Mostra : Luisa Ducla Soares, com sonhos e livros se constrói a vida
Mostra Luísa Ducla Soares
Biblioteca Nacional de Portugal
https://www.facebook.com/biblioteca.nacional.portugal/
A Biblioteca Nacional apresenta a Mostra Luisa Ducla Soares: com sonhos e livros se constrói a vida, patente até 31 de Jullho.
Luísa Ducla Soares é conhecida sobretudo como escritora de literatura infantil. Mas a sua obra está longe de ficar por aí.
História da Papoila
Luisa Ducla Soares
ilustração: Sandra Abata
Apesar de o impulso para a escrita ter surgido no final da infância, foi depois dos trinta anos que publicou o primeiro livro para crianças, intitulado "A História da Papoila" (1972), e que lhe valeu um prémio do Secretariado Nacional de Informação, que recusou por objecção de consciência.
Luisa Ducla Soares
Nos cerca de 180 livros que escreveu e, eventualmente, em outros "tantos textos publicados em revistas e jornais", a autora cultivou vários géneros literários: poesia, crónica, drama, o ensaio, memorialismo e conto.
Histórias em Verso para Meninos Perversos
Roald Dahl
tradução Luisa Ducla Soares
Teorema
Traduziu também Pablo Neruda, Saul Bellow e Roald Dahl, entre outros escritores consagrados.
O Meu Primeiro Eça de Queirós
Luisa Ducla Soares
ilutração Fátima Afonso
Dom Quixote
Adicionam-se ainda a edição literária, a elaboração minuciosa de biografias : Garcia de Orta, Teixeira de Pascoaes, Fernão de Magalhães, Ferreira de Castro, Eça de Queirós e José Rodrigues Miguéis.
Colaborou em antologias e livros didácticos, e, na esteira de mestres ilustres como José Leite de Vasconcelos, Luís Filipe Lindley Cintra, Carolina Michaëlis de Vasconcelos e Michel Giacometti.
Mais Lengalengas
Luisa Ducla Soares
Temos ainda a recolha de lendas, adivinhas, trava-línguas e lengalengas, que têm feito a delícia de várias gerações e contribuído para a sua formação multifacetada.
Livros Luisa Ducla Ducla Soares
https://lerparacrer.files.wordpress.com/
A Mostra agora patente na Biblioteca Nacional, agora com data alargada - até 31 de Julho -evoca, por outro lado, o "seu magistério cívico", que se revelou em diversas vertentes:, no apoio a causas humanitárias e no diálogo permanente que mantém com as escolas, disseminando a magia da palavra e, sem moralismos, apelando à adopção de valores consentâneos com a natureza humana."
Os seus textos estão traduzidos em chinês, francês, italiano, neerlandês, alemão, catalão, basco, galego e inglês.
Acrescenta-se as várias escolas e bibliotecas nacionais que têm o seu nome.
A Cavalo no Tempo
Luisa Ducla Soares
«Este livro de poesia destina-se a quem, como tu, anda «a cavalo no tempo» e ainda há de «ser gente crescida com força para trabalhar» e ter um rol histórias para recordar."
O livro A Cavalo do Tempo (parte da imagem) está presente no cabeçalho da apresentação digital Mostra Luisa Ducla Soares: com sonhos e livros se constrói a vida.
Informações:
Biblioteca Nacional: Sala de Referência
Quando: Até 31 Julho 2020
Entrada: Livre
Actividades:
Se vive em Lisboa ou arredores, não deixe de visitar com seus filhos. Uma actividade familiar agradável para fim de semana.
A Professora GSouto
01.07.2020
http://ainocenciarecompensada.blogspot.com/2010/02/luisa-ducla-soares-acaba-de-publicar-o.html