Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Fame o Musical no Porto : Visita de Estudo & Arte ! RIP Irene Cara !

 

 

fame-poster.jpg

 

Fame TVSeries,1982-1987

http://www.famenetwork.com/

 

fame-musical-logo.png

 

Fame the Musical 

https://www.famenetwork.com/

 

"Fame! I want to live forever..." Quem não se lembra da série televisiva, da coreografia, do genérico?

 

As aventuras dos alunos da New York High School of Performing Arts na escalada para a fama? Depois da série e do filme, é o musical Fame que chega a Portugal.

 

fame-movie-poster.jpg

 

Fame

Alan Parker, 1980

https://www.imdb.com/

 

Sinopse:

 

Fama foi um dos mais estrondosos sucessos mundiais do cinema na década de 80. Trata-se de uma crónica juvenil em tom misto de comédia musical e melodrama sensível sobre uma dúzia de adolescentes que se inscrevem numa escola artística de Nova Iorque, onde ao longo de quatro anos vão aperfeiçoar e desenvolver os seus talentos pessoais. Da música à dança passando pela representação "Fama" traça com sinceridade, realismo e inteligência todo o processo de formação, de materialização de aspirações e de assunção de fracassos de toda uma geração em busca de fama no Mundo do espetáculo no limiar dos anos 80.

 

 

 

Fame

Alan Parker, 1980

https://www.imdb.com/

 

Usando uma mistura de comédia, drama e música, seguiu a vida dos alunos e professores da New York City High School for the Performing Arts, agora conhecida como Fiorello H. LaGuardia High School of Music & Art and Performing Arts. A maioria das cenas internas foi filmada em Hollywood, Califórnia. Em todas as temporadas, excepto na terceira, o show filmou várias cenas externas em localizadas na cidade de Nova York.

 

 

 

Irene Caras [1950-2022]

Fame TVSeries anos 80

https://www.famenetwork.com/

 

Todos lembramos de Irene Caras, a cantora da série Fame morreu hoje, 26 Novembro 2022, na sua casa na Flórida, Estados Unidos. A notícia foi divulgada em comunicado, nas redes sociais da própria artista.

 

 

 

Irene Cara

créditos: Getty Images

https://www.gettyimages.com.mx/

 

Irene Cara era uma actriz, compositora e produtora, tendo sido bastante galardoada ao longo da sua carreira. "What a Feeling", do filme "Flashdance", garantiu-lhe dois prémios em 1984, o "Óscar de "Melhor Canção Original" e o "Grammy de "Melhor Actuação Pop Feminina".

 

 

fame-The-Musical-Tour-Manchester-uk.jpg

 

Fame, The Musical

Londres, Inglaterra

 

Depois do filme e da série de televisão, anos 80, a história de dez aspirantes a artistas foi convertida em musical. O sucesso no West End em Londres e na Brodway em Nova Iorque tem já dez anos.

 

O palco dos sonhos chega agora ao Coliseu do Porto, entre 25 e 27 de Novembro 2005.

 

Saber +

 

Fame chega agora ao nosso país pela mão de um homem com “um sonho”. Francisco Santos, o produtor da versão portuguesa, viu há oito anos o musical na capital inglesa e ficou fascinado.

 

 

fame-Portugal-Cast-2006.jpg

 

Fame o Musical, Portugal 2005

http://www.famenetwork.com/

 

“O Fame é um sonho meu de há muitos anos”. “Primeiro foi proposto fazer a versão original em inglês, mas depois concretizou-se fazer o musical com diálogos em portugês”.

 

Francisco Santos, in JPN

 

Depois de conseguidas as autorizações necessárias junto dos autores do espectáculo, Francisco Santos fez a tradução dos textos para português. As canções são interpretadas em inglês com uma banda e um coro de 10 elementos.

 

 

Fame O Musical, Portugal

http://www.famenetwork.com/

 

Estamos nos anos 80. Em plena 46th Street, no meio de trânsito, multidões e diferenças sociais, os aspirantes a actores, bailarinos e músicos contam com a ajuda/pressão/carinho dos professores para conseguirem vencer no mundo da arte.

 

O caminho é exigente, duro e não se compraz de dramas pessoais. Dedicação, esforço, suor e lágrimas fazem parte deste longo caminho para a fama. Há pequenas recompensas a cada passo, no horizonte, a ambição é só uma: a fama.

 

 

fame-musical-pt6-varanda.jpg

 

fame-musical-pt2.jpg

 

Fame O Musical

elenco português

http://www.famenetwork.com/

 

O elenco é composto de 10 actores e de 10 bailarinos que dão corpo aos estudantes da School of Performing Arts de Nova Iorque. Para Sara Lima, no papel de Carmen Diaz e coreógrafa do espectáculo, “é um grande desafio fazer parte do elenco de um espectáculo com tanta história e tanto sucesso e acumular a vertente de actriz, bailarina e coreógrafa”.

 

 

 

Fame O Musical, Portugal

http://www.famenetwork.com/

 
 
Para as escolas, Fame o Musical, subiu ao palco no dia 28 de Novembro 2005, pelas 15:00. Casa cheia de jovens estudantes de inúmeras escolas do Porto que deliraram ao som dos ritmos hip-hop!

 

Embora com diálogos em Português, as canções foram interpretadas na língua original, o Inglês. Completamente de acordo! Tornar-se-ia ridícula a sua tradução!

 


 

Fame O Musical, Portugal

http://www.famenetwork.com/

 

Nota digital pedagógica : 

 

Mas, o Coliseu tem já montado o sistema da tradução simultânea. E este poderia ter tido a função pedagógica  de ajudar à compreensão dos temas cantados, já que a esmagadora maioria dos jovens presentes não adquiriu ainda competências básicas no domínio de língua estrangeira.

 

De qualquer modo, Bravo! a todos os jovens bailarinos, músicos e cantores de origem portuguesa. Um trabalho excelente. De muita qualidade e entusiasmo.

 

fame-musical-pt-varanda-todos.jpg

 

Fame O Musical, Portugal

http://www.famenetwork.com/

 

Os alunos vibraram ao ritmo dos temas musicais, da caminhada para a fama, através de um trabalho empenhado e de muita vontafe de vencer!

 

Uma excelente visita de estudo. Os alunos puderam compreender a verdadeira pedagogia - a teoria e a práctica - numa escola profissional de música em que é preciso ser tão bom nos estudos como na dança.

 

A Professora GSouto

 

28.11.2005

 

actualizado 26.11.2022

 

 Licença Creative Commons

 

8 comentários

Comentar post