Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Mary Higgins Clark : a rainha do suspense morreu ! Livros

 

 

mary-higgins-clark2.jpg

 

Mary Higgins Clark [1927-2020]

créditos: Mike Derer / Associated Press

via Los Angeles Times

 

"O interesse da literatura de suspense e mistério é universal".

Mary Higgins Clark

 

Mary Higgins Clark, a autora do suspense mais aclamada no mundo pelos seus livros, morreu, ontem, dia 1 de Fevereiro 2020, em Naples, Florida (US).

 

Mary Higgins Clark foi autora de mais de trinta romances que obtiveram um êxito constante, tendo vendido mais de 150 milhões de exemplares dos seus livros em todo o mundo.

 

mary-higgins-clark3.jpg

 

Mary Higgins Clark 

via Wikipedia

https://commons.wikimedia.org/

 

Biografia:

 

Mary Higgins Clark nasceu em Nova Iorque em 1927. Nascida no Bronx,  Nova Iorque, filha de um imigrante irlandês, Luke Higgins, que morreu precocemente, tinha ela 11 anos, cresceu com a mãe e três irmãos (o mais velho teria também uma morte precoce, quando Mary Higgins Clark era ainda pré-adolescente).

 

Viu-se obrigada a trabalhar fora do horário escolar para ajudar orçamento familiar. Num desses empregos, no Shelton Hotel em Manhattan, conviveu com Tennessee Williams que, recordava, estava instalado no quarto mais barato disponível.  

 

Apesar de enviar os seus contos a várias publicações desde os 16 anos, só aos 29 anos, em 1956, viu a sua primeira história publicada — Stowaway, na revista Extension.

 

 

 

Mount Vernon Love, 1969

Mary Higgins Clark

http://maryhigginsclark.com/book/

 

O seu primeiro romance, publicado em 1969, não se inseria ainda no universo em que se viria a especializar. Aspire to the Heavens tinha como protagonistas o primeiro Presidente dos Estados Unidos, George Washington, e a sua mulher, Martha, e revelou-se um fracasso. Mas em 2002, foi reeditado com grande sucesso, com o título Mount Vernon Love.

 

 

mary-higgins-clark-livro1.jpg

 

Onde Estão as Crianças?

Mary Higgins Clark

https://www.bertrand.pt/

 

O estilo que a viria a popularizar revelou-se ao grande público em 1975, quando chegou às livrarias o livro Onde Estão as Crianças? 

 

Sinopse:

 

Nancy fugiu ao sofrimento do seu primeiro casamento, à morte macabra dos dois filhos pequenos, às histórias de capa dos jornais e às chocantes acusações feitas contra si. Mudou de nome, pintou o cabelo e foi viver para outro sítio. Agora, feliz com um novo marido e dois filhos lindos, Nancy sente que pode por fim esquecer a sua história trágica e começar a acreditar em segundas oportunidades. Até que, uma manhã, olha pela janela para ver os filhos, mas encontra apenas uma luva vermelha e percebe que o pesadelo começou do novo…

 

O livro foi adaptado ao cinema em 1986 por Bruce Malmuth. 

 

 

 

Lembra-te !

Mary Higgins Clark

https://www.bertrand.pt/

 

“Lembra-te” - com mais de dois milhões, são alguns dos títulos das suas obras, algumas delas também adaptadas para o cinema e a televisão.

 

Literartura juvenil:

 

Mary Higgins Clark também escreveu alguns livros para adolescentes. No seu primeiro livro para jovens, a autora transporta-os para um tempo  lugares inimagináveis.

 

 

 

Ghost Ship

Mary Higgins Clark

ilustração: Mendell 

http://maryhigginsclark.com/book/

 

A sua obra foi reconhecida com vários prémios, entre os quais a eleição de ‘Grand Master’ dos Edgar Awards 2000 pela Mystery Writers of America, que também lançou um prémio anual com o seu nome.

 

https://mysterywriters.org/

 

Foi presidente da Mystery Writers of America, bem como do International Crime Congress.

 

 

 

De Olhos Postos em Ti

Mary Higgins Clark

https://www.bertrand.pt/

 

Sinopse:

 

Numa pequena cidade, há sempre alguém que vê…

Com quase dezoito anos, o que queremos é mesmo divertir-nos: dançar, rir e namorar. Na ausência dos pais, Kerry Dowling, uma rapariga de dezoito anos, aproveita para organizar uma grande festa em sua casa. Ao início da manhã seguinte, é encontrada sem vida, completamente vestida, no fundo da piscina da família.

Quando a hipótese de acidente é afastada, a família de Kerry tem de se confrontar com a forte possibilidade de ela ter sido morta por alguém do seu círculo mais próximo: o namorado com quem discutiu durante a festa? Jamie, o vizinho da família, que tinha no canto do quarto uma pilha de roupa molhada. Um dos seus colegas? (...)

 

Actividades:

 

A Narrativa : crime/ suspense

 

  • Seleccionar um ou dois livros e colocar à votação dos alunos para leitura autónoma.

 

  • Fazer revisão dos Texto Narrativo. Assinalar as características do romance policial de suspense.

 

  • Solicitar aos alunos que criem um final diferente para o livro lido, em trabalho de grupo.

 

Links úteis:

 

Literatura policial : Colecção Vampiro

https://blogdoscaloiros.blogs.sapo.pt/literatura-policial-coleccao-vampiro-171766

Literatura policial Edith Ngaio Marsh

https://blogdoscaloiros.blogs.sapo.pt/dia-mundial-do-livro-e-dos-direitos-de-134201

J.K.Rowling: Morte Súbita

https://blogdoscaloiros.blogs.sapo.pt/110828.html

 

A Professora GSouto

 

02.02.2020

 

Licença Creative Commons

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.