Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Escolas : Outubro Rosa nos currículos ! Recursos e Actividades !

 

 

outubro-rosa2015-mulheres.png

 

créditos: Autor não identifcado

via Google Images

 

O movimento conhecido por Outubro Rosa  - Pink October - nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90, com o objectivo de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro.

 

 

 

Empire State Building, Nova Iorque

 

Desde então, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro, mas não só. E sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.

 

No mundo inteiro, milhões de pessoas, entre as quais jovens e crianças, vivem com o diagnóstico de cancro. E algumas, infelizmente, não o vencem, Ninguém esquece a pequenina "Princesa Nonõ".  Morreu aos cinco anos, depois de uma luta tão corajosa para uma menina tão doce..

 

 

outubro-rosa2021-nono-livro.jpg

 

Princesa Nonô [2009-2014]

Jorge Coutiho (pai)

https://www.wook.pt/

 

A investigação constante, numa área de intervenção tão importante como o cancro é, inquestionavelmente, necessária. Cada vez se sabe mais sobre as suas causas, sobre a forma como se desenvolve e cresce, ou seja, como progride. Estão, também, a ser estudadas novas formas de o prevenir, detectar e tratar, tendo sempre em atenção a melhoria da qualidade de vida das pessoas com cancro, durante e após o tratamento.​

 

 

 

https://www.ligacontracancro.pt/outubrorosa/

 

Saber +

 

A celebração do Dia Mundial baseia-se na Carta de Paris, aprovada em 4 de Fevereiro de 2000, na Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio. 

 

A Carta apela à aliança entre investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indústria no âmbito da prevenção e tratamento do cancro

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 40% de todos os cancros podem ser prevenidos e outros podem ser detectados numa fase precoce do seu desenvolvimento, tratados e curados.

 

 

 

via Google Images

 

Este post é a minha homenagem aos queridos alunos que perderam o combate, mas não deixaram de lutar. Um toque especial deixaram en nossas vidas. Na minha, em especial.

 

É também uma homenagem aos alunos que possam ter sofrido uma perda na família e com quem nos cruzamos no dia-a-dia na escola, nas nossas aulas.

 

Deixo algumas sugestões de livros sobre o tema...

 

Livros :

 

 

Nonô, A Princesa Côdesa

Jorge Coutiho (pai)

https://www.wook.pt/

 

 Ensino Básico: 2º ciclo

 

Nonô, A Princesa Côdesa, de Jorge Coutinho (pai) é uma sensível biografia da sua filha Leonor

 

Sinopse:

 

"Porquê?
Porque a Leonor cumpriu a sua Missão!
A Leonor viveu 5 anos, 7 meses, 7 dias e 5 horas. E viveu com Amor cada segundo da sua curta, mas eterna passagem pelas nossas vidas.
O mundo não foi indiferente à sua passagem. Fez rir, fez chorar, inspirou e apaixonou quem de alguma forma a conheceu.
A sua Missão foi, é e vai ser o Amor. Esse é o seu legado: Amor.
A Leonor ensinou-nos a ver mais com Amor. A escutar mais com Amor. A sentir mais com Amor. O seu legado SER Amor, para FAZER com Amor e para só assim TER Amor é o verdadeiro desafio de cada Ser Humano.


A si que lê, se tudo tiver à excepção de Amor vive ou sobrevive? A Leonor viveu toda a sua vida com Amor. E o.a leitor.a, quanto tempo vive ou viveu com Amor? E quando agora seria uma boa altura para decidir viver ainda mais com Amor na sua vida?

Leonor rima com Amor, nunca com dor ou rancor

 

Ensino Básico: 3º ciclo

 

outubro-rosa2021-so-vivemos-2vezes-livro.png

 

Só Vivemos Duas Vezes

Ana Martins Silva

Guerra & Paz

https://www.wook.pt/

Sinopse:

 

"A história de Ana pode ser a nossa ou a de alguém de quem gostamos muito. O relato impressionante e corajoso de uma menina de 14 anos que enfrenta um linfoma. Conseguirá Ana vencer a doença? Poderá a menina tornar-se mulher e concretizar o seu maior sonho - ser mãe?"

Um livro em forma de diário, comovente e inspirador, até à última página. Uma história feliz!

 

 

Slideshare de apoio ao livro

créditos: Mariana Silva

 

Ensino Básico - 9º ano/ Ensino Secundário

 

 

outubro-rosa2021-Safira-livro.jpg

 

 

Safira e a Luta contra o Cancro

Patrícia Fonseca

Asa

https://www.fnac.pt/

 

Sinopse:

 

"Esta é a história de Safira - uma menina a quem, aos quatro anos de idade, foi diagnosticado um tumor de Wilms, um tipo de cancro no rim tão raro quanto agressivo - e da luta dos seus pais, que correram o mundo em busca de uma terapêutica alternativa para a curar. Eles recusaram prosseguir o tratamento que, à partida, lhes era apresentado como a única salvação para a filha: a quimioterapia. E para isso tiveram de enfrentar não só o corpo clínico do Instituto Português de Oncologia como o Tribunal de Menores, num processo legal sem paralelo no nosso país.

 

A história de Safira tem ingredientes únicos e levanta questões muito pertinentes: Devem os pais ter o direito de escolher os tratamentos dos seus filhos? Podem os tribunais forçar um internamento, retirando uma criança da guarda dos seus pais? Devem explicar-se detalhadamente às famílias todos os efeitos secundários envolvidos em tratamentos tão agressivos como os que se aplicam na área da oncologia? Estará a prática do «consentimento informado» instituída apenas para desculpabilizar médicos e hospitais no caso de alguma coisa correr mal? Que espaço podem ter as terapêuticas não-convencionais nos tratamentos médicos de menores?

 

Todas estas questões foram intensamente debatidas pelos pais quando se recusaram a ficar à espera de um milagre que a salvasse. foram, contra tudo e contra todos, à procura desse milagre. Esta é a história de como o encontraram. Mais um final feliz.

 

Ensino Secundário:

 

outubro-rosa2021-dar-luta-ao-cancro-livro.jpg

 

Dar Luta ao Cancro

Os Exemplos Encorajadores

de vinte portugueses que enfrentaram a doença

Carla Jesus

Leya 

https://www.leyaonline.com/pt/

 

Sinopse:

 

O cancro mata muitas pessoas, sim, mas há outras que lhe sobrevivem ou, no mínimo, lhe dão luta. Este é o relato de vinte pessoas que o enfrentaram, que o combateram com todas as forças que tinham e, ainda, com aquelas que desconheciam ter. Choraram, sofreram mas também sorriram a cada vitória. Coube-lhes a bênção, a sorte ou a felicidade de o ultrapassar, de vencer uma ou várias batalhas desta guerra.


Um livro sobre determinação, amor e esperança.

 

Outros Recursos:

 

Não esqueçam de consultar os posts Outubro Rosa (filmes & outros livros) 2015 no blog LínguaPortuguesa. E Octobre Rose (livros, filme) no blog Français langue étrangère.

 

 

 

 

Actividades:

 

  • Quatro livros que podem ser introduzidos nos currículos escolares, segundo o nível etário dos alunos e o nível de ensino que frequentam.

 

  • Livros que depois da leitura, levaráo a um debate sobre a doença, podendo este ser apoiado no projecto transcurricular Línguas/ Ciências.

 

  • Valores / sentimentos: Amor, esperança, coragem, determinação, resiliência. 

 

  • Iniciativas solidárias: corridas na área da escola, Solicitar o apoio da Escola Segura;
  • Um dia em que alunos e professores usarão uma tee-shirt, sweat, blusão cor-de-rosa;
  • Recolha de lenços/écharpes/ cascóis/ brinquedos, a serem enviados para um hospital, juntamente com um bilhete individualizado dirigido a cada doente criança e/ou adulto que os receberem, com palavras de apoio, e carinho pelo momento que atravessam. 

 

  • Outubro Rosa nas redes sociais (contas escola/turmas) : Twitter, Instagram, TikTok, Facebook : troca de mensagens entre alunos de diferentes escolas, ou nas contas de organizações de luta contra o cancro que farão chegar as missivas aos vários pacientes.

 

“Outubro Rosa” celebra-se todo o mês de Outubro.

 

A Porfessora GSouto

 

20.10.2021

 

Licença Creative Commons