![nei1.png nei1.png]()
http://noitedosinvestigadores.org/
Acontece todos os anos, desde 2005, na última sexta-feira de Setembro. E este ano, portanto festeja o 10º aniversário.
Está de parabéns pois tem sido um sucesso crescente ao longo dos anos. A
Noite Europeia dos Investigadores tenta hoje juntar ciência e cidadãos nos planetários, museus, laboratórios para mostrar, com um programa pensado para todas as idades, que o que se faz em ciência e o impacto que tem na vida de todos.
Quase 400 investigadores, de cerca de 60 instituições científicas representadas no evento, entre as quais várias universidades, associações científicas, laboratórios de Estado e a Fundação para a Ciência e Tecnologia, vão levar a ciência para a rua, isto é, vão estabelececer uma relação de proximidade com as pessoas.
Objectivos:
Celebrar a Ciência e aproximar a ciência dos cidadãos. É assim, um evento europeu que permite a cientistas e público em geral conviverem num ambiente descontraído.
A troca de ideias e experiências que a
NEI proporciona pretende contribuir para a construção de uma imagem saudável dos investigadores junto do público e demonstrar que, afinal, a ciência não é tão complicada nem tão distante quanto se julga.
Financiada pela Comissão Europeia, a NEI vai decorrer em mais de 30 cidades europeias contando com cerca de 300 eventos.
A extensa programação nacional tem como objectivo mostrar ao público que os cientistas são pessoas comuns mas com trabalhos extraordinários.
O tema para os próximos dois anos é
Ciência Cidadã, conceito que abrirá as portas para o mundo da investigação, dando aos cidadãos a oportunidade de participar em projectos nas mais diversas áreas científicas.
Pretende-se assim fomentar o "envolvimento dos cidadãos na Ciência promovendo uma sociedade mais activa e colaborativa com a comunidade científica.
Educação:
É pois uma noite diferente que nenhum professor quer perder, fazendo-se acompanhar dos seus alunos numa experiência pedagógica prática sobre a Ciência.
Será imperdoável perder a oportunidade de participar de uma aula viva.
Os professores curriculares Ciências, Física Biologia, Ciências da Terra, Matemática e Química, poderão acompanhar as suas turmas, e por que não solicitar o apoio de alguns pais voluntários.
Sim, porque as famílias também são convidadas a participar nesta noite tão especial.
E o Porto? Não há eventos ligados à Noite Europeia dos Investigadores? Não encontrei nada, o que me entristece. Com um Planetário, Faculdade de Ciências da UP, museus, laboratórios...
Entrada : Todos os eventos são gratuitos.
Utilização telemóveis e redes sociais:
Insisto na utilização dos telemóveis, e dos tablets que permitem a interacção entre participantes, e redes sociais para partilhar experiências entre escolas:
Facebook ou Twitter hashtag
#Nei2015
![]()
http://oal.ul.pt/
Amanhã, dia 26 de Setembro 2015, a sessão mensal das Noites no Observatório celebra a Noite Europeia dos Investigadores 2015, com um programa diferente do habitual, centrado na Astronomia.
Nesta noite, o público será convidado a visitar o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) no Observatório Astronómico de Lisboa e participar numa série de actividades com início às 20:30 horas até à 01:00AM
Excepcionalmente esta noite não necessita de inscrição.
Programa : A consultar aqui
Poderá levar o seu computador portátil, tablet ou smartphone. Haverá wi-fi disponível para quem quiser participar de uma forma mais activa nesta sessão.
Actividades:
Querem mais actividades dos que estas todas ? Na próxima semana, estou certa que as vossas aulas curriculares vão ser bem animadas.
Boa Noite dos Investigadores na companhia dos professores, pais, amigos. Muita coisa para aprender e partilhar.
A ciência é 'Wonder-ful' !
A Professora GSouto
24.09.2015
![Licença Creative Commons]()