Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Livros juvenis : Três autores portugueses na Lista da White Raven !

 

livro-juvenil-nao-te-afastes1.jpg

 

 

Não te afastes

David Machado

https://www.fnac.pt/

 

Três livros portugueses "Não te afastes", "Coisas que acontecem" e "A construção do mundo" estão na lista de 2019 da Melhor Literatura para crianças e jovens, seleccionada pela Biblioteca Internacional da Juventude.

 

Na lista deste ano, entre os 200 títulos escolhidos, estão presentes “Não te afastes” (Caminho), romance do escritor David Machado, “Coisas que acontecem” (Bruaá), de Inês Barata Raposo, ilustrado por Susa Monteiro, e “A construção do mundo” (Livros Horizonte), de Fábio Monteiro, com ilustração de Mariana Rio.

 

Não te Afastes

 

Não te Afastes  de Dinis Machado - autor nosso conhecido. Lembram Índice Médio para a Felicidade? - é uma história comovente e fascinante sobre o desgosto da perda e o poder curativo da amizade.

 

 

David Machado

créditos: Autor não identificado

via Google Images

 

O nome do autor chamou-me a atençāo. Já o conhecíamos de Índice Médio de Felicidade.

 

Sim, eu sei que é um livro juvenil e o que eu gosto mesmo, quando nāo se trata de ler livros "para a minha idade", é ler livros infantis. Muitas das vezes devido às imagens e áquilo que com elas podemos ensinar aos miúdos. 

 

 

livro-juvenil-nao-te-afastes2.jpg

 

Não te afastes

David Machado

Editora Caminho

https://www.leyaonline.com/pt/

 

Sinopse:

 

Após a morte do pai, Tomás acredita que, por sua causa, coisas más acontecem; e, para proteger a mãe e os amigos, decide deixar o lugar onde viveu toda a sua vida.


Mas o país é apanhado por um furacão e, de um dia para o outro, o rapaz vê-se no meio de ruínas e inundações, perdido e desesperado. É, porém, no meio da tragédia que encontrará o mais inesperado dos amigos...

"Não te Afastes" é uma história comovente e fascinante sobre o desgosto da perda e o poder curativo da amizade.

Dois narradores existentes (o passado é contado pelo próprio Tomás, revivendo-o intensamente, o presente é narrado na terceira pessoa), da mudança perceptível da grafia quando se passa de um para o outro, da construçāo do jovem personagem cheio de coragem mas também cheio de dúvidas e de medos. 

 

Coisas que Acontecem:

 

livro-juvenil-coisas-que-acontecem.jpg

 

Coisas que acontecem

Inês Barata Raposo

ilustração: Susa Monteiro

https://www.bruaa.pt/

 

“Dizem que os adolescentes não sabem nada sobre a vida. Por isso, nos casos raros em que sei alguma coisa, faço questão de não dizer a ninguém.”

 

“Coisas que acontecem” assinala a estreia de Inês Barata Raposo, entrando no universo narrativo da adolescência.

 

Foi Prémio Branquinho da Fonseca 2018, na modalidade Juvenil. É também o primeiro título da colecção juvenil da Bruaá Editora.

 

livro-juvenil-coisas-que-acontecem1.jpg

Coisas que acontecem

Inês Barata Raposo

ilustração: Susa Monteiro

https://www.bruaa.pt/

 

Sinopse

 

A obra simula ser parte de um diário escrito por uma adolescente. Temas cruciais de um texto juvenil são convocados para esta história (em que há uma recuperação reelaborada de um Adrien Molle): a(s) amizade(s), e o seu lado reverso, os amores ainda em embrião, a morte , a psicóloga, os sonhos e a desilusão, as dúvidas sobre o que se sente, as permanentes ambivalências em que se vive, a monotonia de se viver numa cidade pequena e desinteressante, a escola e as férias, a família.

 

livro-juvenil-coisas-que-acontecem2.jpg

 

Coisas que acontecem

Inês Barata Raposo

ilustração: Susa Monteiro

https://www.bruaa.pt/

 

O ritmo do texto é vivido e frenético. As ilustrações assumem o movimento da banda desenhada, e o traçado acompanha imageticamente a irreverência pressentida no tom do texto, numa sábia conjugação entre ironia e ternura.

 

PNL: Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura 2018

Idades: 9-14 anos

 

A Construção do Mundo:

 

livro-juvenilaconstrucao-do-mundo.jpg

 

A Construção do Mundo

Fábio Monteiro

ilustração Mariana Rio

https://www.livroshorizonte.pt/

 

Vencedor do Prémio Literário Branquinho da Fonseca 2017, atribuído pelo jornal Expresso e pela Fundação Calouste Gulbenkian.

 

“A construção do mundo” representa igualmente a estreia do jornalista Fábio Monteiro na literatura juvenil, narrando a perspectiva de uma criança sobre o que fazem os adultos todos os dias quando vão trabalhar.

 

livro-juvenilaconstrucao-do-mundo1.jpg

 

A Construção do Mundo

Fábio Monteiro

ilustração Mariana Rio

https://www.livroshorizonte.pt/

 

Sinopse:

 

O mundo é montado todos os dias. Duvidam? Procurem os agrafos nos cantos das nuvens, as torneiras que enchem os rios, a fita-cola que segura o sol no seu lugar.

 

PNL : Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.

Idades: 3-8 anos

 

 

Internacional Youth Library

https://www.ijb.de/

 

International Youth Library:

 

Fundada em 1949, a Biblioteca Internacional da Juventude é considerada a maior dedicada exclusivamente à literatura para crianças e jovens, com quase 600 mil títulos em 130 línguas e idiomas, abrangendo quatro séculos de história.

 

Os livros portugueses "Não te afastes", "Coisas que acontecem" e "A construção do mundo" estão na lista de 2019 da Melhor Literatura para crianças e jovens, seleccionada pela Biblioteca Internacional da Juventude.
 
 
Anualmente, a biblioteca, com sede em Munique, escolhe os melhores livros para a infância e juventude publicados em vários países e diversas línguas, e elabora um catálogo de divulgação internacional, intitulado "White Ravens", que é mostrado na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha.
 
 

Os livros selecionados para o "White Ravens" 2019 estarão expostos na Feira do Livro de Frankfurt, que começa na próxima quarta-feira, na Alemanha.

 

Excelentes propostas de leitura, portanto! A incluir nos currículos escolares.

 

A Professora GSouto

16.10.2019

 

Licença Creative Commons