Escolas : Prémio Literário e de Ilustração Infantil e Juvenil - Alentejo : "O Valor da Paz "

O Prémio Literário e de Ilustração Infantil e Juvenil ASSESTA /IP2N4-Art tem como tema “O Valor da Paz". O prémio é promovido por duas associações do Alentejo.
Tema : O Valor da Paz
O Valor da Paz na vida individual, na escola, na comunidade e no mundo é o tema da edição 2025 de um prémio literário e de ilustração infantil e juvenil promovido por duas associações do Alentejo.
A iniciativa é promovida pela ASSESTA - Associação de Escritores do Alentejo e pela IP2N4 - Art - Associação de Artistas Plásticos do Alentejo.
Os trabalhos devem ser entregues até ao dia 30 de Janeiro de 2026
Inscrições já abertas.
via o Digital.pt
Saber +
Os jovens participantes podem concorrer com obras relacionadas com a Paz, refletindo "sobre a importância deste valor fundamental na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária", segundo a organização.
Nesta 3.ª edição, continuou, podem candidatar-se "os alunos de todos os agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas e escolas profissionais dos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL)", ou seja, de 13 dos 14 concelhos do distrito de Beja (a excepção é o de Odemira).
Candidaturas dos segintes Concelhos :
Assim sendo, as candidaturas estão abertas a estudantes dos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira.

via Tribuna Alentejo
Participantes :
Os participantes devem frequentar o 1.º, 2.º e 3.º ciclos ou o ensino secundário das respectivas escolas.
Fase de entrega trabalhos :
A fase de entrega dos trabalhos decorre até dia 30 de Janeiro de 2026.
Data Divulgação dos Resultados :
Não tendo, por enquanto, a organização anunciado a data de divulgação dos resultados.
Prémio :
O prémio resulta de uma parceria com a CIMBAL e é atribuído pela Rede Intermunicipal de Educação do Baixo Alentejo.
O concurso pretende "fomentar o gosto pela escrita e pela ilustração, promovendo e valorizando simultaneamente a língua portuguesa e as artes visuais", de acordo com os organizadores.
Além disso, visa incentivar "a criação artística, quer sobre temáticas relativas ao território, à cultura e à identidade do Alentejo, quer sobre outras de natureza mais global".
Nota :
O Prémio Literário e de Ilustração Infantil e Juvenil ASSESTA/1P2N4-Art enquadra-se no Projecto + Sucesso Educativo no Baixo Alentejo II, financiado pelo programa operacional regional Alentejo 2030.
Escolas :
Os professores curriculares de Língua Portuguesa e Educação Visual poderão trabalhar em transdisciplinaridade. Encoraja a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento, promovendo um diálogo enriquecedor e uma compreensão unificada. Os alunos sairão mais enriquecidos.
A Professora GSouto
13.11.2025
