Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Mitos & lendas ! Lembra-se do Monstro Nessie ? Será que pode ser uma enguia como afirma um criptozoologista ?

 

 

Gravura do Monstro do lago Ness

criação  fictícia: Arthur Grant

@Saunders

 

Lembram O Monstro do Lago Ness voltou? A postagem foi publicada neste blog, em 21 de Abril 2015. Pois o mito está de volta num estudo de criptozoologia...

 

Uma investigação recente publicada na revista JMIRx Bio desafia a teoria popular que liga o Monstro do Lago Ness às enguias gigantes, revelando provas estatísticas contra a sua existência.

 

No estudo, o cientista Floe Foxon explora a possibilidade de o Monstro do Lago Ness, uma criatura do folclore escocês, ser uma enguia gigante.

 

 

Google Doodle 81º Aniversário do Monstro Lago Ness (2015)

https://www.google.com/doodles/

 

Google Doodle:

 

Em 21 de Abril de 2015, Google celebrou com um Doodle o 81º aniversário da fotografia mais famosa do Monstro do Lago Ness. A fotografia granulada de Nessie tirada pelo coronel Robert Wilson causou um grande impacto. A imagem icónica de uma serpente marinha a sair da água abriu caminho para o mito do Monstro do Lago Ness.

 

O doodler inspirou-se em desenhos de barcos e transformou o monstro num submarino. Se olharem mais atentamente, verão a palavra 'Google' está escondida nas engrenagens.

 

 

créditos : Robert Wilson

Getty Images, 1934

via BBC

 

Saber +

 

Durante décadas, as especulações sobre o Monstro do Lago Ness cativaram a imaginação das pessoas, com algumas a sugerirem que as enguias gigantes podem ser responsáveis por muitos dos avistamentos. Esta investigação, lança, no entanto, dúvidas sobre a teoria. O estudo utilizou dados de captura de Loch Ness e de outras massas de água doce na Europa para prever a probabilidade de observar enguias tão grandes como as estimativas anteriores do tamanho do Monstro de Lago Ness.

 

Foi considerada mais tarde, uma das fraudes fotográficas mais famosas, alegadamente tirada pelo ginecologista, o coronel Robert Wilson, enganou muitas pessoas, até ser revelada como falsa por um dos seus co-conspiradores, numa confissão no leito de morte.

 

Muitas pessoas sabem agora que a fotografia mais famosa do Monstro do Lago Ness foi uma farsa total. A "criatura" retratada na foto de Robert Wilson em 1934 revelou não ser mais do que um 'submarino de brincar com uma cabeça de plástico presa'.

 

 

 

Medidor de enguia prateada fêmea
@Fonte: Derek W Evans

 

Os resultados deste novo estudo sugerem que a probabilidade de encontrar uma enguia de 1 metro no lago (1 em 50.000) é razoável, tendo em conta o stock de peixe existente, pelo que algumas enguias podem explicar os alegados avistamentos de animais de certa forma grandes à superfície do lago.

 

No entanto, estas análises sugerem que enguias maiores do que 6 metros são “altamente improváveis. Por conseguinte, as “super” enguias são uma explicação improvável para os relatos de testemunhas oculares dos alegados animais de maiores dimensões no Loch Ness.

 

Em suma, embora reconhecendo a presença potencial de enguias grandes no lago, o estudo mostra que considerações puramente estatísticas não apoiam a existência de enguias excepcionalmente grandes, ou seja, pode ser uma enguia, mas não uma muito grande.

 

 

credit:  STARABLAZKOVA

via Wikipedia

https://education.nationalgeographic.org/

 

Enfim, continuam as efabulações acerca de uma das maiores fraudes fotográficas sobre um suposto monstro, Nessi, no lago Nessi, na Escócia, Os criptozoologistas procuram criaturas míticas chamadas criptídeos. Daí esta história continuar a aparecer nos media ou em estudos não científicos, tais como a criptozoologia. Milhares de culturas em todo o mundo reportam criptídeos. 

 

Actividades:

 

  • A Narrativa : Lendas e mitos na História : rever Tipologia de Textos - estudo da literatura popular;

 

  • Pesquisar lendas e mitos em Portugal e alguns países da Europa e estabelecer paralelismo;

 

  • Debate: procurar saber se alguns alunos têm conhecimento de lendas ou mitos do.s local.is onde vivem ou familiares, tais como avós.

 

Recursos: National Geohraphic : Aug 22, 564 : Loch Ness Monster Sighted

https://education.nationalgeographic.org/resource/loch-ness-monster-sighted/

 

A Professora GSouto

 

10.07.2024

 

fontes: GreenSavers/ BBC/ Wikipedia / National Geographic.Education