Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

De novo Natal !

 

pai_renas_estonia_olivier_morin_afp_file_4_10_09.j

foto: Olivier Morin | AFP

www.google.com/

 

E de novo o Natal ! Mas antes celebremos o solstício do Inverno, no dia mais curto do ano. Podemos sempre aprender, mesmo em férias, verdade?

 

O solstício de inverno começa hoje, domingo, dia 22 Dezembro pelas 23:07 horas. Assinala-se então o dia mais curto do ano. E a partir de hoje, os dias começam gradualmente a ser maiores. 


Desde a antiguidade que se celebra o solstício, estando o Natal relacionado com a cristianização dessa festa tradicional, que simbolizava o renascimento, o reinício, e o momento em que a luz vencia a escuridão, porque a partir daí os dias iam voltar a ser maiores. 

 

As festas pagãs que tradicionalmente se faziam (e fazem) para comemorar o solstício de inverno e honrar o sol terão, a partir do século IV, sido associadas ao Natal, a festa cristã que assinala o nascimento de Cristo.

 

Na história há muitas referências ao solstício de Inverno, uma data importante na Roma antiga ou na Europa pré-cristã. E cerimónias para o assinalar esta celebração acontecem na China, países da América do Sul, sobretudo as civilizações Maya e Druidas.

 

Milhares de pessoas reuniram-se em Stonehenge no Reino Unido para celebrar o solstício de inverno. Também nas localidades Maya, na América Central, para marcar o fim do calendário Maya.

 

Em Portugal, como sabem, a tradição ainda se mantém na zona de Bragança, com a festa dos Caretos, ou "festa dos rapazes" que é uma festa do solstício de inverno. 

 

potttermore1.jpg

 

http://insider.pottermore.com/

 

Como sempre, nesta altura de férias escolares, deixo sugestões culturais. Então se não andas nas compras e te apetece umas horas tranquilas, fora do bulício da época, aqui tens leitura digital e cinema.

 

Como sabem, J.K. Rowling está de novo a presentear o seus fãs. Desta vez, doze histórias -quizz (atentos, certamente) divulgadas no l que no site Pottermore até ao dia de Natal.. 

 

A primeira publicada no dia 12 Dezembro, e hoje na sequência diária, Enter "The Cave" in today's surprise.

 

Estou certa, e falo para os fãs que conheço e passaram por mim, desde a primeira geração de harrypottianos, que estão a seguir a passo e passo estas charadas de modo a decifrá-las rapidamente. Quanta azáfama vai pelo site!

 

The-Hobbit-movie2.png

 http://www.imdb.com/

 

E agora falemos de The Hobbitt : A Batalha dos 5 Exércitos. Chega assim ao final a sequela de J.R.R. Tolkien, realizada pelo neo-zelandês Peter Jackson.

 

Este segundo filme relata a épica conclusão das aventuras de Bilbo Baggins (Martin Freeman), Thorin Escudo-de-Carvalho (Richard Armitage) e da Companhia de anões.

 

The-Hobbit-movie2b.jpg

  Galadriel and Gandalf at Dol Guldur

The Hobbit : The battle of the five armies

 http://www.imdb.com/

 

Resumo

Os anões de Erebor recuperaram as enormes riquezas da sua terra natal, mas têm agora de enfrentar as consequências de terem despertado a ira do temível dragão Smaug, que se abate sobre os homens, mulheres e crianças indefesos da Cidade do Lago.

 

Ao sucumbir ao mal do dragão, o Rei Debaixo da Montanha, Thorin Escudo-de-Carvalho, sacrifica amizade e honra na sua busca pela lendária Arkenstone. Incapaz de ajudar Thorin a ver a razão, Bilbo tem de fazer uma escolha desesperada e perigosa, ignorando que perigos ainda maiores estão para vir.

 

Um inimigo antigo regressou à Terra Média. Sauron, o Senhor das Trevas, enviou legiões de Orcs num ataque furtivo à Montanha Solitária. Enquanto as trevas convergem para enfrentar o conflito em escalada, as raças de anões, elfos e homens têm de decidir se vão unir-se ou ser destruídas. Bilbo vai ter de lutar pela sua vida e pelas vidas dos seus amigos, enquanto cinco grandes exércitos se dirigem para a guerra.

 

 

O filme tem recolhido as melhores críticas e os fãs de Tolkien que leram a sequela, bem como a sequela Senhor dos Anéis (esta última lemos nas aulas de Língua Portuguesa, 3º ciclo) não deixarão escapar. Impressionante e belo, ao mesmo tempo.  Eventual nomeação para Oscars?

 

Bom, suponho que esta postagem de férias escolares vos vai agradar, já que encerra duas sugestões do vosso inteiro agrado.


Para todos os que me lêem ficam meus votos de um Bom Natal, na companhia de pais, avós e irmãos. Aproveitem bem as férias! 

 

E não esqueçam todas as pessoas, jovens e menos jovens, que estão nesta época a atravessar situações de incerteza, dor, tristeza, falta de emprego e bens essenciais. Estou certa que todos terão feito algo para as apoiar neste momento tão tocante.

 

Feliz Natal!

 

A Professora GSouto

 

21.12.2014

blogdoscaloiros88x31.png

 

2 comentários

Comentar post