

Arrancou ontem, dia 14 Setembro o novo ano lectivo 2020-2021. Foi dia de muitas crianças e adolescentes voltarem à escola. Desde Março que o ensino presencial foi substituido por ensino à distância via TV Escola para a maioria - 1º ciclo até 3º ciclo, 9º ano incluido- via Skype, WhatsApp e outras redes sociais, inclusive email. 

 

ano-escola2020--tv.jpg

 

Estudo em Casa/ TV Escolar

créditos: André Kosters / LUSA

 

Os estudantes de 11º e 12º anos e os do 2.º e 3.º anos dos cursos de dupla certificação do ensino secundário voltaram a ter aulas presenciais, no final de Maio, devido a exames nacionais. Só nas disciplinas em que tinham exame.

 

ano-escola2020-exam.jpg

 

créditos: Marchante/Reuters

 

E 10º ano? Os alunos ficaram ensanduichados. Sem TV Escolar, sem ensino à distância. E muito se lamentaram de ter pouco apoio por parte dos seus professores curriculares. Houve excepções! Professores que não abandonaram e deram apoio à distância, via redes sociais, sempre preocupados com seus estudantes.

 

ano-escola2020-marcelo1.jpg

 

Professor Marcelo Rebelo de Sousa escola EB E,3 de Gueifães, Maia

créditos: © Notícias Maia

 

"“Isto é uma tarefa nacional, todos estamos interessados em que o ano letivo corra bem, é uma missão nacional, não é a missão de um governo, de um partido, de um sindicato, de um patronato, de responsáveis de escolas, de pais, de alunos ou de autoridades sanitárias, é uma missão de todos”.

ProfessorMarcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República

 

 

ano-escola2020-distan.jpg

 

créditos: Autor não identicado

via Expresso.pt

 

Pois! Muitas crianças e adolescentes deste país, regressaram à escolas, após uma ausência de seis meses. Outros recomeçarão entre 15 e 17 Setembro.

 

O regresso foi feito com expectativa, tensão, e regras, muitas regras. Os alunos foram levados à escola, a pé ou de carro, por um dos pais. Os mais velhos deslocaram-se a pé, bicicleta ou skate, evitando transportes públicos.

 

Houve entradas por turno. Por exemplo, um quarto de hora mais cedo do que era costume, às 8:45 horas. Outros entraram às nove da manhã para evitar congestionamentos.

 

Ainda assim, a entrada para a escola foi atrasada, em alguns minutos, por uma longa fila, frente ao portão, formada por pais de máscaras e filhos quase silenciosos, outros ansiosos, também eles de máscara a partir do 5º ano.

 

 

créditos: LUSA

 

Os mais novinhos despediram-se dos pais no portão. Mas todos, miúdos e graúdos esfregaram a sola dos sapatos num tapete de higienização, e puseram gel desinfectante à entrada.

 

Pelo que ouvi dizer, o período de aulas decorreu normalmente, com 'notas exóticas' da professora falar 'atrás de uma placa transparente de acrílico' quando estava sentada à secretária e com uma máscara, quando se encontrava de pé.

 

A escola promete uma «nova normalidade» e tanto adultos como crianças anseiam pelo cumprimento da promessa. Vai correr tudo bem, se toda uma comunidade seguir as normas previstas.

 

ano-escola2020-gel.jpg

 

créditos: Autor não identifico

via TVI24

Novidades : Calendário ano lectivo 2020-2021

 

  • Todos os alunos regressam às escolas;
  • Ano lectivo vai ser mais longo;
  • Pausas entre períodos serão menores;
  • Uso de máscara obrigatório para professores e alunos a partir do 5º ano.
  • Distanciamento obrigatório de 1,5 metros nas salas de aula.

 

"O reforço de recursos humanos e meios para que a "recuperação e consolidação das aprendizagens" dos alunos possa acontecer, minimizando assim o atraso causado pela covid-19."

Tiago Brandão, Ministro da Educação 

 

Períodos lectivos:

 

  • 1º período lectivo começa, para todos os níveis de ensino, entre os dias 14 e 17 de Setembro e acaba a 18 de Dezembro.

 

As cinco primeiras semanas deste período serão destinadas à recuperação de aprendizagens, de modo a colmatar eventuais perdas que tenham acontecido no último ano lectivo, devido aos constrangimentos resultantes da Covid-19.

 

  • 2º período lectivo arrancará no dia 3 de Janeiro2021 e estende-se até ao dia 24 de Março.

 

  • 3º período lectivo iniciar-se-à a 6 de Abril, ficando concluído, consoante o nível de ensino, entre os dias 9 e 30 de Junho:

 

9 de Junho 2021: 9º,11º e 12º anos de escolaridade:

15 de Junho 2021: 7º, 8º e 10º anos  de escolaridade;

30 de Junho 2021: pré-escolar, 1º e 2º ciclos ensino básico.

 

Pausas letivas:

Três interrupções lectivas:

 

 

Nota: Face aos anos lectivos anteriores, verifica-se uma redução da pausa lectiva da Páscoa.

 

 

Calendário escolar 2020-2021

créditos: IAVE

 

Avaliações externas: Provas de Avaliação: consultar aqui

 

O calendário escolar do ano lectivo 2020-2021 volta a contemplar a realização das habituais provas de aferição para os 2.º, 5.º e 8.º anos, em Maio e Junho. Recorde-se que estas avaliações foram excecionalmente suspensas no último ano lectivo anterior, devido à Covid-19.

 

O objectivo das provas de aferição é aferir os conhecimentos adquiridos pelos alunos e, com base nessa informação, avaliar as escolas e colmatar as fragilidades detectadas.

 

Provas finais de ciclo: consultar aqui

 

Tal como as provas de Aferição, também as provas Finais de Ciclo do 9.º ano regressam ao calendário escolar, depois de terem sido interrompidas no último ano lectivo.

Estas avaliações, que têm um peso de 30% na nota final, serão realizadas em Junho e Julho.

 

Exames Finais Nacionais: consultar aqui

 

Os alunos dos 11.º ano e 12.º anos farão os habituais exames nacionais. Estas são as avaliações mais importantes da escolaridade obrigatória.

Contam para a média do ensino secundário e, em alguns casos, funcionam como provas de ingresso ao ensino superior. Os exames finais nacionais decorrerão entre Junho e Julho.

 

Bom ano lectivo a todos! Estudantes, professores, pais, educadores!

 

Aviso alunos! Cumpram as novas normas: máscaras, desinfecção gel, distanciamento social (por muitas saudades que tenham dos vossos amigos e colegas), nada de troca de materiais ou livros, e por que não levar a vossa lancheira de casa, previamente preparada para a alimentação.

 

Tudo vai correr bem!

 

A Professora GSouto

 

15.09.2020

 

Licença Creative Commons