Mês das Bibliotecas Escolares : Descobrir caminhos para a saúde e bem-estar !
Mês das Bibliotecas Escolares 2020
No mês de Outubro, celebram-se as bibliotecas escolares. É o Mês das Bibliotecas Escolares, promovido pela International Association of School Libraries (IASL).
As escolas e suas bibliotecas escolares comemoram deste modo, a ligação entre os livros, a leitura, e as bibliotecas das escolas.
A saúde e o bem-estar estão em foco este ano em que o mundo atravessa uma pandemia devido ao coronavirus.
My Hero is You, how kids can fight COVID-19
ebook licença: CC BY-NC-SA 3.0
Helen Patuc
ilustrations: Ario
Este livro publicado em 31 de Março 2020, em formato e-book para download gratuito, inicialmente em Inglês, está agora disponível em quase todas as línguas. Fazer download em Português aqui.
My Hero is You, how kids can fight COVID-19
ebook licença: CC BY-NC-SA 3.0
text & illustration: Helen Patuck
My Hero is You, How kids can fight COVID-19 (texto original) foi um projecto desenvolvido pelo Grupo de Referência sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Emergências Humanitárias do Comité Permanente Interagências (IASC GR SMAPS).
O projecto foi apoiado por especialistas de organizações globais, regionais e locais das agências integrantes do IASC GR SMAPS, além de pais, mães, cuidadores, professores e crianças em 104 países.
My Hero is You, how kids can fight COVID-19
ebook licença: CC BY-NC-SA 3.0
text & illustration: Helen Patuck
Saber +
Realizou-se uma investigação global em inglês, italiano, francês, espanhol e árabe para avaliar a saúde mental e as necessidades psicossociais das crianças durante este surto de COVID-19.
Os resultados desta pesquisa foram utilizados para desenvolver uma estrutura de tópicos a serem abordados através da história contada neste livro.
O livro foi compartilhado através da narração para crianças em vários países afectados pelo COVID-19. Assim, o "feedback de crianças, pais, mães e cuidadores foi utilizado para rever e atualizar a história."
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2030
Objectivo 3
Saúde de Qualidade.
A biblioteca escolar destaca-se neste dias como um espaço físico e digital aberto, onde todos são bem-vindos, desejavelmente em segurança, promovendo iniciativas de saúde mental e bem-estar, apoiando e promovendo práticas de leitura por prazer.
As bibliotecas escolares, assumindo a missão de servir a comunidade educativa, é convidada a celebrar os caminhos que vão descobrindo para ajudar a promover a saúde e o bem-estar ocupacional, emocional, físico, espiritual, intelectual e social das crianças e jovens.
Meu Herói és tu, como as crianças podem combater o COVID-19
IASC
ebook licença: CC BY-NC-SA 3.0
texto & ilustrações : Helen Patuck
O Meu Herói és Tu, agora em Português, formato e-book tem download gratuito, disponível aqui.
Nota: “Meu Herói és Tu” deve ser lido pelo pai, mãe, cuidadores ou professores a uma criança ou um pequeno grupo de crianças.
Não é recomendável que as crianças leiam este livro independentemente, sem o apoio dos pais, mães, cuidadores ou professores, de modo a ajudar as crianças a gerenciar sentimentos e emoções, além de actividades complementares para as crianças, com base no livro.
Coronaskids
Outros recursos:
A DGS tem um site Coronakds com vários livros infantis e juvenis sobre a temática. Nem todos são grartuitos.
A Culpa não é dos Morcegos
Assunção Duarte
ilustrações: Beatriz Braga
"A importância da preservação da biodiversidade e o respeito pela vida selvagem."
- Troca de marcadores de livros entre escolas de diferentes países - com a opção de realizar estas trocas por correio ou virtualmente - e propõe outras actividades a desenvolver.
Jogs de aprendizagem significativos, interactivos e práticos, nos quais os jovens serão os protagonistas, desafiados a:
- Levantar problemas a respeito do contexto em que vivem actualmente - pandemia Covid-19 - e que os preocupam;
- Tomar consciência da gravidade, do cumprimento das regras sanitárias, para não infectar avós, pais, ou a eles próprios:
- Formar uma opinião com base no que ouvem nos meios de comunicação social, via DGS, lêem na internet, livros, noticiários;
- Tomar a iniciativa, por exemplo, através da criatividade: Imagina que tinhas poderes para melhorar a saúde e o bem estar, de crianças, adolescentes, seniores, nesta época de pandemia. Escreve uma pequena frase e entrega-a na biblioteca da tua escola.
A professora bibliotecária fará a selecção das melhores e mais criativas e poderá organizar uma parede interactiva em que todos os alunos aprendem, expõem outros pontos de vista, acrescentam temáticas baseadas nas suas experiências em família, intergrupal, comunidade escolar e comunidade envolvente.
A Professora GSouto
17.10.2020
referências: IASL/ Unicef/ UNESCO/RBE