A nova história "do mais famoso feiticeiro do mundo", Harry Potter, foi traduzida para português por Marta Fernandes e Helena Sobral, e surge dezanove anos depois da primeira aventura.
Uau! Tempo passa. Lembro como se fosse hoje quando lemos Harry Potter e a Pedra Filosofal nas nossas aulas curriculares de Língua Portuguesa. Que excitação este livro nos trouxe! Dessa leitura sairam actividades muito criativas que nos encheram de orgulho.
Mas voltemos ao oitavo livro agora publicado em Português. A peça é "baseada numa história original" de J.K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne.
Resumo:
"A oitava história. Dezanove anos depois. Baseada numa história original de J.K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne, "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada" - a nova peça de teatro de Jack Torne -, cuja estreia mundial decorreu no West End em Londres no passado dia 30 de Julho, é a primeira história oficial de Harry Potter a ser apresentada em versão teatral.
Foi sempre difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele se tornou num muito atarefado funcionário do Ministério da Magia, casado e pai de três crianças em idade escolar.
Enquanto Harry luta com um passado que se recusa a ficar para trás, o seu filho mais novo, Albus, tem de se debater com o peso de um legado familiar que nunca desejou. Quando o passado e o presente se cruzam, pai e filho confrontam-se com uma desconfortável verdade: por vezes as trevas vêm de lugares inesperados."
J.K. Rowling é a autora, como bem sabemos, da saga Harry Potter que veio dar uma lufada de ar fresco à literatura juvenil. Foi com esta saga que ganhou o Prémio Hans Christian Andersen, considerado o Prémio Nobel da Literatura Infantil.
Constituída por sete volumes, publicada entre 1997 e 2007, com mais de 450 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, presente em mais de 200 territórios e traduzida para 79 línguas, deu origem a oito grandes produções cinematográficas.
Seguimos tudo isto com entusiasmo: livros, filmes. Não perdemos nenhum desses momentos. Quer lendo os livros quer indo ao cinema ver os filmes que nos empolgaram até final. Cada livro, cada filme, uma autêntica aventura de magia.
Monstros Fantásticos
& Onde Encontrá-los
J.K. Rowling
A autora escreveu ainda três livros cujas receitas revertem a favor de instituições de solidariedade: O Quidditch através dos tempos e Monstros fantásticos e onde encontrá-los, cujas vendas contribuem para a Comic Relief, associação criada pelo comediógrafo Richard Curtis e o actor Lenny Henry, para combater a fome na Etiópia, a app Harry Potter and the Deathly Hallows de apoio à associação Children in Need, e Os contos de Beedle, o bardo, a favor da Lumos, uma associação de protecção da infância. Também foi lido em Ler +.
Em 2012, J.K. Rowling criou o site Pottermore, através da qual os fãs vão encontrando textos mais recentes e, ao mesmo tempo, "aprofundando a sua experiência no mundo da feitiçaria".
Além desta sua colaboração em Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, J.K. Rowling estreia-se como argumentista no filme Monstros fantásticos e onde encontrá-los, cuja estreia está prevista para Novembro próximo. Aguardamos com ansiedade, verdade?
E tal como se esperava, ontem ao bater das 24 badaladas, as livrarias foram invadidas por centenas de fãs de todas as idades. Da geração que cresceu com Harry Potter até aos recentes leitores.
Harry Potter e a Criança Amaldiçoada
créditos: Filipe Amorim/ Global Imagens
http://static.globalnoticias.pt/
Várias livrarias associaram-se ao momento abrindo fora de horas com programas especiais de animação que os leitores da saga facilmente associaram à mesma.
Actividades:
- Estar atentos ao dia 24 Setembro! Publicação do livro em língua portuguesa. Procurar na vossa livraria favorita.
- Perante o conteúdo deste post, tenho a certeza que muitas actividades vão desenvolver até ao início das aulas, já na próxima semana.
- E por que não propor à vossa professora curricular alguma actividade baseada nas informações aqui divulgadas?
- Imperdível! A leitura de Harry Potter e a Criança Abandonada, agora em língua portuguesa, nas aulas curriculares.
A Professora GSouto
09.09.2016
actualizado 24.09.2015