Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

J.K. Rowling : Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los, livro & filme

 

 

monstros-fantasticos1.jpg

 

Monstros Fantásticos E Onde Encontrá-los

David Yates, 2016

https://www.imdb.com/

 

Cinco anos depois, a magia do mundo de Harry Potter está de volta ao grande ecrã. Estreou a semana passada em Portugal Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los, o primeiro título de uma extensão da série Harry Potter, o sucesso inspirado na literatura de J. K. Rowling que assina o argumento.

 

Desde 1997, ano de publicação do primeiro livro da série, muitos começaram a acreditar - através do poder da imaginação - que, paralelamente ao nosso mundo, existia um outro mundo mágico.

 

 

Harry-Potter-talismas-da-morte2-filme.jpg

 

 

Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2

Tudo Acaba

David Yates, 2011

https://www.imdb.com/

 

O universo criado pela escritora J.K. Rowling está de regresso ao grande ecrã, cinco anos depois de Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2, o último filme da saga que começou no cinema em 2001.

 

Claramente, vale a pena lembrar que Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los é o nome de um dos livros que o mais famoso jovem feiticeiro da literatura usou nos seus estudos em Hogwarts. Ouve-se falar dele em Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001), mas não se lhe conhece a origem da escrita científica.

 

J.K. Rowling faz a sua estreia com guionista  neste filme Fantastic Beasts and Where to Find Them, o primeiro de uma nova série de filmes - à partida quatro - que faz parte de sua parceria criativa com J.K. Rowling.

 

Os filmes serão baseados no livro muitas vezes citado pelos alunos de Hogwarts na saga mundialmente famosa de Rowling. 

 

 

Harry-Potterlivro4.jpg

 

Monstros Fantásticos E Onde Encontrá-los

J.K. Rowling

Editorial Presença, 2001

https://www.wook.pt/

 

É este o enredo do novo filme com argumento de J.K. Rowling que se propõe seguir, recuando 70 anos, até à cidade cinzenta de Nova Iorque (1926) tomada por fenómenos estranhos, que suscitam a reacção dos activistas radicais contra a magia.

 

Numa das suas viagens pelos Estados Unidos da América acaba por, aparentemente, deixar a sua mala encantada entreaberta e várias criaturas perigosas conseguem escapar. Com o risco de ver revelada a existência da comunidade mágica a todo o mundo, Scamander tem de conseguir recapturar os monstros antes que os no-maj (termo norte-americano para pessoa sem magia) dêem por eles.

 

Estamos de regresso ao imaginário encantatório da literatura de J. K. Rowling, que a convite da Warner Bros. aqui se liga ao projeto cinematográfico, pela primeira vez na qualidade de argumentista, assegurando os detalhes de autenticidade narrativa que os fãs privilegiam. Por sua vez, depois de quatro filmes de Harry Potter, já em modo automático, David Yates mantém a assinatura da franchise, agora sob um novo título, que se estenderá a outras quatro sequelas.

 

 

monstros-fantasticos2.jpg

 

 

Newt Scamander/Eddie Redmayne

Monstros Fantásticos E Onde Encontrá-los

David Yates, 2016

https://www.imdb.com/

 

Saber +

 

Neste contexto, Newt Scamander (Eddie Redmayne), magizoologista, e a sua mala irrequieta (por causa da vida selvagem no interior) dão os primeiros sinais de desorientação na grande cidade, com um dos animais a libertar-se numa instituição bancária, ávido por todo o tipo de metais.

 

Este momento lança assim a trama tumultuosa da restante história, juntando o nosso cientista atrapalhado a um simples operário, que ali se encontrava para tentar uma oportunidade de negócio. Este último tinha o sonho de ser pasteleiro. No entanto, acaba envolvido numa complicada receita de feitiçaria.

 

 

 

 

Monstros Fantásticos E Onde Encontrá-los

David Yates, 2016

https://www.imdb.com/

 

À dupla formada pelo acaso, reúnem-se duas feiticeiras que, sob a vigilância apertada de uma secreta autoridade americana de mágicos, entram na frenética caça aos monstros.

 

E sim, do lado negro já é mediaticamente conhecido o breve vislumbre de Johnny Depp neste filme, no papel do vilão que nas próximas sequelas atormentará o guardião das bestas fantásticas.

 

Desta feita, é Colin Farrell, Ezra Miller e Samantha Morton que provocam o maior contraste com a magia romântica e colorida de Redmayne.

 

 

 

Monstros Fantásticos E Onde Encontrá-los

David Yates, 2016

https://www.imdb.com/

 

Com Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los, a magia e o encanto da história voltam a estar presentes na vida de todos os fãs que foram crescendo com o jovem feiticeiro. 

 

Os fãs de Harry Potter não poderiam estar mais entusiasmados com a nova produção cinematográfica que acompanha um novo feiticeiro, Newt Scamander, e que leva para a cidade novaiorquina dos anos 20 uma mala com criaturas mágicas.

 

Uma coisa é certa. Os dois mundos cabem nas salas de cinema portuguesas e prometem espectáculo de varinhas em punho.

 

 

 

Fãs portugueses vestidos a rigor na estreia

créditos: Autor não identificado

https://thumbs.web.sapo.io/

 

Em Portugal, os fãs de Harry Potter quiseram mostrar toda a paixão pela obra de J.K. Rowling, e gravavaram um vídeo que foi exibido em directo na antestreia do filme em Londres.

 

O grupo do Facebook "Harry Potter Portugal: Clube de Fãs", que soma mais de 2900 membros, juntou no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, mais de 60 fãs vestidos a rigor para antestreia da fita.

 

Não me admira. Conheço os Potterheads, 'Harrypottianos', como eu os denominava, desde a 1ª geração. Cruzaram-se comigo nos currículos de Língua Portuguesa. Lemos os primeiros livros, vimos os primeiros filmes. Serão fãs para toda a vida. J.K. Rowling encheu-lhes a vida de magia e isso eles não esquecem. Basta ver o post Un marriage Harry Potter? Eh! oui !

 

Até eu me tornei fã da sequela Harry Potter. Portanto, lá estarei numa sala de cineman, para ver este último filme. Estamos assim de regresso ao imaginário encantatório da literatura de J. K. Rowling.

 

 

 

  

 
 
Ir + longe: 
 
 
Para além do elenco em si, talvez que a frescura de um novo princípio que é capaz de recuperar o fôlego da sequela anterior seja uma das qualidades do filme, que procura o equilíbrio com os necessários e múltiplos efeitos especiais.
 
 
Sente-se a importância da colaboração de J. K. Rowling, que, juntamente com o trabalho do oscarizado director de fotografia Philippe Rousselot, revela uma mais exigente confluência entre a tonalidade da escrita e da imagem.
 
 
Mais oiçamos J.K. Rowling falar desta produção cinematográfica:
 
 
 

 

 
 
 
Actividades:
 
  • Em visita de estudo ver o filme numa das salas de cinema.
  • Ouvir e comentar a entrevista com J.K. Rowling sobre o filme.
  • Depois, ler o livro (se ainda não foi lido pelos alunos da turma) Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los para passarem a análise do livro e do filme.
  • Desenvolver actividades previamente elaboradas, como fichas do filme e livro, bem como todas as outras complementares.
 
A Professora GSouto
 
 
01.12.2016
 
 
 Licença Creative Commons