Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Noite de São João na cidade do Porto !

 

 

sao-joao-porto-2016.jpg

 

São João no Porto

cr+editos: Autor não identicado

via Google Images

 

Portuense/Tripeiro que é portuense só tem uma preocupação. Sair na noite de São João de martelinho na mão, ou alho-porro: Há aqueles que ainda encontram o ramo de erva cidreira para esfregar na cara das gaiatas e procurar o bailarico mais animado. Tudo é festa!

 

Percorrem-se as ruas da cidade que se vão enchendo de gente. Os muitos turistas que acorrem à cidade para participar desta festa original, passaram a fazer parte deste ritual bem 'tripeiro'. A maior parte das pessoas não teme a confusão e dirige-se para a Ribeira e para o Cais de Gaia, mas todas as ruas vão dar às festas da noite sanjoanina.

 

Não se sabe quando começou essa tradição.  Aponta-se o século XIV, de na noite de S. João, não se parar por um minuto. Pelo menos, os mais novos, fazem questão de percorrer, depois do fogo de artifício, todos bailaricos da Ribeira à marginal da Foz do Douro. E a noite, já quase a nascer o dia, acaba nas praias do Porto.

 

Ah! Dessa festa, fazem parte as tradicionais cascatas. E não se esqueça de comprar o manjerico! Diz a tradição que os namorados ofereciam os manjericos às suas amadas. Se for o seu caso, escolha com uma quadra bem romântica.

 

 

Cascata de São João, Porto

créditos: Lusa

https://thumbs.web.sapo.io/

 

As cascatas de São João começam a ser construídas no início do mês de Junho. As lojas (e também hotéis e restaurantes) decoram as montras com cascatas e há umas maiores montadas junto dos bairros mais típicos da cidade. É interessante verificar as personagens – além dos santos que se celebram neste mês: Santo António, São João e São Pedro - que compõem as cascatas, já que geralmente representam antigas profissões.

 

Ainda que se veja cada vez menos essa tradição, saltar às fogueiras é uma das actividades mais primitivas destas festas. Ainda existem em alguns bairros mais típicos. Diz-se que, se saltar três vezes por cima da fogueiras, fica protegido contra o mal durante um ano. Ou seja, até à próxima festa de S. João.

 

 

sao-joao-porto.jpg

 

 

Cais da Ribeira, noite de São João

créditos: Autor não identificado

via Google Images

 

Saber +

 

São João pode ne ser o padroeiro oficial do Porto, mas é ele quem tem direito à maior festa da cidade. Na quinta-feira, quando o sol se começar a pôr, milhares de pessoas vão enchendo o centro histórico da cidade do Porto para dançar nos muitos bailaricos.

 

O cheiro a sardinha assada vai andar no ar e o som dos martelinhos de plástico vai ser a banda sonora que mais se vai ouvir. Só lá perto da meia-noite é que abranda, para se apreciar o espectáculo de fogo-de-artifício. E depois tudo continua pela noite dentro até ao romper do dia.

 

Os símbolos da festa já se conhecem. O espírito festivo apodera-se de nós e, de manjerico ao lado do teclado do telemóvel, partilham-se fotografias com amigos, família numa noite de São João que é sem dúvida inesquecível.

 

 

sao-joao-porto-2016a.jpg

 

 

Porto, noite São João

créditos: Maria João Gala / Global Imagens

via JN

 

Ir + longe:

 

Apesar de ser o santo mais celebrado da Invicta - a noite de 23 para 24 de Junho é sem dúvida a maior festa da cidade que dá direito a feriado municipal - São João não é o padroeiro do Porto.

 

 

 

 

 Nossa Senhora da Vandoma

padroeira da cidade do Porto

https://commons.wikimedia.org/

 

Na verdade, a cidade tem uma padroeira, Nossa Senhora da Vandoma. Nos mais antigos brasões da cidade pode ler-se a inscrição latina “civitas virginis”/ cidade da virgem, em referência a Nossa Senhora da Vandoma.

 

O feriado municipal do Porto no dia 24 de Junho foi escolhido por referendo à população em 1911. De acordo com Hélder Pacheco, autor de vários livros sobre o Porto, entre os quais Porto. O Livro do S. João, o Governo Provisório da República impôs a escolha do feriado à cidade.

 

Aquando da aprovação, sabe-se que o feriado foi aprovado “não como dia de São João, mas como de festa da natureza”, mostrando o cuidado dos republicanos em associar a escolha à festa do solstício e não a uma celebração religiosa.

 

 

sao-joao-porto-2016b.jpg

 

 

Tradições Festa S. João

Manjerico

créditos: Autor não identificado

via Google Images

 

Tradições:

 

As sardinhas são as rainhas de qualquer festa portuguesa de Santos Populares. E na noite de São João, até nos restaurantes mais in se instala à porta um braseiro para servir o peixe azul, com pimentos a acompanhar.

 

Depois da refeição, o melhor é ficar a ver o fogo-de-artifício, entre os cais da Ribeira e de Gaia, já que o rio e a Ponte D. Luís I estão no horizonte.

 

A maior parte das pessoas não teme a confusão e dirige-se para a Ribeira e para o Cais de Gaia, mas há outras opções.

 

 

 

 

Fogo pirotécnico ou fogo de artifício

Noite de São João

créditos: foto: Autor não identificado

https://www.the-yeatman-hotel.com/

 

Quanto ao fogo-de-artifício, ao soar das 12 badaladas, o céu sobre o rio Douro e a Ponte D. Luís I sofre o efeito inverso da Cinderela e torna-se num espectáculo fabuloso.

 

Este ano, o espectáculo piro-musical vai durar 16 minutos. Promete-se uma viagem pelo rock nacional e internacional, começando com “Thunderstruck” dos AC/DC, seguido de Pink Floyd, Scorpions, Guns N’ Roses, Rolling Stones e Queen, terminando com a “Minha Casinha”, dos Xutos e Pontapés.

 

“Ah... quem viu o fogo uma vez já viu todas.” É a mais pura das mentiras! O fogo de artifício do São João combinado entre as duas cidades - Porto e Gaia - sobre a Ponte Luís é um dos mais bonitos espectáculos de pirotecnia do mundo. Não, não é como o fim-de-ano em Sydney! Também não exageremos... Mas a paisagem do Porto é bem mais bonita.

 

A Ribeira ou o Cais de Gaia são os melhores locais públicos para ver o fogo, a seguir aos barcos que estão no rio. A Sé do Porto vem em terceiro lugar nas escolhas, ideal para quem gosta de ver o espectáculo mais próximo das alturas.

 

As duas margens do rio ficam completamente inundadas de gente. Há ainda quem fique nos dos restaurantes,bares dos cais e até em barcos.

 

 

sao-joao-porto-2016c.jpg

 

 

Festas musicais de São João no Porto

Bailaricos populares

créditos: © Viaje Comigo

 

Bailaricos populares nas ruas na noite de São João são muitos. Quase ninguém resiste a dançar, ou a entrar no comboio de gente que percorre a cidade. Há bairros que têm bandas em palco para animar esses  bailaricos, com as Fontainhas à cabeça. 

 

Nos Arcos de Miragaia há sempre festa, assim como em Massarelos e no Largo de Nevogilde. A Praça D. João I tem palco montado e carrinhas de comes e bebes há já alguns dias. Para os preferem sítios mais calmos, há na Rotunda da Boavista uma boa opção, com vários divertimentos para crianças e uma roda gigante que dá uma perspectiva da cidade fantástica. Não que aprecie esse tipo de divertimentos, mas é o que dizem.

 

 

 

Martelinhos

créditos: Lusa

https://thumbs.web.sapo.io/

 

Seja pequeno, de tamanho respeitável ou assustador, o que interessa é ter um martelo, substituto do alho porro. Os martelos de plástico que as pessoas levam na noite de São João para bater na cabeça de desconhecidos são a imagem de marca da festa no Porto, ainda que não conste que São João Baptista andasse a bater com tal objecto em cabeças alheias. 

 

Quem não tem um, não precisa de ir a correr comprar, pois vão estar à venda em cada esquina. O trajecto clássico de batidelas faz-se da Avenida dos Aliados - celebra este ano 100 anos) - descendo até à Ribeira. A partir da uma hora da manhã, é começar a caminhar em direcção à Foz, como fazem milhares de resistentes. Pelo caminho, há que contar com algumas marteladas na cabeça, barracas de farturas e muita música: Há sempre bailarico no coreto do Passeio Alegre.

 

 

 

 

Lançamento de balões

S. João no Porto

créditos: Autor não identifcado

https://thumbs.web.sapo.io/

 

Este ano, o São João faz-se com temperaturas amenas. Muitos balões a voar nos céus que podem não ser tão visíveis se a noite descer enevoada. No Mercado Bom Sucesso vai ter lugar uma largada de balões às 23h45 bem como no largo da Casa da Música.

 

Na Avenida dos Aliados, mesmo em frente à CMP há espectáculo musical gratuito com Xutos e Pontapés às 01:00 horas da madrugada.