Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Escolas : Centenário Agustina Bessa Luís : Livros para ensino básico e ensino secundário !

 

agustina-centenário-vila-mea.jpg

 

Centenário de Agustina Bessa-Luís

site Agustina 100 foi descontinuado :-(

https://www.facebook.com/agustina.centenario/

 

 

agustina1.png

 

 

Agustina Bessa-Luís

créditos: Autor não identificado

https://ionline.sapo.pt/

 

" Escrever é isto: comover para desconvocar a angústia e aligeirar o medo, que é sempre experimentado nos povos como uma infusão de laboratório, cada vez mais sofisticada."

Agustina Bessa Luís, 

in Contemplação Carinhosa da Angústia

 

Agustina Bessa Luís celebrara no passado dia 15 Outubro, 96 anos. Na impossibilidade de parabenizar a autora pessoalmente, devido à sua doença desde 2006, aqui a parabenizei em Novembro 2017.

 

 

agustina2.jpg

 

 

Agustina Bessa-Luís [1922-2019]

créditos: autor não identificado

via DN/ Artes

 

Hoje choro a morte de Agustina. Fica aqui o meu tributo a uma das maiores escritoras portuguesas. Admirava-a através dos seus livros. E fiquei ad admirá-la como pessoa, depois dos nossos encontros, há muitos anos na Livraria Bertrand (Boavista), hoje encerrada).

 

Agustina era uma senhora doce, alegre, e bastante afectuosa, apesar do seu ar clássico. Conversava com facilidade com o seus leitores. Sentia-se feliz em ser reconhecida e abordada para falar dos seus livros e da vida.

 

 

agustina-lello.jpg

 

 

Agustina Bessa-Luís

créditos: Livraria Lello

https://www.facebook.com/LivrariaLello/

 

Já escrevera neste blog sobre o desaparecimento mais ou menos recente de outros dois grandes escritores portugueses: Luisa Dacosta e Manuel António Pina. Mas outros há sobre quem escrevi. Muitos. sem dúvida

 

Depois de ter celebrado o 95º aniversário,  (2017) de Agustina Bessa-Luís. Hoje presto a minha sincera homenagem a Agustina, não só pela sua obra, como pela pessoa que tive o imenso privilégio de conhecer e dialogar. Por mais do que uma vez.

 

E nada melhor do que falar dos livros que escreveu e que muitos lemos nos currículos de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa.

 

 
Livros:
 
 

 

agustina-vento, areia e amoras bravas1a.jpg

 

 

Vento, Areia e Amoras Silvestres

Agustina Bessa Luís

https://img.bertrand.pt/

 

Vento, Areia e Amoras Bravas de Agustina Bessa Luís, obra recomendada para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma, pelo Plano Nacional de Leitura.

 

Resumo:

 

«Vento, Areia e Amoras Bravas» é um título dançarino. Todo ele mexe e convida a dançar e arrasta o movimento da juventude que depois vai conduzir à idade consular. A toga vai suceder à sandália e o cinto desatado, que correspondem à história radiosa de Lourença.

 

 

agustina-amoras1.JPG

 

 

Vento, Areia e Amoras Silvestres

Agustina Bessa Luís

https://img.bertrand.pt/

 

Lourença não quer esquecer a infância nem o vento furibundo que tenta dispersar os pequenos sinos da salvação mais espirituosa, a salvação da descoberta.

 

Volta Dentes de Rato como uma gota de azougue imóvel na palma da mão. Estará imóvel ou apenas encantada? Veremos. Veremos… que as histórias são para explicar estas coisas. A leitura fez-se para encher o silêncio de mágica.

 

Livro encantador que remeteu para a minha própria infância. Li com turmas de 8º e 9º anos, nas aulas curriculares de Língua Portuguesa.
 
 
Fez parte de uma das nossas conversas na livraria Bertrand (Boavista), já encerrada. E como já o tinha lido, há muitos anos, solicitei a Agustina se me autografava, pedido de imedito aceite. Uma dedicatória muito afectuosa que partilhei com os alunos.
 
 
 
 

agustina-dentes-de-rato3.jpg

 

Dentes de Rato

Agustina Bessa Luís

https://www.fnac.pt/

 

 

Sinopse:

 

Lourença tinha três irmãos. Todos aprendiam a fazer habilidades como cãezinhos, e tocavam guitarra ou dançavam em pontas dos pés. Ela não. Era até um infeliz para aprender,tinha algumas dificuldades, e admirava-se de que lhe quisessem ensinar tantas coisas aborrecidas e que ela tinha de esquecer o mais depressa possível.

 

O que mais gostava de fazer era comer maçãs e deitar-se para dormir. Mas não dormia. Fechava os olhos e acontecia-lhe então uma aventura bonita, e conhecia gente maravilhosa...

 

 

agustina-dentes-de-rato1.jpg

 

 

Dentes de Rato

Agustina Bessa Luís

ilustrações: Mónica Baldaque

https://www.wook.pt/livro/

 

Assim começa este livro que Agustina Bessa-Luís escreveu para os leitores mais jovens. Se lermos um pouco mais, ficamos a saber por que razão Lourença era conhecida como Dentes de Rato... e muitas outras coisas.

 

As ilustrações são de Mónica Baldaque, neta da escritora. O livro é um clássico da literatura infantil e juvenil portuguesa. 

 

Nota:

 

Livro Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura 7º Ano de Escolaridade como Leitura Orientada na Sala de Aula - Grau de Dificuldade II.

 

Ler Dentes de Rato nos currículos de Língua Portugesa, do 6º ano (2º ciclo) e do 7º ano (3º ciclo). dependendo das turmas leccionadas.

 

Um livro muito interessante de literatura infanto-juvenil que os alunos gostaram de ler, mesmo aqueles alunos mais 'avessos' à leitura.

 

As aventuras de Lourença assemelham-se às dos alunos e muitos identificavam-se com Lourença- Até alguns rapazes.

 

 

agustina-jn.jpg

 

 

Agustina Bessa Luis

créditos: via RRSapo/ Reportagem

https://www.dn.pt/artes/

 
 
Relembrar Agustina faz parte do meu mundo afectuoso ligado aos livros. Encontrava a escritora com frequência na livraria Bertrand que posteriormente encerrou.
 
 
Lemos A Sibila no curso de Literatura Portuguesa (ensino secundário) na Escola Profissional de Música do Porto, fundada pela Professora Hélia Soveral.
 
 
Agustina foi convidada para um  pequeno Encontro Literatura & Música a que compareceu e participou de um diálogo muito enriquecedor.
 
 

 

agustina-sibila.jpg

 

 

A Sibila

Agustina Bessa Luís

Relógiod'Água, 2017

https://relogiodagua.pt/

 
 
A Sibila é um romance que olha de frente para o ser humano, sem o subtrair aos costumes, às tradições enraizadas - família, comunidade, religião - e ao preconceito em que cada ser se molda.
 
 
É através deste olhar que surge Quina, a Sibila, uma personagem única na sua complexidade, onde "o humano é exemplo desse redemoinho de forças, através do qual se abre um conflito - o conflito de estar vivo e o que isso implica de luta, aceitação e incomunicabilidade."
 
 
O romance venceu o Prémio Delfim Guimarães e o Prémio Eça de Queiroz.
 
 
Outros livros:
 
 
 

agustina-fanny.png

 

 

Fanny Owen
Agustina Bessa-Luís
 
 
 
Fanny Owen é uma história verídica passada em 1850 entre José Augusto Pinto de Magalhães (proprietário da quinta do Lodeiro, poeta, rapaz triste e desinteressado da vida), Fanny Owen (filha do coronel Owen, auxiliar e conselheiro militar de D. Pedro aquando das lutas liberais) e o próprio Camilo Castelo Branco, com apenas vinte e três anos.


Níveis de ensino: Ensino Básico (9º ano); Ensino Secundário (10º ano).


  • Filme: Francisca de Manoel de Oliveira

Manoel de Oliveira adaptou-o ao cinema num filme com o título Francisca (1981), recurso digital que pode complementar o estudo da obra.
 
 
 
 

 

 
 
Dados biográficos: 
 
 
Agustina Bessa-Luís nasceu em Vila Meã, Amarante, a 15 de Outubro de 1922. A sua infância e adolescência foram passadas nessa região, cuja ambiente marcará fortemente a obra da escritora.
 
 
Estreou-se como romancista em 1948, com a novela Mundo Fechado, tendo desde então mantido um ritmo de publicação pouco usual nas letras portuguesas, contando até ao momento com mais de meia centena de obras. 
 
 
É em 1954, com o romance A Sibila, que Agustina Bessa-Luís se impõe como uma das vozes mais importantes da ficção portuguesa contemporânea.
 
 
Agustina Bessa-Luís foi distinguida com os prémios Vergílio Ferreira 2004, atribuído pela Universidade de Évora, pela sua carreira como ficcionista, e o Prémio Camões 2004, o mais alto galardão das letras portuguesas.
 

 

 

agustina-janela.jpg

 

Agustina Bessa Luís [1922-20015]

créditos: Autor não identificado

 

 
Actividades: 
 
 
Três sugestões, algumas de leitura obrigatória - discordo desta noção - para ler nos currículos escolares, em diferentes níveis de Língua e Literatura Portuguesa.
 
 
Cabe aos professores seleccionar as obras a ler, segundo os currículos que leccionam e perfil dos alunos/ turma.
 
 
Acima de tudo, homenagear Agustina através da leitura dos seus livros. Trata-se de uma das escritoras mais importantes da Literatura Portuguesa.
 
 
 


 

site Agustina 100 foi descontinuado :-(

https://www.facebook.com/agustina.centenario/


 
Nota: E porque falámos em homenagear Agustina, iniciaram-se ontem, dia 15 Outubro 2022 as Celebrações do Centenário, em Amarante, terra natal da escritora.
 
 
 
No Porto, há vários eventos que estão a decorrer, ou se iniciam. Podem consultar a programação no site oficial Agustina 100º. Infelizmente, o site foi descontinuado no final das Comemorações do Centenário,  o que é lamentável. Por parte da família e do Ministério da Cultura.
 
 
 

agustina-centenário-concurso.jpg

 
Concurso Literário r Artístico
Agustina Bessa-Luís uma viagem pelo universo literário e artístico
 
 
Houve eventos e manifestações um pouco por todoo país. Mas o norte sobressaiu em grande percentagem. O Município de Amarante, de onde era natural Agustina Bessa-Luís, participou em grande escala com múltiplos eventos coferências, exposições, actividades para as escolas, entre tantos . 
 
 
 
"Nasci adulta
 
Morrerei criança."
 
 
Agustina Bessa-Luís
 
 
A Professora GSouto
 
 
11.11.2017
 
actualizado 25.02.2024
 
 
Licença Creative Commons