Kitesurf : Parabéns Francisco Lufinha !
Francisco Lufinha
https://www.facebook.com/franciscolufinh
É sabido. Gostamos de desportos radicais. E nesta época do ano, em que uns estão já de férias, e outros, entre exames, vão até às ondas ao final da tarde relaxar antes de entrarem pela noite a estudar, aqui temos o nosso kitesurfer do momento.
Francisco Lufinha é um jovem português de 31 anos, completamente apaixonado por desportos náuticos. Com apenas 15 dias, foi levado para um barco pelos seus pais e nunca mais conseguiu, nem quis, desligar-se do mar.
Franscisco Lufinha
https://www.facebook.com/franciscolufin
O velejador português, praticante de kitesurf, Francisco Lufinha embarcou numa aventura de kitesurf, domingo, dia 05 de Julho 2015, às 16:30 horas, do Cais das Colunas, Lisboa.
O arranque da Mini Kitesurf Odissey foi um sucesso ! Centenas de apoiantes e curiosos juntaram-se no local para assistir à partida para esta odisseia.
Mini Kitesurf Odissey
saida de Lisboa
https://www.facebook.com/franciscolufinh
Em pleno Rio Tejo, o ambiente foi ainda mais surpreendente com dezenas de barcos a acompanhar Lufinha nos primeiros momentos desta aventura.
Saída de Lisboa
Na segunda-feira bateu o recorde mundial de maior viagem de kitesurf sem paragens, superando a anterior marca de 564 quilómetros, que já detinha. Conta assim, com mais de 28 horas de viagem 'non-stop'.
O recorde mundial tinha sido fixado por Lufinha em Setembro de 2013, numa viagem entre o Porto e Lagos.
Francisco Lufinha
https://www.facebook.com/franciscolufinh
Quem é Lufinha?
Francisco Lufinha é um jovem português de 31 anos, completamente apaixonado por desportos náuticos.
Aos 15 dias, foi levado para um barco pelos seus pais e nunca mais conseguiu, nem quis, desligar-se do mar.
Natural de Lisboa, iniciou-se na Vela, aos 11 anos. Desde os setes anos de competição, ganhou regatas nacionais e regionais e representou Portugal em diversas provas europeias.
Para além da Vela também praticou Ski Aquático, Wakeboard e Windsurf, mas foi o Kitesurf que o cativou, por ser uma mistura dos seus desportos favoritos.
Em 2005 sagrou-se campeão nacional e em 2006 vice-campeão, alcançando também nesse ano um 5º lugar na regata do circuito mundial PKRA em Portimão.
Lufinha, Porto-Lagos 2013
créditos : António Cotrim/Lusa
A primeira noite do Francisco em pleno oceano Atlântico não foi fácil! Numa noite com muitas núvens e pouca visibilidade, Francisco teve uma queda e perdeu a prancha.
Teve então que activar um very-light para que o barco de apoio conseguisse localizá-lo. Pudemos ouvir o atleta a contar o que se passou nessa noite.
No entanto e para compensar essa noite, na terça-feira já se encontrava quase a metade do caminho, com um bom ritmo (velocidade acima dos 30km/h) e muito motivado para alcançar um novo recorde do mundo!
Lufinha
https://www.facebook.com/franciscolufinha/
Lufinha tentou bater o seu próprio record de 564 Km, navegando de Lisboa até à Madeira em Kitesurf sem parar. Serão cerca de 40-50 horas non-stop em cima da prancha. E conseguiu mais um recorde.
Previa-se que a travessia demorasse mais de 40 horas non-stop, ao longo das quais o superatleta poderia vir a encontrar diversos obstáculos e adversidades.
Francisco Lufinha no Machico, Madeira
https://www.facebook.com/franciscolufinh
Mas Lufinha venceu. E chegou à Madeira hoje, terça-feira, dia 07 Julho 2015. Missão cumprida. Recorde mundial de 472 nm (874 KM) em 47:37 horas, depois de algumas peripécias com o skitesurf.
O Francisco, detentor do actual recorde do mundo (564 km), foi o primeiro atleta a tentar completar esta travessia Lisboa-Madeira non-stop. E conseguiu.
Para navegar os 950 KM (530 mn) estavam previstas duas noites no mar com condições meteorológicas desafiantes, ventos fortes e ondas grandes e largas, típicas do Atlântico.
Francisco Lufinha World Recorder Kitesur
https://www.facebook.com/franciscolufin
Conseguiu completar a travessia. Francisco foi a primeira pessoa a ligar o continente ao arquipélago da Madeira em Kitesurf, conquistando assim mais um objectivo arrojado em torno do Mar Português.
E tal como puderam ver, foi muito bem recebido em Machico, onde se viu rodeado de Fortos admiradores. Foram muitos os madeirenses que lhe deram as boas vindas.
Mais novidades? Sigam as redes sociais de Lufinha:
Parabéns Francisco Lufinha! E bom descanso!
A Professora GSouto
07.07.2015