Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Ler José Mauro de Vasconcelos : 50 Anos de Meu Pé de Laranja Lima & outros recursos !

 

 

jose-mauro-vasconcelos3a.jpg

 

Meu Pé de Laranja Lima

José Mauros de Vasconcelos

https://www.fnac.pt/

 

José Mauro de Vasconcelos foi um escritor brasileiro, autor do romance juvenil "Meu Pé de Laranja Lima", obra que se tornou um clássico da literatura brasileira. Lido em vários países. 

 

Google Doodle:

 

 

doodle-jose-mauro-vasconcelos.jpg

 

 

Google Doodle 95ª Aniversário de José Mauro Vasconcelos

https://www.google.com/doodles/

 

Jose Mauro de Vasconcelos, escritor brasleiro lido nas nossas aulas de Lingua Portuguesa, é hoje homenageado pela Google com um Doodle encantador que remete para a sua obra mais conhecida, Meu Pé de Laranja Lima. Goodle celebra assim o 95° aniversário do famoso escritor brasileiro.

 

Saber +

 

O escritor, nasceu em 26 de Fevereiro 1920, no Rio de Janeiro, era filho de uma família portuguesa que emigrou para São Paulo. Como seus pais tinham poucos recursos, José Mauro teve que ir morar com seus tios para o Rio Grande do Norte, em Natal.

 

Já adulto, entrou na Faculdade de Medicina da capital potiguar, mas abandonou o curso no segundo ano e voltou ao Rio de Janeiro em busca de melhores oportunidades.

 

 

jose-mauro-vasconcelos1.jpg

 

 

José Mauro Vasconcelos

https://www.ebiografia.com/

 

De volta a sua cidade natal, José Mauro trabalhou nas mais diversas áreas: foi carregador, instrutor de boxe e garçon, até conseguir uma bolsa de estudos na Espanha.

 

Desanimado com a vida académica, abandonou os estudos após uma semana e decidiu viajar pela pela Europa.

 

Junto com os irmãos Villas-Bôas, o escritor atravessou a região do Araguaia, onde se dedicou à defesa do ambiente e lutou pelos índios. 

 

 

 

 

Meu Pé de Laranja Lima

José Mauro de Vasconcelos

 http://static.fnac-static.com/

 

Em 1942, estreou-se na carreira literária com o livro "Banana Brava", que reflecte sobre o mundo dos homens do garimpo. A seguir veio "Rosinha, Minha Canoa" de 1962, o seu primeiro sucesso.

 

 

josemaurovasconcelos2.jpg

 

 

Rosinha, minha Canoa

José Mauro de Vasconcelos

http://images.portoeditora.pt/

 

Sinopse:

 

Rosinha, a canoa, leva Zé Orocó pelas águas do Rio Araguaia, nos sertões de Goiás, transportando-o por um mundo onde quem manda é a mãe natureza. ...

 

 

josemaurovasconcelos4.jpg

 

 

Rosinha, minha irmã Canoa

José Mauro de Vascnocelos

https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/

 

 

 

 

Meu Pé de Laranja Lima

José Mauro de Vascnocelos

https://m1.behance.net/

 

Mas o livro que lhe daria fama foi Meu Pé de Laranja Lima, publicado em 1968. A obra é baseada em experiências pessoais de José Mauro de Vasconcelos e retrata o choque sofrido na infância com as bruscas mudanças da vida.

 

 

 

 

 

Ir + longe:

 

José Mauro de Vasconcelos tinha como principal característica o facto de escrever livros rapidamente. Meu Pé de Laranja Lima, por exemplo, foi escrito em apenas doze dias.

 

E é precisamente este livro, Meu Pé de Laranja Lima que lemos tantas vezes nos curriculos de Língua Portuguesa, Faz também parte do Programa Nacional de Leitura.

 

Leitura digital:

 

Poderás ler um excerto do livro aqui

 

 

 

 

Meu Pé de Laranja Lima

José Mauro de Vasconcelos

 http://static.fnac-static.com/

 

Sinopse:

 

Meu Pé de Laranja Lima conta a história de um garotinho de cinco anos, Zezé. O menino faz parte de uma família muito pobre, porém grande, com muitos irmãos.

 

A mãe de Zezé trabalhava numa fábrica, mas seu pai estava desempregado, o que deixou família com grandes dificuldades. As irmãs tomavam conta dos mais novos da família, mas Zezé eram quem ficava junto do seu irmão mais novo, Luiz.

 

É num pé de laranja lima onde o garotinho tem todas as suas grandes aventuras.

 

 

 

 

Meu Pé Laranja Lima, adaptação cinema 2012

http://lounge.obviousmag.org/

 

Este livro foi posteriormente adaptado ao cinema e também à televisão : dois filmes e três telenovelas foram inspiradas no livro. 

 

Meu Pé de Laranja Lima teve a sua primeira adaptação em 1970, um filme com a direcção de Aurélio Teixeira. E a última adaptação em 2012 pelo cineasta Marcos Bernstein

 

 

 

 

Meu Pé de Laranja Lima, filme, 2012

Marcos Bernstein

 http://pt.wikipedia.org/

 

Também a televisão fez três novelas que tiveram o livro como base, sendo a primeira em 1970 exibida pela TV Tupi, em 1980 na Bandeirantes, e em 1998, novamente na Bandeirantes.

 

Na Coreia do Sul, a história foi publicada em versão de banda desenhada. Em 2012, Marcos Bernstein dirigiu mais uma versão cinematográfica de Meu Pé de Laranja Lima.  A estreia aconteceu no Festival do Rio em 2013. 

 

Além de escritor, o carioca foi também actor. Morreu aos 64 anos de broncopneumonia, em São Paulo. 

 

Outros livros:

 

Mas José Mauro de Vasconcelos tem outros obras de literatura juvenil:

 

 

jose-mauro-vasconcelos.png

 

 

Coração de Vidro

José Mauro de Vascnocelos

 http://www.casasbahia-imagens.com.br/

 

O Meu Pé de Laranja Lima celebrou 50 anos em 2018. Em 2018, o livro que encantou gerações com a história de Zezé, “um meninozinho que um dia descobriu a dor…”, completou 50 anos.

 

O Meu Pé de Laranja Lima”, de José Mauro Vasconcelos, foi lançado pela Editora Melhoramentos em 1968 e, desde então, conta com mais de 150 edições no Brasil e dois milhões de exemplares vendidos. É o livro brasileiro com o maior número de traduções para outras línguas, num total de 15 idiomas e 23 países.

 

 

Meu Pé de Laranja Lima: 50 anos

 

 

jose-mauro-vasconcelos4.jpg

 

 

Meu Pé de Laranja Lima

José Mauro de Vasconcelos

edição comemorativa 50 anos

https://www.saraiva.com.br/

 

Para celebrar seus 50 anos, a obra tem nova edição. Uma edição especial de capa dura e novo projecto gráfico, com ilustração de capa de Laurent Cardon. Contém informações sobre o livro, o autor e o contexto histórico da narrativa, bem como  notas de rodapé escritas pelo escritor Luiz Antonio Aguiar.

 

O leitor também fica sabendo que O Meu Pé de Laranja Lima tem duas obras complementares: os romances Doidão (1963), no qual Zezé é retratado com 19 para 20 anos, e Vamos Aquecer o Sol (1974), que retrata o menino aos 10 anos, vivendo com pais adotivos em Natal, Rio Grande do Norte.

 

Sucesso atemporal, “O meu pé de laranja lima”  promete continuar encantando as próximas gerações.

 

Actividades:

 

  • Convidar os alunos a ler excertos de Meu Pé de Laranja Lima, seleccionados por eles. Solicitar a razão dessa escolha, deixando que os alunos exprimam as suas ideias.
  • Ir até à biblioteca da escola e tentar encontrar outros livros de José Mauro de Vasconcelos. Se não forem encontradas outras obras, os alunos farão uma pesquisa na Internet, e se possível ler algum excerto de um desses livros.
  • Para os alunos brasileiros, quem sabe se a biblioteca escolar possui os DVD dos filmes sobre Meu Pé de Laranja. Se assim for, requisitar o filme e visionar durante duas/três aulas.
  • Não esquecer de fazer a preparação prévia dessas aulas, programando actividades pedagógicas de apoio.

 

A Professora GSouto

 

26.02.2015

actualizado em 31 Março 2018

 

Licença Creative Commons