Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Ler, sempre ! Kenneth Grahame : O Vento dos Salgueiros : em Português e Inglês

 

livro-O-Vento-nos-Salgueiros-maio2022.jpg

 

O Vento nos Salgueiros

Kenneth Grahame

Relógio d'Água, 2017

 

Resumo:

No dia em que fazia quatro anos, o filho de Kenneth Grahame chorava desconsoladamente.
Para acabar com o choro, o pai prometeu-lhe contar todos os contos que ele quisesse, permitindo-lhe escolher os protagonistas. O resultado de muitas noites de narrativas foi O Vento nos Salgueiros, publicado em 1908.
Na margem do rio, o Toupeira, o Rato, o Sapo, o Texugo e o Lontra levam uma vida tranquila, mas discutem sobre a necessidade de abandonar o lar e viver excitantes aventuras.
A segura margem do rio e o amplo mundo que representa o desconhecido e o arriscado são os cenários desta narrativa que celebra os encantos da vida simples e da amizade.

 

 

O Vento nos Salgueiros

Kenneth Grahame

ilustrações: E.H. Shepard

Tinta da China, 2007

 

Saber +

A história dos amigos Toupeira e Rato d’Água é um clássico da literatura. Uma alegoria da vida num mundo intemporal, onde a amizade, os contrastes sociais e as idiossincrasias das personagens se articulam numa sucessão de irresistíveis aventuras.

 

livro-o-vento-nos-salgueiros-kenneth-grahame.jpg

 

Kenneth Grahame [1859-1932]

Hulton-Deutsch Collection/ CORBIS/ CORBIS via Getty Images

https://www.newstatesman.com/

 

Curta biografia: Kenneth Grahame

 

Kenneth Grahame nasceu na cidade de Edimburgo, na Escócia, em 1859. Quando tinha quatro anos de idade, mudou-se com a família para uma vila costeira, Inverary. Segundo as suas próprias palavras, a sua vida e a nova casa faziam-no sentir-se feliz e seguro. No entanto, um ano depois, tudo mudaria: morreria a mãe e o pai deixá-lo-ia, juntamente com os seus três irmãos, a cargo da avó materna, que os educaria num lugar idílico, à beira do rio Tamisa, no sul de Inglaterra.


Grahame não pôde concretizar o seu desejo de estudar na Universidade de Oxford. Em vez disso, tornou-se funcionário do Banco de Inglaterra, conciliando a profissão com a actividade que mais lhe interessava: a escrita.

 

As suas histórias foram publicadas em vários periódicos e o seu nome conquistou a fama através das obras The Golden AgeDream Days e, definitivamente, O Vento nos Salgueiros, publicado pela primeira vez em 1908. Grahame faleceu em Julho de 1932.

 

livro-O-Vento-nos-Salgueiros-maio2022-ingl.jpg

 

The Wind in the Willows

Kenneth Grahame

illustrations: Inga Moore

https://relogiodagua.pt/

 

Synopsis: 

 

In a beautiful single volume, Inga Moore's magical illustrations bring Kenneth Grahame's much-loved classic to life for a new generation of readers. Kenneth Grahame's classic children's stories, which depict the adventures of the amiable Mole and the Water Rat and the comic misadventures of the wayward Toad, are collected in this beautiful volume. Carefully abridged by the artist herself, this version of the beloved stories is instantly accessible to a young picture book readership.

 

 

livro-O-Vento-nos-Salgueiros-maio2022-ingl-local.j

 

Wind In The Willows Signpost Berkshire UK

cenário real do livro [1859-19

Credit: Alamy Stock Photo

https://www.countrylife.co.uk/

 

"The Edwardian author Kenneth Grahame’s adoration of Nature and landscape made him passionate about conservation and inspired him to create some of Britain's best-loved characters.

Matthew Dennison, , his biographer

 

The Wind in the Willows is a children's book by the British novelist Kenneth Grahame, first published in 1908. Alternatingly slow-moving and fast-paced, it focuses on four anthropomorphised animals: Mole, Rat, Toad, and Badger. They live in a pastoral version of Edwardian England

 

Nota: Se quiserem ler o livro na versão original, em língua inglesa, poderão fazê-lo.

Aconselhável 3º ciclo, leitura autónoma.

 

 


The Wind in the Willows

Kenneth Grahame

Audível

https://www.audible.com/

 

Ir + longe: Audível

 

Poderão ouvir um excerto em Inglês narrado por Shelley Frasier aqui. Encanttador para os mais novos. E os teen poderão aperfeiçoar a sua pronúncia com esta audição.

 

"Este livro é um teste de carácter. Não podemos criticá‑lo, porque ele nos está a criticar a nós. […] Devo, no entanto, aconselhar o leitor: quando pegar neste volume, não tenha a presunção de julgar o meu gosto literário ou a mestria de Kenneth Grahame. Quando iniciar a leitura, estará apenas a julgar‑se a si próprio. Poderá merecê‑lo, não sei. Sei, isso sim, que é o leitor que estará a ser julgado."

A.A. Milne

 

Nota: Leitura aconselhada para 2º ciclo com apoio do.as professor.as em sala de aula, ou dos pais, ou avós. 

 

Actividades:

 

A Narrativa

  • Ler o livro em Português nas aulas curriculares de língua materna

 

  • Ler a versão original em Inglês nas aulas curriculares de língua estrangeira

 

  • Revisão Narrativa: personagens, localização espácio-temporal, características personagens, tipo de marrativa

 

  • Ouvir a curta versão audível em língua inglesa e tentar recontar o excerto em língua portuguesa

 

  • Expressão escrita: Comentário (máximo 8-10 linhas)

 

A Professora GSouto

 

03.05.2022

 

Licença Creative Commons