Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
http://iasl-online.mlanet.org/
"Escrevendo ou lendo nos unimos paraalém do tempo e do espaço, e os limitados braços se põem a abraçar o mundo; a riqueza de outros nos enriquece a nós. Leia."
Professor Agostinho da Silva
Outubro é Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Em todo o mundo, este mês é portanto dedicado a reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares - lugar privilegiado nas escolas - e consciencialização do seu valor na comunidade escolar e no reforço dos currículos nas aprendizagens dos alunos.
Desde 2007, o IALS passou a denominar Mês Internacional da Biblioteca Escolar de modo a permitir que professores responsáveis pelas Bibliotecas Escolares, em todo o mundo, possam escolher um dia, durante o mês de Outubro, que melhor se adeque à sua comunidade escolar, para celebrar a importância das bibliotecas nas escolas.
O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu, este ano, declarar o dia 27 de Outubro como o Dia das Bibliotecas Escolares, permitindo assim que as escolas preparassem atempadamente as actividades específicas a realizar nesse dia, independentemente das acções que possam levar a efeito em outros dias do mês.
O tema para 2014 proposto pela International Association of School Librarianship (IASL) é "A tu bibiloteca escolar : um mapa de ideias", tradução livre da RBE, de "Your School Library : Mind-Map Central", bem como um conjunto de projectos nos quais as bibliotecas escolares em transdisciplinaridade com os professores de Línguas e Literatura podem participar:
- Skype Project : alunos e escolas que pretendam contactar com outras escolas, de vários países, inscrevem-se no site do IASL que coordena o projecto.
- Bookmark Project : alunos com apoio dos professores criam marcadores para livros que poderão ser trocados com outras escolas.
- What people are donig for ISLM 2014 : as actividades desenvolvidas ao longo do mês, ou do dia 27 Outubro podem ser inscritas no site oficial do IASL que posteriormente as divulgará.
A RBE está, desde 1 Outubro, a divulgar cartazes alusivos ao Mês Internacional das Bibliotecas Escolares enviados por escolas. Vejam aqui como os alunos e professores podem ser criativos !
Eu escolhi o cartaz da Soares dos Reis. Muito criativo, original, com sentido estético que resume bem o tema deste ano.
O Gabinete da RBE pretende assim distinguir actividades das escolas que promovam a visiblidade das suas bibliotecas de uma forma atractiva, simples, criativa ,"qualquer que seja o público-alvo : alunos, professores, pais, comunidade educativa, e/ou parceiros."
Bom, mas como é hábito fazer ao longo do ano, e muito especialmente neste dia, vou deixando sugestões para novas leituras.
Desta vez, seleccionei A Culpa é das Estrelas de John Green. A razão? Encerra múltiplas mensagens que podem ajudar alguns jovens a lidar com os mais variados lados da vida.
Não é um livro alegre, embora tenha passagens divertidas e cheias de ternura. Mas é um livro que vos vai encantar, embora triste. Talvez muitos tenham visto a sua adaptação ao cinema. Passou nas salas durante os meses de verão. Eu fui vê-lo. E adorei. Saí muito comovida com esta lição de vida de dois adolescentes que viveram intensamente os últimos meses das suas vidas.
John Green | A Culpa é das Estrelas
Edições ASA
Resumo:
Apesar do milagre da medicina que fez diminuir o tumor que a atacara há alguns anos, Hazel nunca tinha conhecido outra situação que não a de doente terminal, sendo o capítulo final da sua vida parte integrante do seu diagnóstico. Mas com a chegada repentina ao Grupo de Apoio dos Jovens com Cancro de uma atraente reviravolta de seu nome Augustus Waters, a história de Hazel vê-se agora prestes a ser completamente rescrita...
Perspicaz, arrojado, irreverente, mas real. A Culpa é das Estrelas é a obra mais ambiciosa e comovente que o premiado autor John Green nos apresentou até hoje, explorando de maneira brilhante a aventura divertida, empolgante e trágica que é estar-se vivo e apaixonado.
Será ao mesmo tempo, neste mês dedicado à prevenção do cancro, uma bonita homenagem a todos os jovens e crianças que são atingidos pela doença que vivem com alegria e esperança até ao último instante.
Não podemos esquecer a Princesa Nónó que nos encantou até ao longo dos últimos meses e o seu sorriso permanece para sempre.
Sei que apesar de tudo. vão gostar. E se viram o filme, vão gostar de ler ou reler. Encantador, humano, tremendo, comovente, mas uma lição de vida autêntica.
A biblioteca continua a ser um espaço de descoberta: descoberta de um livro que nos leva a aventuras inesperadas; descoberta de um poema que nos toca e responde aquele pensamento que bailava no nosso espírito desde 'a semana passada'; descoberta de que, afinal, não estamos sós no mundo e que há alguém que pensa como nós...
Bom, de certeza que a vossa biblioteca escolar estará bem animada no dia 27 Outubro. E que muitas surpresas, actividades a vão tornar ainda mais um espaço de descoberta, de encontro, de partilha, de convívio.
Não deixem de ler todos os dias, ir à biblioteca da escola nos tempo livres para ficarem a conhecer as novidades e requsitar um novo livro,ou o último e-book adquirido, Também podem sempre ler online.
Boas leituras!
A Professora GSouto
25.10.2014