Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

E foi assim ! Greve Global Estudantil pelo Ambiente !

 

elyx-greve-estudantes-amb.jpg

 

https://www.facebook.com/ElyxYak/

 

Os alunos portugueses juntaram-se ao movimento internacional de jovens que protestam pelo clima. Inspirados pela adolescente sueca Greta Thunberg, este grupo apelou aos estudantes de todo o país a unirem-se por uma causa: o clima, o futuro do Planeta. E eles responderam.

 

 

greta-strike-reuters-rafael-marchante.jpg

 

 

Marcha estudantil pelo Ambiente | Lisboa

créditos: Rafael Marchante/ Reuters

https://qz.com/

 

Em várias cidades portuguesas, os alunos pretenderam chamar a atenção do Governo para os problemas relacionados com as alterações climáticas. Por isso, juntando-se ao movimento global de jovens que protestam pelo clima, fizeram greve à escola neste dia 15 de Março. 

 

 

greta-strike-australia.jpg

 

Marcha estudantil ambiente | Sydney

créditos: Reuters/AAP Image/Mick Tsika

https://qz.com/

 

Centenas de milhares de alunos de 106 países, incluindo Portugal, uniram-se numa greve mundial à escola pelo clima, visando exigir dos políticos acções concretas contra as alterações climáticas.

 

 

greta- shutterstock_nicostock.jpg

 

htttp://www.fridaysforfuture.org

 

Segundo a página Global Strike For Future, que reúne as greves anunciadas em todo o mundo, estavam ontem à tarde previstas 1 693 manifestações em 106 países.

 

Segundo a página da organização, os países com mais protestos previstos para são França (210), Alemanha (196), Itália (182), Suécia (123), Estados Unidos (166) e Reino Unido (108), país onde mais de 10.000 alunos saíram à rua num protesto do mesmo género no mês passado.

 

Esta greve escolar mundial, que tem como lema "Fazer Greve por um Clima Seguro" culmina uma série de manifestações semanais iniciadas ao longo do ano, desde Agosto 2018, pela adolescente sueca Greta Thunberg.

 

greta-strike-skynews.jpg

 

Greta Thunberg em greve junto ao Parlamento Sueco

créditos: Catherine Edwards/The Local

via The Local

 

Quem é Greta Thunberg

 

Estávamos em Agosto de 2018, quando a adolescente sueca Greta Thunberg começou a manifestar-se pelo clima, fazendo greve às aulas e sentando-se todos os dias à porta do Parlamento em Estocolmo com um cartaz que dizia "Greve da Escola pelo Clima".

 

Ainda que franzina, a figura desta adolescente, na altura com 15 anos, não deixou indiferente quem por ali passava e terá despertado consciências num país que se debatia com o verão mais quente de sempre.

 

 

Mas foi com os discursos que fez na Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP), na Polónia, e no Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça, que Thunberg ganhou atenção mediática a nível global e se tornou num símbolo do activismo ambiental.

 

Na Cimeira de Davos, 2019, Thunberg disse: "Não quero que vocês tenham esperança. Quero que entrem em pânico. E quero que sintam o medo que eu sinto todos os dias. E depois quero que ajam".

 

greve-clima-pt6.jpg

 

Marcha estudantil ambiente | Áustria

créditos: Leonhard Foeger

https://sicnoticias.pt/mundo/

 

Esta iniciativa inspirou jovens de outros países, que começaram a manifestar-se, nomeadamente na Bélgica, França e Alemanha, juntando milhares de alunos.

 

Numa concentração recente em Paris, os jovens gritavam: "Em 50 anos vocês estarão mortos, nós não".

 

greta-strike-reuters-gonzalo-fuentes.jpg

 

Marcha estudantil ambiente | Paris

créditos: Gonzalo Fuentes/ Reuters

https://qz.com/

 

Na Greve Mundial pelo Futuro desta sexta-feira, dia 15 Março, estudantes saíram das escolas para se manifestar de Sydney a Lisboa e Porto, de Tóquio a Montreal, de Hong Kong a Kampala, passando pelo Bangladesh e Argentina, ou Quénia, e muitos outros países.

 

greve-clima-pt3.jpeg

 

https://www.facebook.com/greveclimaticaestudantil/

 

Em Portugal estavam previstos protestos em pelo menos 25 cidades: Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, Covilhã, Évora e Faro.

 

Entre as várias mensagens espalhadas ao longo das marchas estudantis pelo clima, encontravam-se cartazes com palavras em inglês como por exemplo “We are skipping our lessons to teach you one"/ Estamos a faltar às aulas para vos dar uma Lição." 

 

greve-clima-pt4.jpg

 

Estudantes Lisboa

créditos: António Pedro Santos

https://sicnoticias.pt/

 

Mas também slogans em português como este da marcha de alunos em Lisboa. E certamente no Porto.

 

greve-clima-pt5.jpg

 

Istambul, Turquia

créditos: Sedat Suna

https://sicnoticias.pt/mundo/

 

Há alguns anos que professras de escolas portuguesas ajudaram a formar novas gerações ambientalistas, alertando os alunos, como futuros cidadãos, para os problemas amibentais.

 

Foi o nosso caso, desde 1999, introduzindo nos currículos de Línguas e Cidadania temas ligados ao Ambiente.

 

greve-clima-pt9.jpg

 

Autor não identificado

via Google Images

 

Os alunos participaram em muitos projectos e actividades nacionais, europeus, e mundiais, como Earth Hour e Earth Day.

 

Criaram dois blogues de inspiração ambientalistas, como Geração Verde e Geração Polar.

 

Fico feliz por saber se tenho a minha parte envolvida nesta nova geração que sabe lutar pelos seus ideais e que não se rende.

 

Parabéns aos novos jovens ambientalistas!

 

A Professora GSouto

 

15.03.2019

 

Licença Creative Commons