Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Mês das Bibliotecas Escolares : Descobrir caminhos para a saúde e bem-estar !

 

 

mes-bibliotescolar2020.png

 

Mês das Bibliotecas Escolares 2020

https://blogue.rbe.mec.pt/

 

No mês de Outubro, celebram-se as bibliotecas escolares. É o Mês das Bibliotecas Escolares, promovido pela International Association of School Libraries (IASL).

 

As escolas e suas bibliotecas escolares comemoram deste modo, a ligação entre os livros, a leitura, e as bibliotecas das escolas.

 

A saúde e o bem-estar estão em foco este ano em que o mundo atravessa uma pandemia devido ao coronavirus

 

unesco-kids-my-her-is-you (1).png

 

My Hero is You, how kids can fight COVID-19

ebook licença: CC BY-NC-SA 3.0 

Helen Patuc

ilustrations: Ario

https://en.unesco.org/

 

Este livro publicado em 31 de Março 2020, em formato e-book para download gratuito, inicialmente em Inglês, está agora disponível em quase todas as línguas. Fazer download em Português aqui.

 

covid-my-hero2.jpg

 

My Hero is You, how kids can fight COVID-19

ebook licença: CC BY-NC-SA 3.0 

text & illustration: Helen Patuck

https://en.unesco.org/

 

My Hero is You, How kids can fight COVID-19 (texto original) foi um projecto desenvolvido pelo Grupo de Referência sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Emergências Humanitárias do Comité Permanente Interagências (IASC GR SMAPS).

 

O projecto foi apoiado por especialistas de organizações globais, regionais e locais das agências integrantes do IASC GR SMAPS, além de pais, mães, cuidadores, professores e crianças em 104 países.

 

covid-my-hero3.jpg

 

My Hero is You, how kids can fight COVID-19

ebook licença: CC BY-NC-SA 3.0 

text & illustration: Helen Patuck

https://en.unesco.org/

 

Saber +

 

Realizou-se uma investigação global em inglês, italiano, francês, espanhol e árabe para avaliar a saúde mental e as necessidades psicossociais das crianças durante este surto de COVID-19.

 

Os resultados desta pesquisa foram utilizados para desenvolver uma estrutura de tópicos a serem abordados através da história contada neste livro.

 

O livro foi compartilhado através da narração para crianças em vários países afectados pelo COVID-19. Assim, o "feedback de crianças, pais, mães e cuidadores foi utilizado para rever e atualizar a história."

 

Nestes dias de incerteza, as bibliotecas escolares devem ser um espaço de reconforto e segurança e os seus livros companheiros inigualáveis!
 
 
Que nestes dias, a leitura seja um remédio, uma actividade terapêutica que traga a serenidade e o alento tão necessários.
 
 
A biblioteca escolar destaca-se neste dias como um espaço físico e digital aberto, onde todos são bem-vindos, desejavelmente em segurança, promovendo iniciativas de saúde mental e bem-estar, apoiando e promovendo práticas de leitura por prazer.
 
 
 
 

 

 International School Library Month 2020

https://iasl-online.org/

 

 
Tema 2020:
 
"Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar com a biblioteca escolar."
 
 
O tema foi definido pela International Association of School Libraries (IASL) para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2020 que está ligado, precisamente, à pandemia mundial. E se reflecte em todas as escolas, já que os alunos voltaram às escolas para aulas presenciais.
 
 
Baseia-se no Objectivo de Desenvolvimento Sustentável ODSnúmero 3 da Agenda 2030 da ONU: Saúde de Qualidade.
 
 
 

mes-bibliotescolar2020-goal3.jpg

 

Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2030

Objectivo 3

https://unric.org/pt/

 

Saúde de Qualidade. 

 

A biblioteca escolar destaca-se neste dias como um espaço físico e digital aberto, onde todos são bem-vindos, desejavelmente em segurança, promovendo iniciativas de saúde mental e bem-estar, apoiando e promovendo práticas de leitura por prazer.

 

As bibliotecas escolares, assumindo a missão de servir a comunidade educativa, é convidada a celebrar os caminhos que vão descobrindo para ajudar a promover a saúde e o bem-estar ocupacional, emocional, físico, espiritual, intelectual e social das crianças e jovens.

livro-covid2020.jpg

 

Meu Herói és tu, como as crianças podem combater o COVID-19

IASC

ebook licença: CC BY-NC-SA 3.0 

texto & ilustrações : Helen Patuck

https://en.unesco.org/

 

O Meu Herói és Tu, agora em Portuguêsformato e-book tem download gratuito, disponível aqui.

 

Nota: “Meu Herói és Tu” deve ser lido pelo pai, mãe, cuidadores ou professores a uma criança ou um pequeno grupo de crianças.

 

Não é recomendável que as crianças leiam este livro independentemente, sem o apoio dos pais, mães, cuidadores ou professores, de modo a ajudar as crianças a gerenciar sentimentos e emoções, além de actividades complementares para as crianças, com base no livro.

 

mes-bibliotescolar2020-dgs-fb.jpg

 

Coronaskids

https://www.coronakids.pt/

 

Outros recursos:

 

A DGS tem um site Coronakds com vários livros infantis e juvenis sobre a temática. Nem todos são grartuitos.

 

 

 

A Culpa não é dos Morcegos

Assunção Duarte

ilustrações: Beatriz Braga

https://ideiascomhistoria.pt/

 

 "A importância da preservação da biodiversidade e o respeito pela vida selvagem."

 
Aos professores bibliotecários, aos professores, em geral, e a todos aqueles que, todos os dias, 'constroem' leitores nas e com as bibliotecas escolares, uma saudação especial no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
 
 
 

mes-bibliotescolar2020-activ.jpeg

 

 

créditos: Autor não identicado
via RBE
 
Actividades:
 
 
No âmbito do MIBE, a International Association of School Libraries (IASL) lança os habituais projectos de:
 
  • Troca de marcadores de livros entre escolas de diferentes países - com a opção de realizar estas trocas por correio ou virtualmente - e propõe outras actividades a desenvolver.
 
Outras Actividades:
 

 

Propõem-se actividades de aprendizagem formal e informal que tenham significado para os jovens e que possam gerir e reforçar, no grupo e na comunidade, laços de pertença, empatia e resiliência.
 
 

Jogs de aprendizagem significativos, interactivos e práticos, nos quais os jovens serão os protagonistas, desafiados a:

 

  • Levantar problemas a respeito do contexto em que vivem actualmente - pandemia Covid-19 - e que os preocupam;

 

  • Tomar consciência da gravidade, do cumprimento das regras sanitárias, para não infectar avós, pais, ou a eles próprios:

 

  • Formar uma opinião com base no que ouvem nos meios de comunicação social, via DGS, lêem na internet, livros, noticiários;

 

  • Tomar a iniciativa, por exemplo, através da criatividade:  Imagina que tinhas poderes para melhorar a saúde e o bem estar,  de crianças, adolescentes, seniores, nesta época de pandemia. Escreve uma pequena frase e entrega-a na biblioteca da tua escola.

A professora bibliotecária fará a selecção das melhores e mais criativas e poderá organizar uma parede interactiva em que todos os alunos aprendem, expõem outros pontos de vista, acrescentam temáticas baseadas nas suas experiências em família, intergrupal, comunidade escolar e comunidade envolvente.

 

A Professora GSouto

 

17.10.2020

 

Licença Creative Commons

 

referências: IASL/ Unicef/ UNESCO/RBE