Já chegou a Primavera ! Bem vinda ! Vamos ler ?
A Primavera chegou! Eugénio de Andrade exprimiu lindamente a Primavera! O equinócio da Primavera começou às 09:37 deste sábado, dia 20 de Março (hora de Lisboa) no Hemisfério Norte, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa. Na Região Autónoma dos Açores ocorreu às 08:37.
O equinócio da Primavera marca o momento exacto do início da estação. O equinócio é um fenómeno astronómico onde o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador. Nessa altura do ano, o dia tem a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul.
O fim da Primavera é marcado por outro evento astronómico: o solstício de Verão. Este é o período em que o hemisfério Sul está inclinado cerca de 23,5º na direcção do Sol.
Saber +
O termo equinócio deriva do latim, aglutinando na mesma palavra dois termos: Aequus que significa “igual” e Nox que significa noite. Já sabemos.
Durante grande parte do século XX, este fenómeno astronómico celebrou-se a 21 de Março. No entanto, desde 2008 que o equinócio se dá no dia 20. Isto deve-se ao facto de o período de translação da Terra não ser exatamente um ano.
Assim, até ao ano de 2044, o equinócio será dia 20 de Março, variando entre 19 e 20 Março a partir desse ano.
Por curiosidade, a partir do ano de 2100 esta data voltará a ser entre os dias 20 e 21.
Google Doodle Primavera 2021 (hemisfério norte)
https://www.google.com/doodles/
Google Doodle:
Não podia faltar o Doodle assinanalando a Primavera a que Google já nos habituou. O Doodle da Primavera 2021 é uma belíssima ilustração animada do que os habitantes do hemisfério norte esperam dos meses primaveris e dos dias mais quentes e luminosos. Google mostra-nos um pequeno ouriço adoravelmente guarnecido de flores e abelhas (sinónimo de Primavera) que se desloca alegremente em direcção a dias mais quentes.
créditos: Autor não identificado
Tradições:
O dia do início da Primavera é um dia historicamente importante. A chegada desta estação do ano marca a diminuição da frequência das situações de mau tempo, de desconforto e de escassez de produção agrícola, características do Inverno.
Tradicionalmente, celebra-se o renascimento da natureza, as flores coloridas voltam a cobrir as paisagens, a duração do dia natural é cada vez maior.
Ostara
Em tempos antigos celebravam-se os festivais de fertilidade e abundância. O Sabbat do equinócio da Primavera, também conhecido por Festival das Árvores (dia 21 é Dia da Árvore), Ostara e rito Eostre, um rito de fertilidade que celebra o nascimento da Primavera, e o redespertar da vida na Terra. Ostara é o primeiro dia da Primavera.
O nome Ostara está relacionado com a deusa da fertilidade, amor e do renascimento da mitologia anglo-saxã, da mitologia nórdica e mitologia germânica. Também é relativo às festividades que se celebram durante o equinócio desta estação. A data tem forte ligação com diversas outras celebrações pagãs.
créditos: Fnac/ Estante primavera
Eu sei! Tem sido muito difícil ficarem em casa, encerrados de manhã à noite, sem poder ir à escola para aulas presencias. Saudades. Ver ver e conviver com amigos nos intervalos, de conversar com os professores.
Mas, dia 19 Abril para uns (Secundário) e dia 5 Abril (2º e 3º ciclos) está por perto. Um pouco mais de coragem!
Deixo algumas sugestões de leitura para os mais novos. E também para os adolecentes.
Livros infantis:
Histórias da Primavera
Enid Blyton
Oficina do Livro
Uma fantástica selecção de contos, onde não falta a animação e o entusiasmo próprios do bom tempo! Primavera.
Parte numa aventura primaveril com histórias como a do rapazinho que salva um cordeiro em apuros ou as fadas escondidas em ovos de Páscoa.
Nota: A magia e o divertimento estão sempre por perto, nesta colecção pensada para os mais novos lerem em voz alta ou para partilharem com amigos nos video chats WhatsApp ou Zoom.
Quero um abraço
Simona Ciraolo
Às vezes não vos apetece mesmo um abraço apertado? Ao Filipe, o pequeno cacto, é isto que lhe apetece todos os dias. Mas a ilustre família Cacto não gosta nada de abracinhos e despreza qualquer tipo de manifestação de afecto.
Apesar do caso espinhoso, o Filipe não desiste. Um dia, decide partir em busca de carinho e amizade. E, quem sabe, do seu merecido abraço...
A Árvore Generosa
Shel Silverstein
Obra do escritor e ilustrador norte-americano Shel Silverstein. O clássico, escrito em 1964, comoveu gerações com a história de uma árvore e um menino. Com poucas palavras, Silverstein fala da relação entre o homem e a natureza, onde uma árvore oferece tudo a um menino, que a deixa de lado ao crescer, ao mesmo tempo que se torna num homem egoísta. Mas para agradar ao menino que ama, a generosidade desta árvore não tem fim - ainda que isto signifique a sua própria destruição.
O menino do Dedo Verde
Maurice Druon
illustrações: Walter Lara
Era uma vez Tistu... Um menino diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros, deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria.
As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu.
Livros adolescentes:
Se vir um Óvni
Nurb
Planeta
Um manual de sobrevivência para o fim da adolescência - início da idade adulta. O popular YouTuber e cantor propôs-se escrever um livro que fosse uma espécie de manual para a transição entre a vida adolescente e a adulta, relatando as experiências e lições aprendidas na sua vivência. Mas, ao reflectir sobre a vida e o mundo que o rodeia, acabou por perceber que quem precisa de um manual para sobreviver neste planeta é ele.
Diário de uma Peste, vol 2
Virgin L. Sam
Marie-Anne Abesdris
A nossa Peste regressa cheia de novas ideias e aventuras divertidas. Desta vez a nossa Peste está apaixonada! Descobre o primeiro amor e espera ansiosamente pelas férias de Natal e especialmente pela festa do Fim do Ano… Luísa tem tanto de irreverente, decidida e engenhosa como de não deixar de transparecer uma ternura e empatia com a qual qualquer jovem peste não pode deixar de se identificar.
A Primavera que Nunca Acabou , ebook
Bella Prudencio
Uma coletânea formada por três contos exclusivamente para jovens e adolescentes. Centelha, Nosso Xote e Seda Vermelha.
Bom, só peço desejar boas energias para os últimos dias de aulas à distância. Brevementem voltam à escola. E já com a Primavera de volta.
Bom trabalho! E boas leituras para passar melhor o tempo, fora dos smartphones e tablets! Esparicer, lendo!
A Professora GSouto
20.03.2021