Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Mini-conferência : Teatro Maria Matos, para jovens curiosos

 

 

conf-infant1.jpg

 

 http://www.teatromariamatos.pt/

 

 

Há uma miní-conferência para miúdos muito curiosos no Teatro Maria Matos. Tem lugar de 4 a 6 Maio 2017.

 

Vai falar de Utopia, o tema que mais nos tem desassossegado neste ano. É possível explicar o que é a utopia a crianças? Como se faz? Será que conseguimos juntar um conteúdo tão específico à forma de arte quase perfeita para o exemplificar?

 

 

Saber +

 

Este é o desafio. Através de uma série de teatro-conferências ancoradas no universo da não-ficção, os oradores-artistas vão procurar apresentar o mundo e os seus discursos ao público mais jovem.

 

Conceitos complexos e assuntos difíceis com que nos cruzamos no dia-a-dia serão habilmente desconstruídos. Tudo isto, como sugere Marcel Proust, porque se quer que a grande viagem da descoberta nos leve a ver antigas e novas paisagens com um olhar curioso. E, assim, velhas interrogações se tornam novas.

 

conf-infant.jpg

 

 

http://www.teatromariamatos.pt/

 

Não há projectores, slides, comando para os passar ou um palco com lugar de destaque. Haverá uma mesa, um sofá, um sumo de laranja, uns pés de extraterrestre, um orador e uma plateia desassossegada com muita imaginação.

 

Estes os elementos necessários para que a primeira conferência para miúdos curiosos, do Teatro Maria Matos, aconteça e dê resposta à questão:

 

O que é a utopia?

 

utopia-thomas-more.jpg

 

Utopia/ Thomas More

edição juvenil

tradução:  Nílson José Machado & jovem leitor

http://www.extra.com.br/livros/

 

 

Ir + longe:

 

Tentar explicar a crianças que este conceito se traduz numa ideia de civilização ideal, imaginária, ou um sonho de algo que se gostaria muito que acontecesse; e que um dia um escritor, Thomas More, inventou uma ilha chamada utopia e escreveu um livro que é um manifesto para um mundo melhor, não é assim tão simples.

 

É preciso sonhar com uma vida melhor para todos, como na ilha de Utopia, fruto da capacidade de sonhar de Thomas More.

 

Apresentadores:

 

André Leonor, professor de Psicologia e Filosofia, com o apoio dramatúrgico de Maria Gil, vai levar os jovens conferencistas/ espectadores, a partir dos oito anos por uma viagem pela imaginação, para desconstruir e compreender o que é a Utopia.

 

De forma simples, adaptada ao nível etário dos jovens participantes, esta mini-conferência vai assim decorrer. Com acessórios e de personagens reais ou imaginários, "aproximam-se conceitos tidos como complicados de realidades próximas das crianças."

 

 

conf-infant3.jpg

 

 

Alice in Wonderland

150 Anos publicação do livro

Lewis Carrol

https://gsouto-digitalteacher.blogspot.pt/2016/

 

Por exemplo, durante a conferência, na t-shirt do orador André vai estar ilustrada uma das cenas do filme Alice no País das Maravilhas,  o momento em que Alice se encontra com o gato de Cheshire:

 

 

Alice: “Sabes qual o caminho que devo escolher para sair daqui?”


Gato: “Isso depende do sítio onde queres chegar.”


Alice: “Não me importo muito para onde vou, quero mesmo é sair daqui…”


Gato: “Então não importa o caminho que escolhas.”

 

 

conf-infant4.jpg

 

Alice no País das Maravilhas

eidção livro impresso 

https://www.bl.uk/works/alices-adventures-in-wonderland

 

 

É através deste diálogo que André Leonor vai tentar transmitir a ideia de que “a utopia é um sonho especial que orienta e ajuda a escolher um caminho” e que “esta ajuda para se saber para onde se quer ir chama-se utopia”.

 

Além deste momento, vão ser expostas ao público situações que o orador gostava que acontecessem; e outras que os jovens prticipantes sonham e gostariam que acontecessem.

 

Haverá também espaço para recordar pessoas que um dia imaginaram objectos ou eventos que pensavam ser impossíveis, como o paraquedas que um dia Leonardo Da Vinci esboçou; e um espaço para que os mini conferencistas participem e interajam com os elementos da conferência.

 

 

utopia.jpg

 

 

http://www.teatromariamatos.pt/

 

 

Informações úteis:

 

Local: Teatro Maria Matos / Sala de Ensaios

 

Público: crianças e jovens + 8 anos

 

Horários: 4 a 7 Maio 2017

 

Semana: 10:00 horas; Sábado: 16:30 horas; Domingo: 11:00 horas/ 16:30 horas

 

Duração: 30 minutos

 

Preço: 2€

 

Actividades: Escolas e famílias

 

 

A Professsora GSouto

 

03.05.2017

 

Licença Creative Commons

 

 

Referências: Teatro Maria Matos/ Observador 

2 comentários

Comentar post