Mini-conferência : Teatro Maria Matos, para jovens curiosos
http://www.teatromariamatos.pt/
Há uma miní-conferência para miúdos muito curiosos no Teatro Maria Matos. Tem lugar de 4 a 6 Maio 2017.
Vai falar de Utopia, o tema que mais nos tem desassossegado neste ano. É possível explicar o que é a utopia a crianças? Como se faz? Será que conseguimos juntar um conteúdo tão específico à forma de arte quase perfeita para o exemplificar?
Saber +
Este é o desafio. Através de uma série de teatro-conferências ancoradas no universo da não-ficção, os oradores-artistas vão procurar apresentar o mundo e os seus discursos ao público mais jovem.
Conceitos complexos e assuntos difíceis com que nos cruzamos no dia-a-dia serão habilmente desconstruídos. Tudo isto, como sugere Marcel Proust, porque se quer que a grande viagem da descoberta nos leve a ver antigas e novas paisagens com um olhar curioso. E, assim, velhas interrogações se tornam novas.
http://www.teatromariamatos.pt/
Não há projectores, slides, comando para os passar ou um palco com lugar de destaque. Haverá uma mesa, um sofá, um sumo de laranja, uns pés de extraterrestre, um orador e uma plateia desassossegada com muita imaginação.
Estes os elementos necessários para que a primeira conferência para miúdos curiosos, do Teatro Maria Matos, aconteça e dê resposta à questão:
O que é a utopia?
Utopia/ Thomas More
edição juvenil
tradução: Nílson José Machado & jovem leitor
http://www.extra.com.br/livros/
Ir + longe:
Tentar explicar a crianças que este conceito se traduz numa ideia de civilização ideal, imaginária, ou um sonho de algo que se gostaria muito que acontecesse; e que um dia um escritor, Thomas More, inventou uma ilha chamada utopia e escreveu um livro que é um manifesto para um mundo melhor, não é assim tão simples.
É preciso sonhar com uma vida melhor para todos, como na ilha de Utopia, fruto da capacidade de sonhar de Thomas More.
Apresentadores:
André Leonor, professor de Psicologia e Filosofia, com o apoio dramatúrgico de Maria Gil, vai levar os jovens conferencistas/ espectadores, a partir dos oito anos por uma viagem pela imaginação, para desconstruir e compreender o que é a Utopia.
De forma simples, adaptada ao nível etário dos jovens participantes, esta mini-conferência vai assim decorrer. Com acessórios e de personagens reais ou imaginários, "aproximam-se conceitos tidos como complicados de realidades próximas das crianças."
Alice in Wonderland
150 Anos publicação do livro
Lewis Carrol
https://gsouto-digitalteacher.blogspot.pt/2016/
Por exemplo, durante a conferência, na t-shirt do orador André vai estar ilustrada uma das cenas do filme Alice no País das Maravilhas, o momento em que Alice se encontra com o gato de Cheshire:
Alice: “Sabes qual o caminho que devo escolher para sair daqui?”
Gato: “Isso depende do sítio onde queres chegar.”
Alice: “Não me importo muito para onde vou, quero mesmo é sair daqui…”
Gato: “Então não importa o caminho que escolhas.”
Alice no País das Maravilhas
eidção livro impresso
https://www.bl.uk/works/alices-adventures-in-wonderland
É através deste diálogo que André Leonor vai tentar transmitir a ideia de que “a utopia é um sonho especial que orienta e ajuda a escolher um caminho” e que “esta ajuda para se saber para onde se quer ir chama-se utopia”.
Além deste momento, vão ser expostas ao público situações que o orador gostava que acontecessem; e outras que os jovens prticipantes sonham e gostariam que acontecessem.
Haverá também espaço para recordar pessoas que um dia imaginaram objectos ou eventos que pensavam ser impossíveis, como o paraquedas que um dia Leonardo Da Vinci esboçou; e um espaço para que os mini conferencistas participem e interajam com os elementos da conferência.
http://www.teatromariamatos.pt/
Informações úteis:
Local: Teatro Maria Matos / Sala de Ensaios
Público: crianças e jovens + 8 anos
Horários: 4 a 7 Maio 2017
Semana: 10:00 horas; Sábado: 16:30 horas; Domingo: 11:00 horas/ 16:30 horas
Duração: 30 minutos
Preço: 2€
Actividades: Escolas e famílias
A Professsora GSouto
03.05.2017
Referências: Teatro Maria Matos/ Observador