Marie Curie : Laboratório demolido ?! Edifício histórico vais ser transferido 'pedra por pedra' !
A entrada para o antigo laboratório de Marie Curie em Paris
créditos: AFP
O Pavillon des Sources é o edifício onde ficava o laboratório da célebre cientista, Marie Curie situado rm plemo cento do 5e arrondissement, em Paris. Acontece que o actual Instituto Curie pretendia construir naquele local um prédio de cinco andares, com quase 2.000 metros quadrados, para aí ser instalado um Centro de Química Biológica, especializado em estudos sobre o cancro.
Com seu aspecto modesto, este edifíco de tijolos, com 109 metros quadrados, na rue d’Ulm, faz parte do ilustre Institut du Radium. Construido entre 1911 et 1914, como local de estudo e pesquisa de Marie Curie, fica a dois passos do Panthéon et de l’Ecole normale supérieure.
Marie Curie
credits: © Association Curie Joliot-Curie
Mas a mobilização dos defensores do património histórico parisiense conseguiu a suspensão dessa demolição. no início de Janeiro 2024.
Marie Curie, como sabemos, foi a primeira mulher a receber o Prémio Nobel. Prémio que venceu por duas vezes, em categorias diferente. Prémio Nobel de Física e Prémio Nobel de Química.
A ministra da Cultura francesa confirmou assim, numa entrevista a uma emissora de rádio, a 5 de Janeiro 2024, que o edifício "será deslocado alguns metros", para que o Centro planeado possa ser construído.
Madame Dati já havia solicitado, há alguns meses, a inscrição do Pavilllon des Sources na lista dos monumentos históricos franceses.
"Esta posição permite conciliar a ambição médica e científica, ao mesmo tempo que se associa uma dimensão memorial muito importante", explicou à AFP Alain Puisieux, director do Centro de Investigação do Instituto Curie.
Pavillon des Sources du Laboratoire Marie Curie
crédits: laboratoire Marie Curie
Aller + loin ?
- Para que servia o Pavillon des Sources do Laboratoire Marie Curie ?
O pequeno pavilhão, denominado Pavillon des Sources, é um dos três edifícios que constituiam o Institut du radium. Este conjunto desenhado pelo l’arquitecto da Sorbonne Henri-Paul Nénot, foi construido em 1915 para abrigar un centre de pesquisa pluridisciplinar sobre as radiações. O pequeno pavilhão faz portanto parte integrante do Laboratório de Física-Quimica, dirigido por Marie Curie. Nas plantas de 1912, vê-se as salas de trabalho, de spectrométrie, de quimica, um gabinete escuro, vestiários, etc. O petqueno pavilhão será utilizado como local de pesquisa até finaç dos anos 2000.
Appareillage servant au pompage, à la purification et au refoulement du radon dans des tubes capillaires dans une salle au sous-sol du petit pavillon de l’Institut du radium, vers 1941.
crédits: © SAFARA / Musée Curie (coll. ACJC).
https://musee.curie.fr/blog/visit
Durante a Primeira Guerra Mundial, en 1916, Marie Curie criou neste pavilhão o “service d’émanation” : a partir de uma grama de radium, muito caro, é possívelde realiza 24 ampolas de sua emanação le radon, por dia. Essas ampolas radioactivas foram enviadas para os hospitais militares, que as utilivam para higienizar os ferimentos dos soldados. A partir do final 1918, Claudius Regaud, director du pavilhão Pasteur do Institut du radium, utiliza-as para tratar cancros. Tornando possível uma multiplicação dos cuidados, estas ampolas de radon justificaram a criação da Fondation Curie, actualmente Institut Curie.
Marie Curie dans son laboratoire
Pavillon des Sources
crédits: getty Images
Actividades: Visita virtual ao Musée Curie
- Convide os seus alunos a descobrir o Musée Curie en ligne : A partir do PC, de um tablet ou smartphone, os estudantes nas aulas de Físico-Química deixe-os percorrer tranquilamente todos os documentos apresentados no Museu
- Apelar também, nas aulas de História ou História de Arte para a preservação de edifícios históricos que, tantas vezes são demolidos, por interesses materiais
Currículos : Cièncias /Física/ Quimica/ História
Niveis escolares: 3º ciclo / Secundário
A Professora GSouto
02.02.2024
fontes: Musée Musée Curie/ Le Monde/Culture