Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Mitos : Monstro do Lago Ness voltou ?

 

 

 

Google Doodle 81º Aniversário do Monstro Lago Ness

https://www.google.com/doodles/

 

A nossa geração quase desconhecia esta história misteriosa, Google ressuscita o mito do monstro do Lago Ness, Escócia, celebrando o seu 81º aniversário com um Doodle

.

 

 

Google doodle (esquisso)

https://www.google.com/doodles/

 

Google Doodle:

 

O doodler (criativo de um Doodle) inspirou-se em desenhos de barcos e transformou o monstro num submarino.Se olharem mais atentamente, verão a palavra 'Google' escondida nas engrenagens.

 

 

Lago Ness, Escócia

http://pt.wikipedia.org/

 

Saber +

 

O lago Ness é mundialmente conhecido pelas alegadas aparições do Monstro de Loch Ness, conhecido pelos habitantes locais por Nessie (fêmea). 

 

As evidências científicas para a existência deste monstro, descrito como uma espécie de dragão marinho, são inexistentes, o que não impede que se tenha tornado uma das grandes atracções turísticas da Escócia.

 

 

Plesiosauro | Impressão artística

http://pt.wikipedia.org/

 

Quase todos os relatos de aparições do monstro descrevem-no à semelhança de um Plesiossauro, um animal parente dos dinossauros extinto desde o Mesozóico. Os plessiossauros eram répteis aquáticos de grandes dimensões, com um pescoço grande em relação à cabeça, que se deslocavam com a ajuda de enormes membros em forma de barbatana.

 

Mas alguma vez foi visto este monstro? Supostamente sim, dado que Robert Kenneth Wilson, a 19 de Abril de 1934, criou um dos grandes mitos da actualidade, com uma fotografia.

 

monster-loch-ness-arthur_grant.png

 

Criação artística

créditos: Arthur Grant

https://pt.wikipedia.org/

 

Tradições literárias:

 

O primeiro encontro original e testemunhado por várias pessoas aparece descrito na obra literária de Saint Columba, - não confundir com São Columbano, embora seu seguidor -, um missionário irlandês que viveu entre 521 e 597 D.C e que se mudou para Escócia.

 

Columbano descreve como salvou um picto que nadava no Rio Ness das garras do monstro em 565 DC enquanto ele trazia um barco para o Santo e os seus seguidores atravessarem o rio e com o enorme poder da sua voz o monstro terá sido repelido pelo Santo.

 

 

monster-loch-ness1.jpg

 

 

Suposta foto Monstro Nessie

http://www.imagensviagens.com/

 

Mas são várias as histórias conhecidas no que concerne este 'mítico' monstro. No entanto, em 1944, um homem que estava com Wilson, na época, afirmou que a fotografia não passava de uma brincadeira. 

 

 

monster-loch-ness-book.jpg

 

 

Nessie: The Surgeon’s Photograph Exposed

David Martin & Alastair Boyd

https://www.afushop.se/

 

No livro Nessie: The Surgeon’s Photograph Exposed, é explicado que o 'monstro' era apenas um brinquedo.

 

Ainda assim, os entusiastas de mitos, e a Escócia é um paraíso para os mitos, defendem que o monstro é real. Afirmam mesmo mais de mil avistamentos no local.

 

Há ainda quem defenda que o monstro de Loch Ness é, de facto, uma fêmea, daí ser também conhecida por 'Nessie', como já escrevi mais acima.

 

Actividades:

 

  • Rever Lendas e Mitos : cf. Tipologia de Textos
  • Aprofundar história do mito do monstro do Lago Ness e debater a sua possível origem;
  • Rever algumas das suas evidências 'reais' segundo publicações;
  • Pesquisar lendas e mitos em Portugal e alguns países da Europa;
  • Elaborar textos críticos.

 

Todos nós gostamos destas estórias misteriosas que alimentam o nosso imaginário. E Google entra nesta actividade lúdica que tanto nos contagia como motivação.

 

Estou certa que os alunos vão adorar esta actividade.

 

A  Professora GSouto

 

21.04.2015

actualizado 11.07.2024

 

Licença Creative Commons