Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Hora de Inverno : E lá vamos nós, de novo !

 

muda-hora-inverno2020-gato-janela.png

 

Autor não identificado

via Google images

 

Esta madrugada 25 de Outubro 2020 muda a hora, de novo! É hora de Inverno. Uma mudança que vai tornar os dias mais curtos. Uma lástima.
 
 
Depois do equinócio de Verão que nos enche de boa disposição, dias longos, mais solarengos, volta a Hora de Inverno. Dias curtos, sombrios.
 
 

mudar-a-hora-inverno2020a.jpg

 

 
Em que dia e hora se muda?
 
 
Assim, às 02h00 da madrugada do dia 25 Outubro deve-se atrasar o relógio 1 hora no Continente e na Madeira. Nos Açores deve-se atrasar uma hora à 01h00 da manhã.
 
 

 

mudar-a-hora-inverno2020.jpg

 

 
Este é o dia mais longo do ano, com 25 horas, já que se atrasa uma hora nos relógios e se ganha uma hora. A partir desta data os dias começam a escurecer mais cedo.
 
 
"“A génese está relacionada com a poupança de energia, mas hoje já não há grandes poupanças, trata-se de uma questão de comodidade"
 
Rui Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL)
 
 
Saber +
 
 
A mudança da hora acontece em  todos os países da União Europeia (UE), ao mesmo tempo, desde 1916, mas há países europeus (fora da UE) que escolheram seguir não mudar a hora. 
 
 
Países como a Arménia, a Bielorrússia, a Geórgia e a Rússia que não atrasam os relógios em Outubro nem em Março. Felizardos.
 
 
 

muda-hora-inverno2020.jpg

 

créditos: Bloomberg

 
Proposta CE para pôr fim a mudança hora bianual: 
 
 
A Comissão Europeia avançou com a proposta em 2019 que põe fim às mudanças de hora sazonais. Antes de ser oficial, esta medida foi aprovada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho Europeu.
 
A consulta pública realizada por Bruxelas, esteve activa durante 43 dias e houve 4,6 milhões de respostas. Foi realizada depois de ter sido feita uma recomendação por parte do Parlamento Europeu precisamente para pôr fim à mudança do horário de Verão, que implica adiantar o relógio 60 minutos em Março, um horário que se prolonga até Outubro.
 
 
A alteração estava prevista para 2021, mas devido ao Covid-19, considerou-se melhor adiar para 2022.
 
 
A esmagadora maioria dos europeus defende que se acabe com a mudança de hora. E os portugueses não são excepção. 85% dos participantes portugueses no inquérito da Comissão Europeia CE votaram pelo fim da alteração dos relógios duas vezes por ano. Mesmo contra a vontade das entidades governamentais. 
 
 
 

muda-hora-inverno2020-galo.jpg

 

 Saúde:
 
 
Mas... afinal, estamos de novo a mudar hora. O nosso organismo ressente-se profundamente, reflectindo-se no sono (ou falta dele), sistema nervoso, e ritmo cardíaco, causando stresse
 
 
Sentimo-nos mais cansados, as nossas energias baixam. Bem como nossas defesas, constipações, gripes. 
 
Há estudos científicos que demonstram bem como é nociva esta mudança bianual para todos nós.
 
 
 

muda-hora2020-gripe.jpg

 

Autor não identificado
Google images
 
 

Vamos andar todos cansados, resmungões, durante as primeiras semanas até o nosso relógio biológico se adaptar, lá isso vamos.

 

Quando já estivermos adaptados, vem a mudança para a hora de Verão. E aí ninguém se queixa de menos uma hora de sono ! É que é tão bom acordar à luz do dia, e ter fins de tarde bem luminosos e longos.

 

 

banda desenhada manga

créditos: Autor não identificado

 

Dicas: Cuide da sua alimentação, faça exercício, e mantenha-se agasalhado!

 

Frutas, verduras e legumes são menos apetecíveis durante o Inverno, não é verdade? Chocolates e alimentos processados podem chamar mais atenção nesta estação do ano, mas é preciso ficar longe disso.

 

No Inverno, e em todas as estações do ano, é importante que mantenha uma alimentação equilibrada, opte por um prato sempre colorido, cheio de legumes e verduras, e adicione lanches pequenos durante o dia, com frutas. 

 

 

muda-hora2020-fruta.jpg

 

Alimentação equilibrada

via Pinterest

 

Manter uma alimentação saudável é muito importante e ajudará na batalha contra os germes, o virus Covid-19, pois o sistema imunológico ficará fortalecido e o corpo resistente.

 

E não esquecer! Beber muita água! Chás são uma excelente bebida nesta época do ano. O importante é hidratar!

 

muda-hora2020-desporto-casa-gettyimages.jpg

 

créditos: Getty Images

 

O desporto é imprescindível! Como não aconselhável ir ao ginásio, devido à pandemia, faça exercício em casa, ou ande a pé, quando não chover muito.

 

Segundo especialistas, andar 6 minutos ao ar livre aumenta em 30% a nossa boa disposição.

 

muda-hora2020-musica.jpg

 

créditos: © iStock

 

E a música? Imprescindível, claramente! Todo o ano, mas no Inverno eleva o nosso moral, evitando deprimir. E baixa a pressão arterial, e  estimula o nosso cérebro! 

 

Agora é esperar pela próxima mudança de horário que será feita daqui a cinco meses na madrugada de 28 de Março 2021, no último domingo do mês.

 

 Haja paciência, até lá. 

 

A Professora GSouto

 

24.10.2020

 
Licença Creative Commons