Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Fábulas Recortadas ? Uma nova colecção a conhecer pelos mais novos !

 

 

fabulas-recortadas3.jpg

 

 

fabulas-recortadas1.jpg

 

 

Fábulas Recortadas

http://www.revistaestante.fnac.pt/

 

Uma nova colecção composta por clássicos intemporais, que transmitem mensagens e valores essencias aos mais jovens. 

 

Os ilustradores Nadia Fabris e Matteo Gaule dão vida às histórias escolhidas para inaugurar a colecção Fábulas Recortadas em Portugal. Desenhos que ganham novas dimensões através de páginas sugestivamente recortadas. E trazem assim os velhos clássicos dos irmãos Grimm às novas gerações.

 

 

fabulas-recortadas5.jpg

 

 

O Capuchinho Vermelho

Irmãos Grimm

ilustração : Mateo Gaule

https://www.fnac.pt/

 

Saber +

 

Os irmãos alemães Jacob e Wilhelm Grimm ficaram conhecidos, no século XIX, pela recuperação de contos folclóricos tradicionais, aos quais deram muitas vezes um versão pessoal.

 

Os mais de 200 contos que publicaram ao longo das suas vidas, permanecem ainda hoje no imaginário de muitas crianças por todo o mundo.

 

Esta nova coleção, para os mais novos, vai permitir-lhes caminhar com o Capuchinho Vermelho ao longo do bosque que vai ficando mais denso. Os novos leitores vão seguir-lhes as pegadas e espreitar a avozinha através dos seus bordados.

 

"Ops! Afinal é o lobo mau que está à espreita!"

 

 

fabulas-recortadas4.jpg

 

A Casinha do Chocolate 

Irmãos Grimm

ilustração : Mateo Gaule

https://www.fnac.pt/

 

Vão igualmente perder-se na floresta com o Hansel e a Gretel. Ouvir a conversa do pai e da madrasta pela janela. Ver a chuva chegar e partir à medida que viram a página.

 

"Felizmente são só recortes, ainda não molham."

 

 

 

 

Contos Completos

Irmãos Grimm

tradução Aica Bairros

Temas & Debates

https://www.fnac.pt/

 

 

Ir + longe: Imãos Grimm

 

Irmãos Grimm, dois irmãos alemães que entraram para a história como folcloristas e também pela recolha de contos tradicionais que reescreveram como contos infantis.

 

Jacob Ludwing Carl Grimm (1785-1863) nasceu em Hanau, no Grão-ducado de Hesse, na Alemanha, no dia 14 de Janeiro de 1785. Wilhelm Carl Grimm (1786-1859) também nasceu em Hanau, no dia 24 de Fevereiro de 1786.

 

Passaram a sua infância na aldeia de Steinau, onde o pai era funcionário de justiça do conde de Hessen. Em 1796, com a morte repentina do pai, a família passou por dificuldades financeiras.

 

Em 1798 Jacob e Wilhelm, os filhos mais velhos, foram levados para a casa de uma tia materna na cidade de Hassel.

 

Quando os irmãos Grimm deram início às suas pesquisas, os poetas Achim Von Arnim e Clemens Brentano já haviam publicado uma colectânea de versos de exaltação popular, Des Knaben Wunderhorn (A Trompa Mágica do Menino), o que despertou ainda mais a curiosidade dos irmãos pelas narrativas populares, que constavam nos livros antigos, e a busca de suas raízes culturais.

 

Os irmãos reivindicaram a origem alemã para histórias conhecidas também em outros países europeus. Exemplo, o Capuchinho Vermelho, já escrita por Charles Perrault, bem antes do século XVII.

 

No final de 1812, os irmãos apresentaram 86 contos, coletados da tradição oral da região alemã de Hesse, num volume intitulado “Kinder-und Hausmärchen” (Contos de Fadas para o Lar e as Crianças). Em 1815, lançaram o segundo volume com mais setenta contos.

 

Como resultado das pesquisas, os Irmãos Grimm criaram um dicionário filológico da língua alemã. Sob o cuidado exclusivo de Wilhelm, as edições seguintes somaram mais de 200 contos.

 

As histórias, revisadas e acrescidas, ganharam versões menos impróprias para crianças, tornando-se típicos contos de fadas. Entre os contos coligidos estão: “Chapeuzinho Vermelho”, “A Bela Adormecida”, “A Gata Borralheira”, “Branca de Neve”, “Rapunzel”, “A Pastora de Gansos”, “João e Maria”, “A Mão Com a Faca” e “A Chave Dourada”.

 

 

 

Irmãos Grimm 

https://pt.wikipedia.org/

 

Os Irmãos Grimm faleceram em Berlim, Alemanha, Wilhelm no dia 16 de dezembro de 1859 e Jacob no dia 20 de setembro de 1863.

 

Não ficaremos indiferentes a esta colecção de fábulas recortadas, onde somos surpreendidos a cada virar de página com recortes e sobreposições de ilustrações fantásticas, que nos fazem viver estas histórias de um modo muito original.

 

Uma boa ideia para juntar à biblioteca dos mais novos? Espero bem que sim ! Um presente de Natal delicioso!

 

A Professora GSouto

 

10.12.2018

 

Licença Creative Commons

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.