Escolas : Centenário Agustina Bessa Luís : Livros para ensino básico e ensino secundário !
Centenário de Agustina Bessa-Luís
site Agustina 100 foi descontinuado :-(
https://www.facebook.com/agustina.centenario/
Agustina Bessa-Luís
créditos: Autor não identificado
" Escrever é isto: comover para desconvocar a angústia e aligeirar o medo, que é sempre experimentado nos povos como uma infusão de laboratório, cada vez mais sofisticada."
Agustina Bessa Luís,
in Contemplação Carinhosa da Angústia
Agustina Bessa Luís celebrara no passado dia 15 Outubro, 96 anos. Na impossibilidade de parabenizar a autora pessoalmente, devido à sua doença desde 2006, aqui a parabenizei em Novembro 2017.
Agustina Bessa-Luís [1922-2019]
créditos: autor não identificado
via DN/ Artes
Hoje choro a morte de Agustina. Fica aqui o meu tributo a uma das maiores escritoras portuguesas. Admirava-a através dos seus livros. E fiquei ad admirá-la como pessoa, depois dos nossos encontros, há muitos anos na Livraria Bertrand (Boavista), hoje encerrada).
Agustina era uma senhora doce, alegre, e bastante afectuosa, apesar do seu ar clássico. Conversava com facilidade com o seus leitores. Sentia-se feliz em ser reconhecida e abordada para falar dos seus livros e da vida.
Agustina Bessa-Luís
créditos: Livraria Lello
https://www.facebook.com/LivrariaLello/
Já escrevera neste blog sobre o desaparecimento mais ou menos recente de outros dois grandes escritores portugueses: Luisa Dacosta e Manuel António Pina. Mas outros há sobre quem escrevi. Muitos. sem dúvida
Depois de ter celebrado o 95º aniversário, (2017) de Agustina Bessa-Luís. Hoje presto a minha sincera homenagem a Agustina, não só pela sua obra, como pela pessoa que tive o imenso privilégio de conhecer e dialogar. Por mais do que uma vez.
E nada melhor do que falar dos livros que escreveu e que muitos lemos nos currículos de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa.

Vento, Areia e Amoras Silvestres
Agustina Bessa Luís
Vento, Areia e Amoras Bravas de Agustina Bessa Luís, obra recomendada para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma, pelo Plano Nacional de Leitura.
Resumo:
«Vento, Areia e Amoras Bravas» é um título dançarino. Todo ele mexe e convida a dançar e arrasta o movimento da juventude que depois vai conduzir à idade consular. A toga vai suceder à sandália e o cinto desatado, que correspondem à história radiosa de Lourença.
Vento, Areia e Amoras Silvestres
Agustina Bessa Luís
Lourença não quer esquecer a infância nem o vento furibundo que tenta dispersar os pequenos sinos da salvação mais espirituosa, a salvação da descoberta.
Volta Dentes de Rato como uma gota de azougue imóvel na palma da mão. Estará imóvel ou apenas encantada? Veremos. Veremos… que as histórias são para explicar estas coisas. A leitura fez-se para encher o silêncio de mágica.
Sinopse:
Lourença tinha três irmãos. Todos aprendiam a fazer habilidades como cãezinhos, e tocavam guitarra ou dançavam em pontas dos pés. Ela não. Era até um infeliz para aprender,tinha algumas dificuldades, e admirava-se de que lhe quisessem ensinar tantas coisas aborrecidas e que ela tinha de esquecer o mais depressa possível.
O que mais gostava de fazer era comer maçãs e deitar-se para dormir. Mas não dormia. Fechava os olhos e acontecia-lhe então uma aventura bonita, e conhecia gente maravilhosa...
Dentes de Rato
Agustina Bessa Luís
ilustrações: Mónica Baldaque
Assim começa este livro que Agustina Bessa-Luís escreveu para os leitores mais jovens. Se lermos um pouco mais, ficamos a saber por que razão Lourença era conhecida como Dentes de Rato... e muitas outras coisas.
As ilustrações são de Mónica Baldaque, filha da escritora. O livro é um clássico da literatura infantil e juvenil portuguesa.
Nota:
Livro Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura 7º Ano de Escolaridade como Leitura Orientada na Sala de Aula - Grau de Dificuldade II.
Ler Dentes de Rato nos currículos de Língua Portugesa, do 6º ano (2º ciclo) e do 7º ano (3º ciclo). dependendo das turmas leccionadas.
Um livro muito interessante de literatura infanto-juvenil que os alunos gostaram de ler, mesmo aqueles alunos mais 'avessos' à leitura.
As aventuras de Lourença assemelham-se às dos alunos e muitos identificavam-se com Lourença - Até alguns rapazes.


Níveis de ensino: Ensino Básico (9º ano); Ensino Secundário (10º ano).
- Filme: Francisca de Manoel de Oliveira
Manoel de Oliveira adaptou-o ao cinema num filme com o título Francisca (1981), recurso digital que pode complementar o estudo da obra.

Agustina Bessa Luís [1922-20015]
créditos: Autor não identificado


